300 likes | 414 Views
O GERENTE EQUALIZADOR ESTRATÉGIAS DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO. Prof . Bianor Scelza Cavalcanti bianor.cavalcanti@fgv.br www.editora.fgv.br www.fgv.br
E N D
O GERENTE EQUALIZADOR ESTRATÉGIAS DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO Prof. Bianor Scelza Cavalcanti bianor.cavalcanti@fgv.br www.editora.fgv.br www.fgv.br El gerente ecualizador: estratégias de gestión para el sector público. Buenos Aires: Proyecto de Modernizacióndel Estado, Jefatura de Gabinete de Ministros, (2007). Le Leadership dans les Organisations Publiques au Brésil. Québec: Les Presses de L’Université Laval. Rio de Janeiro: Editora FGV, (2009).
Questões Centrais • Relevância de entender melhor a ação das pessoas e dentre elas dos administradores, em contextos nos quais estruturas e processos formais mais burocratizados “competem” com a dinâmica dos acontecimentos e com a fluência dos processos re-construtivos da dinâmica social nas organizações.
Questões Centrais • Por que há gerentes que passam pelo setor público deixando um rastro de realizações, enquanto outros se sentem restringidos pelas estruturas e controles inflexíveis, justificando assim, resultados organizacionais medíocres? • Que estratégias adotam uns e outros? • Como lidam com as pessoas, estruturas e processos formais existentes?
Questões Centrais • Em nenhum momento - dirigente público brasileiro e suas equipes - contam com o apoio de modelagem organizacional, das estruturas e mecanismos de gestão formais que atenda ao requisito da “congruência”. • Esta constatação justifica micro-análises - enfoques mais subjetivistas - guiados por uma visão interpretativa da ação humana.
Questões Centrais • Weick - o modelar substitui a modelagem - o processo de modelagem é entendido como mais fragmentado e compartilhado. • Um processo onde a interação social constrói e reconstrói o significado de estruturas sempre precárias. • Como “sancionam” novos ambientes, estruturas e processos?
Questões Centrais • Como ampliam e modificam mapas cognitivos gerando novas interpretações da realidade com seus colaboradores? • Como negociam interpretações concorrentes da realidade? Como “improvisam” na construção e reconstrução de realidades? • Que conhecimentos, nesta linha, são transmissíveis em programas de formação e capacitação de administradores?
Estratégias de Ação • Das estórias contadas pelos dirigentes - foram catalogadas oito estratégias de ação: 1. Compartilhando quadros de referência; 2. Explorando os limites formais; 3. Fazendo o jogo da burocracia; 4. Induzindo a inclusão dos outros; 5. Promovendo a coesão interna; 6. Criando escudos contra transgressão; 7. Superando restrições internas; 8. Deixando as estruturas “florescerem”.
Estratégia de Gestão 1: Compartilhando Quadros de Referência 1/2
Estratégia de Gestão 1: Compartilhando Quadros de Referência (continuação) 2/2
Estratégia de Gestão 2: Explorando os Limites da Formalidade 1/1
Estratégia de Gestão 3: Fazendo o Jogo da Burocracia (continuação) 2/2
Estratégia de Gestão 4:Induzindo o Envolvimento dos Outros 1/2
Estratégia de Gestão 4:Induzindo o Envolvimento dos Outros (continuação) 2/2
Estratégia de Gestão 5:Promovendo a Coesão Interna (continuação) 2/4
Estratégia de Gestão 5:Promovendo a Coesão Interna (continuação) 3/4
Estratégia de Gestão 5:Promovendo a Coesão Interna (continuação) 4/4
Estratégia de Gestão 6:Criando Escudos Contra as Transgressões 1/6
Estratégia de Gestão 6:Criando Escudos Contra as Transgressões (continuação) 2/6
Estratégia de Gestão 6:Criando Escudos Contra as Transgressões (continuação) 3/6
Estratégia de Gestão 6:Criando Escudos Contra as Transgressões (continuação) 4/6
Estratégia de Gestão 6:Criando Escudos Contra as Transgressões (continuação) 5/6
Estratégia de Gestão 6:Criando Escudos Contra as Transgressões (continuação) 6/6
Estratégia de Gestão 8:Deixando as Estruturas “Florescerem” 1/1
Contatos – Prof. Bianor Scelza Cavalcanti E-mail: bianor.cavalcanti@fgv.br Telefones: (21) 3799-6069 e 3799-6056 www.editora.fgv.br
Obrigado! Prof. Bianor Scelza Cavalcanti