70 likes | 271 Views
EXERCÍCIOS VALENDO NOTA Para entregar. 1. Nos textos narrativos ficcionais, o narrador pode se valer de três tipos de discurso para registrar as falas das personagens: o discurso direto, o discurso indireto e o indireto livre, que é uma fusão dos dois outros tipos.
E N D
1. Nos textos narrativos ficcionais, o narrador pode se valer de três tipos de discurso para registrar as falas das personagens: o discurso direto, o discurso indireto e o indireto livre, que é uma fusão dos dois outros tipos.
Copie estes dois trechos do conto “Ao apagar das luzes”, de Lya Luft. Texto 1 Sentaram-se à mesa, depois trocaram os cumprimentos habituais, as brincadeiras de sempre, os elogios forçados: - Cada vez mais jovem, mãe! - Pai, cada vez mais forte, heim? - Filha você emagreceu! - Você foi elogiado pelo patrão, filho!
Texto 2 Ao sabor da comida misturava-se o ressaibo dos rancores secretos crescendo como ervas malignas cobrindo as almas. O pai me batia, minha mãe não me entendia, meu filho estava bêbado na sua formatura e eu me sacrifiquei tanto por ele, a mãe enxotou meu namorado por implicar demais com ele, nunca entendi o que minha filha afinal quer da vida, a mãe sempre preferiu a outra, o pai é um medíocre, a mãe uma atrasada...
Agora responda: 2. No primeiro trecho, nota-se a presença de mais de um discurso: o do narrador e o das personagens. As falas das personagens são reproduzidas fielmente. Que tipo de discurso foi empregado na fala das personagens? 3. Passe para o discurso indireto a frase, do primeiro trecho, “Cada vez mais jovem, mãe!”, fazendo as adaptações necessárias.
4. No segundo trecho, também se nota a presença de mais de um discurso: o do narrador e o das personagens. IDENTIFIQUE nesse trecho a frase do narrador. 5. No segundo trecho, IDENTIFIQUE as frases que podem ser atribuídas aos pais e as que podem ser atribuídas aos filhos.
6.(FATEC) "Ela insistiu: - Me dá esse papel aí." Como ficaria o diálogo acima na transposição da fala da personagem para o discurso indireto?