1 / 17

O CURSO DE PEDAGOGIA SOB A ÓPTICA DE ESTUDANTES E A MEDIAÇÃO DO MODELO BIOECOLÓGICO, NUMA PESQUISA AVALIATIVA

O CURSO DE PEDAGOGIA SOB A ÓPTICA DE ESTUDANTES E A MEDIAÇÃO DO MODELO BIOECOLÓGICO, NUMA PESQUISA AVALIATIVA.

kadeem
Download Presentation

O CURSO DE PEDAGOGIA SOB A ÓPTICA DE ESTUDANTES E A MEDIAÇÃO DO MODELO BIOECOLÓGICO, NUMA PESQUISA AVALIATIVA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O CURSO DE PEDAGOGIA SOB A ÓPTICA DE ESTUDANTES E A MEDIAÇÃO DO MODELO BIOECOLÓGICO, NUMA PESQUISA AVALIATIVA

  2. Documento produzido por Helena Corrêa de Vasconcelos, para subsidiar tomadas de decisões que visem ao aprimoramento do Curso de Licenciatura em Pedagogia, no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

  3. APRESENTAÇÃO O documento resulta de uma pesquisa avaliativa realizada no segundo semestre de 2007, refletindo e refratando o olhar de 14 estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia sobre este mesmo curso, realizado na UFRRJ, com a mediação do IE, sob a coordenação do DTPE, Texto marcado por um tempo e lugar específicos, ainda que tenha contado com retoques e atualizações decorrentes do movimento posto em curso na Rural, intitulado de “Repensando a Graduação”.

  4. JUSTIFICATIVA Sua construção decorreu da crença no poder transformador da avaliação, interligada a uma demanda do DEG – através do movimento “Repensando a Graduação”.

  5. OBJETIVO e QUESTÃO Dar visibilidade acerca do modo como o estudante do curso de Pedagogia da Rural percebe as experiências pedagógicas nele desenvolvidas, ao longo do semestre letivo, com vistas a prover alternativas de mudanças desejáveis, em função do perfil profissional projetado. Até que ponto as experiências pedagógicas vividas no curso se aproximam ou se afastam do perfil profissional projetado?

  6. MODELO BIOECOLÓGICO DE BRONFENBRENNER O desenvolvimento humano, deve ser estudado através de quatro núcleos integrados: Processo Sujeito Pessoal Contexto Tempo-Lugar

  7. ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO Conjuga o Bioecológico com o binômio quantidade e qualidade. As pistas que enredariam aproximações de resposta ao questionamento: Relevância dos Conteúdos Estudados, Dinâmica de Trabalho Utilizada, Bibliografia Disponibilizada, Sistemática de Avaliação Adotada, Ganhos de Aprendizagem. O Instrumentode Coleta de Informações A pistas supra, articuladas numa escala valorativa onde foi convencionado o seguinte escalonamento: A= Excelente; B= Bom; C= Regular; D= Insuficiente. Tudo isso vertidos em uma tabela de dupla entrada, articulados às disciplinas estudadas no semestre, Para cada disciplina era solicitado que expressassem uma palavra síntese sobre elas. Solicitava ainda que utilizassem o verso da lauda para expressar a avaliação livre (mas sucinta) sobre qualquer aspecto marcante durante o semestre – que necessitasse ser revisado para a melhoria do curso. (INSTRUMENTO)

  8. RESULTADO (relatório) APRESENTAÇÃO 1. O CURSO EM BREVES ENUNCIADOS HISTÓRICOS 2. A OFERTA E AS DEMANDAS PELO CURSO 3. PERFIL PROJETADO DO EGRESSO 4. IMPORTÂNCIA DO CURSO, ATUALMENTE 5. MERCADO DE TRABALHO 6. O CURSO SOB A ÓPTICA DE SEUS ALUNOS 7. MATRIZ CURRICULAR E AS DCN PARA O CURSO 8. AÇÕES DA COORDENAÇÃO EM FAVOR DO CURSO 9. PARECER FINAL E PROPOSIÇÃO PARA MELHORIAS BIBLIOGRAFIA ANEXO ÚNICO (instrumento de pesquisa avaliativa)

  9. PERFIL PROJETADO DO EGRESSO Orientações curriculares que ratifiquem e consolidem um profissional que se aproxime daquele defendido por Saviani, dotado de saberes em cinco eixos de formação em saberes: (1) atitudinal; (2) crítico-contextual; (3) específicos; (4) pedagógico; e (5) didático-curricular. Experiências curriculares de modo que a licenciado em Pedagogia, egresso da Rural - sem prejuízo de outras áreas de atuação profissional, atue tendo por foco: - principal: a Docência & Gestão na Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio – Modalidade Normal; e na produção e difusão de conhecimentos no campo educacional; - complementar; as atividades de Técnico em Assuntos Educacionais – em qualquer nível de ensino; bem como serviços de apoio técnico-pedagógico escolares e para-escolares. O egresso do Curso poderá atuar em 4 frentes de trabalho: . Docência & gestão em creches, na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e nas disciplinas da formação pedagógica de nível médio; . Organização e gestão de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e para-escolares; . Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional; . Áreas emergentes do campo educacional.

