1 / 48

São Luiz do Paraitinga

São Luiz do Paraitinga.

kalin
Download Presentation

São Luiz do Paraitinga

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. São Luiz do Paraitinga

  2. A cidade de São Luiz do Paraitinga ficou destruída após uma enchente registrada no dia 1º de Janeiro de 2010. Os técnicos estão no local para analisar a situação do conjunto arquitetônico da cidade, composto por 470 edificações tombadas como patrimônio histórico. O IPT informou que 300 edificações foram afetadas pela enchente.

  3. São Luiz do Paraitinga parece ter sido bombardeada, diz general do Exército O general Araújo Lima, coordenador dos trabalhos do Exército em São Luiz do Paraitinga, cidade a 182 km da capital, devastada pelas chuvas, disse nesta quarta-feira (6) que a cidade parece ter sido bombardeada e que o cenário é semelhante ao de uma guerra. 

  4. A água cobriu as casas em São Luiz do Paraitinga.

  5. Carros amontoados entre os escombros foram encontrados depois que a água baixou.

  6. Moradores colocam na rua móveis estragados.

  7. A chuva destruiu a igreja matriz da cidade.

  8. Moradores retiram imagem que estava nos escombros da Igreja Matriz, em São Luís do Paraitinga.

  9. Vista aérea da Igreja da Matriz, na praça da cidade de Paraitinga.

  10. Altar da Igreja Matriz de São Luís do Paraitinga, destruída pela enchente que atingiu a cidade. 03/01/2010

  11. Chuva destrói 80% do patrimônio histórico de cidade de SP A prefeitura de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, estima que 80% do imóveis tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) foram destruídos pelos alagamentos causados pela chuva. A igreja da matriz de São Luiz de Tolosa e a capela das Mercês estão entre o patrimônio histórico perdido. A informação é da Folha de S.Paulo.

  12. Soldado carrega imagem sacra encontrada em meio aos escombros da igreja matriz São Luiz de Tolosa

  13. Restos da igreja da Matriz, em Paraitinga.

  14. Destroços da igreja da Matriz.

  15. Rua que leva à igreja foi interditada.

  16. Centro histórico de São Luís do Paraitinga, no Vale do Paraíba, tomado pelaságuas.

  17. Enchente pode ter danificado acervo de músico em São Luiz do Paraitinga A enchente que arrasou o centro histórico de São Luiz do Paraitinga, a 182 quilômetros da capital paulista, pode ter danificado o acervo do instituto do compositor Elpídio dos Santos, que fica na região mais atingida pelo transbordamento do Rio Paraitinga. Nascido no município, ele ficou conhecido pela parceria com o cineasta Amácio Mazzaropi. O compositor fez 25 músicas para 22 filmes de Mazzaropi. “A gente não tem ideia da extensão do dano. Para entrar na casa, precisávamos ir com uma equipe especializada”, afirmou o músico Negão dos Santos, de 50 anos, filho do compositor. Segundo ele, algumas partituras do pai estavam na casa de uma de suas irmãs e foram salvas. Mas ficaram no instituto fotografias, documentos, instrumentos musicais e esculturas de argila feitas por Elpídio.  Instituto com objetos de Elpídio do Santos fica em área atingida. Filho do compositor diz que extensão dos danos será analisada.

  18. O coreto Elpídio dos Santos, palco de grandes eventos musicais na cidade, na Pça Oswaldo Cruz, com os escombros da igreja matriz ao fundo depois da tragédia. Foto: Sérgio Neves/AE

  19. Muitas imagens sacras foram danificadas pelas enchentes. Imagem de Nossa Senhora dos Passos foi danificada.

  20. Padre Edinho segura cabeça da imagem de Nossa Senhora dos Passos.

  21. Milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas.

  22. Presépio destruído em São Luiz do Paraitinga (Foto: Marcelo Mora/G1)

  23. Sete prédios públicos de São Luiz do Paraitinga sofrem avarias após enchente. Prefeitura, postos de saúde, escolas e biblioteca estão danificados.Governo de SP vai destinar R$ 450 mil para reconstruir postos. Biblioteca está destruída em São Luiz do Paraitinga (Foto: Juliana Cardilli/G1)

  24. Registros de Paraitinga serão recuperados página por página A história das pessoas que nasceram, se casaram ou morreram em São Luiz do Paraitinga, cidade a 182 km de São Paulo e destruída pelas chuvas na virada do ano, foi transportada de caminhão para o município de Diadema, vizinho à capital paulista. É lá que cerca de 160 livros com os registros civis dos moradores, cujas datas remetem a 1875, passarão por um cuidadoso e demorado processo de restauro. O governador José Serra observa o estado dos livros de registro.

