420 likes | 590 Views
1 a série Técnico em Informática. Gravitação. Comparação. Corpos conhecidos do Cinturão de Kuiper. Posição do Sistema Solar na galáxia. O Sistema Solar. http://www.cgul.ul.pt/docs/Cap1_SIstema_Solar.pdf. O Sistema Solar. http://www.cgul.ul.pt/docs/Cap1_SIstema_Solar.pdf.
E N D
1asérieTécnicoemInformática Gravitação
O Sistema Solar http://www.cgul.ul.pt/docs/Cap1_SIstema_Solar.pdf
O Sistema Solar http://www.cgul.ul.pt/docs/Cap1_SIstema_Solar.pdf
Os modelosgeocêntricosforampredominantesnaAntigüidade e naidademédia. Notadamente o sistema de Ptolomeufoi o de vidamaislonga (séc. II d.C. a XIV d.C.) Masnãofoi o únicocriadonaAntigüidade.
Platão (427-367 a.C.) • Sustentavaque o círculo, pornãotercomeçonemfim, era uma forma perfeita e, conseqüentemente, osmovimentoscelestesdeviam ser circulares, umavezque o universotinhasidocriadopor um ser perfeito, Deus.
Copérnico (1473-1543) • Propôs um sistemaheliocêntrico, masquenãoabolia o movimento circular dos planetas, nemdispensava o auxílio de epiciclos. O sistema de Ptolomeuainda era maispreciso.
GalileuGalilei (1564 – 1642) • Ajuda a desmontar a idéia de universovigente. EledescobreluasemJúpiter, cujocentro do movimento, obviamente, não era a Terra. DescobretambémmontanhasnaLua, quesegundo a concepçãoplatonianadeveria ser perfeita e portantolisapelofato de estarnoscéus.
Johannes Kepler (1571 – 1630) • Assistente de Tycho Brahe, propôs as leis quedescrevem o movimentoplanetário. Kepler Tycho
Tycho Brahe (1546 - 1601) InstrumentosutilizadosporTycho Brahe Observatório de Uraniborg, queTycho Brahe construiuem 1576 nailha de Hvee, com estimulo e amparofinanceiro do ReiFredericodaDinamarca
Johannes Kepler (1571 – 1630) • Propõe as leis do movimentoplanetário, contudofaltavaumateoriafísicaquejustificasse as causas do mesmo. • É curiosonotar a existência de uma “quarta” lei de Keplersobre o movimentoplanetário. Seriaumaaproximação simples à lei das áreas, Keplerafirmaqueumalinhaquepasseporqualquerplaneta e pelofocovaziodaelipsedescritaporelegirauniformemente, ou o faz com elevadaprecisão. Verificou-se, maistarde, queessaproposiçãonão é correta.
Isaac Newton (1643 – 1727) • Formula umateoriaquedescreve o movimento dos corpostantona Terra comonoscéus. • Pode-se deduzir as três leis de Kepler a partirda lei dagravitação universal de Newton. E a Física de Aristótelespode, finalmente, ser deixada de lado.
Newton ressalvaoslimitesdasuateoria. As leis de Kepler, se aplicam a sistemas de doiscorpos. Num sistema com maiscorpos, devido as interações entre eles, é impossivelprecisar a órbita a ser descrita. A cadarevolução do corposuaórbita se muda. Newton afirma:
“Considerarsimultaneamentetodasestascausas do movimento e definirestesmovimentospor leis exatasconvenientesaocálculoexcede, a menosqueeuestejaenganado, a capacidade de todo o intelectohumano”.
Primeira Lei de Kepler • A órbita de cada planeta é de forma elíptica, com o Sol situado num dos focos. Quando Isaac Newton deduz as Leis de Kepler, ele faz uma observação importante: a trajetória de um corpo em órbita é uma cônica, ou seja, pode ser elíptica, parabólica, ou hiperbólica. Órbita Elíptica
Segunda Lei de Kepler • Uma linha que se estenda do planeta ao Sol varre áreas iguais em intervalos de tempos iguais.
Esta Lei também pode ser descrita de mais duas formas: • As áreas varridas pelo segmento imaginário que une o planeta ao Sol são proporcionais aos tempos gastos em varrê-las. • A velocidade areolar de um planeta é constante. ( A velocidade areolar e o quociente entre a área varrida e o intervalo de tempo gastos em varrê-las. • Assim, na posição do periélio, A velocidade linear do planeta é Máxima. Na posição do afélio, Mínima.
Terceira Lei de Kepler • Os quadrados dos tempos de revolução de quaisquerdoisplanetasemtorno do Sol sãoproporcionaisaoscubos das suasdistânciasmédiasao Sol.
Lei da Gravitação Universal - Newton • Entre dois corpos quaisquer, de massas M e m, que estejam separados por uma distância d, há uma força mútua, e cada corpo atrai o outro com uma força de mesma intensidade, diretamente proporcional ao produto das massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles. G= 6,6742 × 10−11 N.m2/kg2
Órbita Geoestacionária Os satélites geoestacionários necessitam estar sempre no mesmo ponto do céu, para o qual estão voltadas as antenas parabólicas de emissão de sinais de rádio, tv. Assim como a Terra tem um período de 24h, o seu período também é 24h.