  10. Tabela 3

  11. ASPECTOS MARCANTES, QUE NECESSITEM SER REVISADOS, PARA A MELHORIA DO CURSO 1. O professor não entende o que nós falamos e vice-versa, pois fala um “portunhol” ruim. Nossa comunicação com o professor foi muito complicada, por causa da língua., não se entende bem o que (o professor) fala. E ele nem dialoga com a turma. Tive problema apenas com o entendimento da matéria que o professor enrolava um portunhol ruim. A disciplina poderia ter sido melhor transmitida, pois se trata de um conteúdo muito difícil e abstrato, mas tivemos dificuldades de comunicação com o professor que falava um portunhol bem arrastado. Além da matéria ter textos muito complexos e pesados o professor não conseguia tirar as nossas dúvidas, a língua era uma barreira, 2. O professor que não disponibiliza o material na xerox, mas só na Internet e quem não tem fica sem o material. 3. A dificuldade de realizar trabalhos em grupo (reuniões fora) 4. Apreciei muito o sistema usado na disciplina. 5. A professora de modo bem simples apresentou o conteúdo e conseguiu fazer de maneira inteligível a compreensão de assuntos bem complexos e até mesmo estranhos ao cotidiano do aluno, por isso, gostei muito da disciplina. 6. 8. Faltaram textos mais compreensivos e aulas menos monológicas, ou seja, mais dialógicas. 7. Alguns professores precisam diversificar as dinâmicas, pois é ensino noturno. 8. O conteúdo de História da Educação deveria ser de História da Educação Mundial, porque já temos Filosofia da Educação Brasileira, que incorre na mesma direção. 9. Senti falta de participação da própria turma; 10. As aulas dele são muito massantes;

  12. CONT. 11. Um dos aspectos que mais considero é a relação professor versus aluno, e é preciso que ambos se vejam como amigos e não como rivais. 12. Apesar das dinâmicas utilizadas, as aula aulas de quatro tempos seguidos acabam se tornando muito cansativas. 13. As condições em que se realizam o ensino noturno têm de ser olhada, pois corremos riscos de vida diante do escuro, do avançar da hora que saímos, estamos entregues a nossa própria sorte e à mão de Deus. 14. Acho que precisamos de espaço físico para alojar o movimento estudantil. 15. Sinto falta de espaços específicos que diferenciem a universidade do ensino médio, como por exemplo laboratório pedagógico, e de informática. 16. Precisamos de cadeiras para canhotos e gordinhos. De preferência estufadas, para ficarmos sentadas durante 4 horas, aulas com conforto. 17. O que chamam de LABINFO no IE é uma vergonha; e na Biblioteca da Rural pouca coisa se acha sobre educação (específica). 18. O acesso ao IE tem muito buraco e se for deficiente a coisa piora. Os estudantes deficientes não têm WC apropriado e terão de se virar. 19. A administração superior precisa olhar com mais atenção e carinho para os espaços de formação das licenciaturas.

  13. SIGNIFICADO DAS DISCIPLINAS ESTUDADAS PARA OS ESTUDANTES DO CURSO DIS PALAVRAS-CHAVE 01. Legal (2), satisfatório, esclarecedora (3), legal, filosófica, interessante (2), ótimo professor, visão ampla, adequada, completa. 02.não muito interessante, tranqüilo, chata, construtiva, enriquecedora, dinâmica de trabalho fraca, faltou dinamismo, fraca, necessária, adequada, importante. 03.Legal (2), conhecimento, dinâmica, ótima professora, surpreendente, interessante (2), bons conhecimentos, estafante. 04.Ruim, chata(2), cansativa, conteúdo inespecíficado, faltou integração professor x aluno, estranha, legal, ruim, não interessante. 05.Muito interessante, esclarecedor, enriquecedora, interessante (2), reveladora, ótima professora, muito bom, enriquecedora, rica, esclarecedor, completa, importante (2). 06. Boa, esclarecedora, muito bom, chata, densa, forma de avaliação insuficiente, muito boa, o novo, interessante, adequado, complementou duas outras disciplinas com as quais dialoga.

  14. “NÃO TENHO PONTOS PARA SEREM REVISADOS”, MAS SIM “PARA ENALTECER” 01. Para início de conversa, gostaria de manifestar minha surpresa para o curso de Pedagogia, que abriu novas concepções, esclareceu muitas coisas, para mim. 02. Gostaria de salientar a ótima atuação do corpo docente e sua atenção para com os alunos deste novo curso. 03. Que bom que implantaram o Curso de Pedagogia na Rural. 04. O curso de Pedagogia era uma dívida antiga que a Rural custou a pagar. Felizmente a atual administração foi sensível e cuidou de contemplar ou quitar o seu compromisso com a educação infantil e as séries iniciais do Fundamental. 05. A meu ver o curso foi muito bom, satisfazendo e até superando a maior parte das minhas expectativas. 06. Um dos melhores pontos a ser colocado é o grau de capacitação dos professores e a qualidade de suas aulas, com a preocupação de nos inserirem no mundo universitário. Eles não se preocupam apenas em dar aulas, mas também em passar uma visão política da educação e da escola. 07. Foi tão bom que ficou um gosto de quero mais. 08. Valeu a pena entrar neste Curso. Valeu a pena esperar pela sua criação na Rural. Valeu a pena não ter sido aprovada em outros vestibulares, antes deste para a Pedagogia. 09. Só mesmo com um corpo docente valoroso, como o nosso, se consegue superar as dificuldades ou coisas que precisam se revisadas em termos de condições, de infra.

