180 likes | 319 Views
PROPOSTAS. 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI 2010 - Trabalho na construção da dignidade humana 2009 – O indivíduo frente a ética nacional 2008 – A preservação da floresta amazônica
E N D
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI 2010 - Trabalho na construção da dignidade humana 2009 –O indivíduo frente a ética nacional 2008 –A preservação da floresta amazônica 2007 –O desafio de se conviver com a diferença. 2006 –O poder de transformação da leitura. 2005 – O trabalho infantil na realidade brasileira. 2004 -Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
2003 - A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo? 2002 - O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita? 2001 - Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito? 2000- Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional? 1999- Cidadania e participação social. 1998- Viver e Aprender
A proposta de redação é composta por:a) Instruções *;b) Tema;c) Textos de apoio*”[...] redija um texto dissertativo-argumentativo [...]”Argumentativo: defende uma tese;Dissertativo: utiliza de explicações para justificar a tese.
A sua redação atenderá às exigências de um texto dissertativo-argumentativo se combinar dois princípios de estruturação:
Requisitos básicos do texto dissertativo-argumentativoa) ausência de marcas de oralidade e de registro informal; precisão vocabular.b) obediência às regras gramaticais de: concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, pontuação, flexões de nomes e verbos; divisão silábica na mudança de linha.
Recomendações:1. Leia com atenção a proposta de redação e os textos motivadores,para compreender bem o que está sendo solicitado;2. Evite ficar preso às ideias desenvolvidas no textos motivadores, porque foram apresentados para despertar uma reflexão sobre o tema e não para limitar sua criatividade. Não os copie;3. Reflita sobre o tema proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu ponto de vista e quais os argumentos que vai utilizar para defendê-los;4. Reúna todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las em uma estrutura coerente para usá-las no desenvolvimento do seu texto;5. Desenvolva o tema de forma consistente, de modo que o leitor possa acompanhar o seu raciocínio facilmente, o que significa que a progressão textual é fluente e articulada com o projeto de texto;6. Lembre-se de que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal;7. Examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim;8. Utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo;9. Evite reflexões previsíveis, que demonstram pouca originalidade;10. Mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não afastar do seu foco.
A coerência é a relação que se estabelece entre o texto e os conhecimentos dos interlocutores, garantindo a construção de sentido de acordo com as expectativas do leitor. Está, pois, ligada à compreensão, à possibilidade dos sentidos do texto. Na organização do texto dissertativo-argumentativo, você deve procurar atender às seguintes exigências:a) apresentação clara da tese e seleção dos argumentos que a sustentam;b) encadeamento lógico das ideias, de modo que cada parágrafo apresente informações novas, coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos;c) precisão vocabular.
Procure utilizar as seguinte estratégias de coesão para se referir a elementos que já apareceram anteriormente no texto:a) substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização, artigos;b) substituição de termos ou expressões por sinônimos, antônimos, hipônimos, hiperônimos, expressões resumitivas ou expressões metafóricas;c) substituição de substantivos, verbos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que resumam e retomem o que já foi dito;d) elipse ou omissão de elementos que já tenham sido citados anteriormente ou sejam facilmente identificáveis.