1 / 41

Gravitação

1 a série Técnico em Informática. Gravitação. Comparação. Corpos conhecidos do Cinturão de Kuiper. Posição do Sistema Solar na galáxia. O Sistema Solar. http://www.cgul.ul.pt/docs/Cap1_SIstema_Solar.pdf. O Sistema Solar. http://www.cgul.ul.pt/docs/Cap1_SIstema_Solar.pdf.

Download Presentation

Gravitação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 1asérieTécnicoemInformática Gravitação

  2. Comparação

  3. Corpos conhecidos do Cinturão de Kuiper

  4. Posição do Sistema Solar na galáxia

  5. O Sistema Solar http://www.cgul.ul.pt/docs/Cap1_SIstema_Solar.pdf

  6. O Sistema Solar http://www.cgul.ul.pt/docs/Cap1_SIstema_Solar.pdf

  7. Os modelosgeocêntricosforampredominantesnaAntigüidade e naidademédia. Notadamente o sistema de Ptolomeufoi o de vidamaislonga (séc. II d.C. a XIV d.C.) Masnãofoi o únicocriadonaAntigüidade.

  8. Platão (427-367 a.C.) • Sustentavaque o círculo, pornãotercomeçonemfim, era uma forma perfeita e, conseqüentemente, osmovimentoscelestesdeviam ser circulares, umavezque o universotinhasidocriadopor um ser perfeito, Deus.

  9. Modelo Heliocêntrico

  10. Copérnico (1473-1543) • Propôs um sistemaheliocêntrico, masquenãoabolia o movimento circular dos planetas, nemdispensava o auxílio de epiciclos. O sistema de Ptolomeuainda era maispreciso.

  11. GalileuGalilei (1564 – 1642) • Ajuda a desmontar a idéia de universovigente. EledescobreluasemJúpiter, cujocentro do movimento, obviamente, não era a Terra. DescobretambémmontanhasnaLua, quesegundo a concepçãoplatonianadeveria ser perfeita e portantolisapelofato de estarnoscéus.

  12. Johannes Kepler (1571 – 1630) • Assistente de Tycho Brahe, propôs as leis quedescrevem o movimentoplanetário. Kepler Tycho

  13. Tycho Brahe (1546 - 1601) InstrumentosutilizadosporTycho Brahe Observatório de Uraniborg, queTycho Brahe construiuem 1576 nailha de Hvee, com estimulo e amparofinanceiro do ReiFredericodaDinamarca

  14. ModelopropostoporTycho Brahe

  15. Johannes Kepler (1571 – 1630) • Propõe as leis do movimentoplanetário, contudofaltavaumateoriafísicaquejustificasse as causas do mesmo. • É curiosonotar a existência de uma “quarta” lei de Keplersobre o movimentoplanetário. Seriaumaaproximação simples à lei das áreas, Keplerafirmaqueumalinhaquepasseporqualquerplaneta e pelofocovaziodaelipsedescritaporelegirauniformemente, ou o faz com elevadaprecisão. Verificou-se, maistarde, queessaproposiçãonão é correta.

  16. Isaac Newton (1643 – 1727) • Formula umateoriaquedescreve o movimento dos corpostantona Terra comonoscéus. • Pode-se deduzir as três leis de Kepler a partirda lei dagravitação universal de Newton. E a Física de Aristótelespode, finalmente, ser deixada de lado.

  17. Newton ressalvaoslimitesdasuateoria. As leis de Kepler, se aplicam a sistemas de doiscorpos. Num sistema com maiscorpos, devido as interações entre eles, é impossivelprecisar a órbita a ser descrita. A cadarevolução do corposuaórbita se muda. Newton afirma:

  18. “Considerarsimultaneamentetodasestascausas do movimento e definirestesmovimentospor leis exatasconvenientesaocálculoexcede, a menosqueeuestejaenganado, a capacidade de todo o intelectohumano”.

  19. Primeira Lei de Kepler • A órbita de cada planeta é de forma elíptica, com o Sol situado num dos focos. Quando Isaac Newton deduz as Leis de Kepler, ele faz uma observação importante: a trajetória de um corpo em órbita é uma cônica, ou seja, pode ser elíptica, parabólica, ou hiperbólica. Órbita Elíptica

  20. Segunda Lei de Kepler • Uma linha que se estenda do planeta ao Sol varre áreas iguais em intervalos de tempos iguais.

  21. Esta Lei também pode ser descrita de mais duas formas: • As áreas varridas pelo segmento imaginário que une o planeta ao Sol são proporcionais aos tempos gastos em varrê-las. • A velocidade areolar de um planeta é constante. ( A velocidade areolar e o quociente entre a área varrida e o intervalo de tempo gastos em varrê-las. • Assim, na posição do periélio, A velocidade linear do planeta é Máxima. Na posição do afélio, Mínima.

  22. Terceira Lei de Kepler • Os quadrados dos tempos de revolução de quaisquerdoisplanetasemtorno do Sol sãoproporcionaisaoscubos das suasdistânciasmédiasao Sol.

  23. Lei da Gravitação Universal - Newton • Entre dois corpos quaisquer, de massas M e m, que estejam separados por uma distância d, há uma força mútua, e cada corpo atrai o outro com uma força de mesma intensidade, diretamente proporcional ao produto das massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles. G= 6,6742 × 10−11 N.m2/kg2

  24. Órbita Geoestacionária Os satélites geoestacionários necessitam estar sempre no mesmo ponto do céu, para o qual estão voltadas as antenas parabólicas de emissão de sinais de rádio, tv. Assim como a Terra tem um período de 24h, o seu período também é 24h.

More Related