  15. CONT. 10. coisas pendentes de meu ensino Médio e me deu forças para acreditar que a educação em nosso pais tem condições de mudanças positivas e relevantes. 11. Gostaria de salientar a ótima atuação do corpo docente e sua atenção para com os alunos deste novo curso. 12. Que bom que implantaram o Curso de Pedagogia na Rural. 13. O curso de Pedagogia era uma dívida antiga que a Rural custou a pagar. Felizmente a atual administração foi sensível e cuidou de contemplar ou quitar o seu compromisso com a educação infantil e as séries iniciais do Fundamental. 14. A meu ver o curso foi muito bom, satisfazendo e até superando a maior parte das minhas expectativas. 15. Um dos melhores pontos a ser colocado é o grau de capacitação dos professores e a qualidade de suas aulas, com a preocupação de nos inserirem no mundo universitário. Eles não se preocupam apenas em dar aulas, mas também em passar uma visão política da educação e da escola. 16. Foi tão bom que ficou um gosto de quero mais. 17. Valeu a pena entrar neste Curso. Valeu a pena esperar pela sua criação na Rural. Valeu a pena não ter sido aprovada em outros vestibulares, antes deste para a Pedagogia. 18. Só mesmo com um corpo docente valoroso, como o nosso, se consegue superar as dificuldades ou coisas que precisam se revisadas em termos de condições, de infra.

  16. PARECER FINAL Num balanço entre os aspectos positivos e os negativos marcantes foi destacado que o Curso veio ao encontro das aspirações e necessidades dos estudantes, em que pese a sua trajetória por entre movimentos desejáveis e indesejáveis, em relação às várias dimensões dele constitutivas, próprias de sua fase inicial. Pode-se estabelecer a analogia de que - tal como uma criança, o Curso ainda tem muito o que aprender, a partir e através de processos interativos de textos e contextosecológicos (multi)institucionais, ao longo de tempos vindouros, para ter garantia de seu desenvolvimento sadio, ou maturidade acadêmica. Sob a óptica da ecologia do desenvolvimento humano aplicada ao estudo das instituições educacionais, destacou-se que algumas ações têm tido efeitos importantes e repercussão expressiva, outras delas não têm conseguido êxito. Em face do explicitado, fomenta-se a expectativa de que o Curso possa crescer de modo saudável e, para tanto recomenda-se pontualmente o seguinte:

  17. PROPOSIÇÃO PARA MELHORIAS Aos dirigentes do DEG e do IE que: (a) sejam sensíveis às especificidades históricas que marcam e caracterizam a identidade, o perfil e o contexto de cada curso; (b) façam do conhecimento do contexto um diagnóstico efetivo para ajudar cada curso a superar as dificuldades e aprimorar o que de relevante neles existe; (c) façam um esforço para compreender os papéis, as relações hierárquicas, a cultura institucional e identificar o que facilita ou dificulta o desenvolvimento saudável de cada curso; (d) se mantenham atentos aos reclamos ou demandas dos sujeitos que fazem cada curso (coordenação, professores e estudantes), dando provimento ao que for possível, no sentido de melhoria do mesmo. A Coordenação do Curso que: (a) se mantenha atenta às demandas dos órgãos que orquestram a política institucional, participando ativamente dos movimentos internos e externos ligados ao curso; (b) seja um orquestrador da política de formação de educadores defendida no projeto político-pedagógico do Curso; (c) mantenha ativado o incentivo à produção de conhecimentos, com a mediação da pesquisa e do apoio à pós-graduação, de modo a garantir um curso realmente lastreado pela pesquisa. Aos professores, mirados direta e/ou indiretamente nas referências deste estudo, que: (a) mantenham atenção às múltiplas dimensões constitutivas do curso, na perspectiva de ajudar a prover aquilo que esteja ao seu alcance na construção formativa do pedagogo; (b) Examinem os “toques” dialógicos dados pelos estudantes aos professores que estiveram em foco nesta avaliação, na busca de aprimoramentos ao seu trabalho pedagógico, já que os aspectos nesta envolvidos são dessa natureza. Aos estudantes que,direta e/ou indiretamente, participaram deste estudo: (a) mantenham acesa a chama que anima e orienta um curso de pedagogia comprometido com a educação infantil, e as séries iniciais da escola fundamental, pública, gratuita e de qualidade; (b) mantenham ativado o compromisso de continuar engajados na busca do aprimoramento do curso de sua formação profissional, subsidiando as avaliações de modo ativo e responsivo.

More Related