  25. Cartório itinerante tentará recuperar documentos em São Luiz do Paraitinga. Certidões de nascimentos e óbitos foram danificadas pela enchente. Poupatempo montou base-móvel para emissão de RG e CPF. Documentos de pessoas e imóveis de São Luiz do Paraitinga, a 182 km de São Paulo, foram destruídos junto com os cartórios da cidade. Por isso, um cartório itinerante começou a funcionar no município nesta quarta-feira (6). Os restauradores irão tentar recuperar os livros com os registros, os mais antigos datados de 1875. Registros de casamento de São Luiz do Paraitinga ficaram submersos.

  26. A destruição também afetou os arquivos da prefeitura. "Toda a documentação foi perdida", disse a prefeita, Ana Lúcia Billard Sicherle (PSDB). Com o prédio da administração municipal afetado pela enchente, a prefeita passou a despachar em uma casa localizada ao lado do QG da Defesa Civil, na entrada da cidade. Caixas com registros civis de São Luiz do Paraitinga são empilhadas sobre calçada.

  27. Chuva destruiu todos os processos em São Luiz, diz promotor O promotor Antônio Carlos Ozório Nunes afirmou nesta segunda-feira (04/01) que São Luiz do Paraitinga perdeu praticamente todos os seus registros com a chuva que atingiu a cidade na virada do ano. Segundo ele, além do fórum, os cartórios de notas e de registro de imóveis foram alagados. "Está uma tragédia, houve uma destruição total dos processos e dos registros públicos. Arrombamos os cartórios e tentamos levar a documentação. Perdemos livros centenários. São Luiz está sem registros", disse. Livros de registro aguardam para serem encaminhados para restauração.

  28. Policial observa a cidade destruída pela água.

  29. Bombeiros usam mangueira para limpar a lama das ruas.

  30. Bombeiros levam doações às famílias.

  31. Pessoas buscam objetos pessoais em meio à destroços de suas casas.

  32. Pessoas procuram por pertences nos destroços

  33. A população recebeu leite em garrafas.

  34. Instrutores de rafting ajudam no salvamento de pessoas em SP Na madrugada de sábado para domingo, quando São Luiz do Paraitinga, cidade localizada no Vale doParaíba, em São Paulo, sofreu um dos seus piores alagamentos em razão das fortes chuvas, instrutores de rafting foram com seus botes para as ruas para ajudar no salvamento das pessas isoladas. No total, a equipe de rafting de Diego Fernando Pires dos Reis, 36 anos, ajudou a salvar 500 pessoas. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. Reis, que sofreu preconceito dos moradores de São Luiz do Paraitinga quando resolveu implantar o esporte na cidade no ano de 1996, participou de um dos salvamentos mais complicados. Em uma casa, resgatou uma mulher com quatro filhos deficientes mentais, sendo duas mulheres com mais de 150 kg. Na tarde de domingo, o instrutor foi parabenizado pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

  35. Instrutor de rafting diz que resgatou bombeiros em Paraitinga Rodolfo de Paula Leite, 25 anos, é instrutor de rafting em São Luiz do Paraitinga. Depois de celebrar a virada do ano, pensou que teria um início de ano tranquilo. Apesar da chuva forte, não imaginou que ao lado de seus colegas de profissão seria essencial para os primeiros salvamentos de moradores que estavam ilhados. Trabalhou até no resgate de bombeiros que passaram dificuldades após virarem os botes onde estavam. Passado o momento mais crítico, continua trabalhando como voluntário, ajudando as equipes de apoio à população. Durante as atividades, Leite encontrou a imagem de uma santa, de uma das igrejas que ruíram.

  36. Padre Edinho planeja a construção de uma réplica da igreja original.

  37. Paraitinga celebra 1º missa desde chuva que destruiu a cidade Foi celebrada em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, a primeira missa desde o dia 1º de janeiro, quando a enchente causada pela chuva provocou destruição na cidade. A celebração aconteceu na frente da Igreja do Rosário, que não foi afetada pelo temporal. A informação é do SPTV. A imagem de São Luiz de Tolosa, padroeiro de São Luiz do Paraitinga, foi encontrada nos escombros.

  38. SP: restauração de cidade atingida será cara e demorada A recuperação do patrimônio histórico de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo, deverá implicar em um investimento alto e o tempo para a restauração deverá ser superior a dois anos. Segundo Nestor Goulart Reis, professor de História da Arquitetura da USP, a recuperação do patrimônio histórico do município poderá ser feita apenas parcialmente. "Só se pode fazer uma parte da restauração, o restante seria uma reconstrução simples. Vai contra os princípios dos restauradores fazer mutações, reconstruções simples. É claramente definido a reconstituição do que for possível", afirmou.

  39. Técnicos do Iphan de Goiás vão ajudar na reconstrução de São Luiz do Paraitinga São Luiz recebe outro tipo de ajuda. Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Goiás vão auxiliar na reconstrução. Eles vão usar o que aprenderam na tragédia que atingiu Goiás Velho. Por uma triste coincidência, no réveillon de 2001, a cidade também foi destruída por uma enchente.

  40. Casarão foi destruído na enchente.

  41. Cancelamento do carnaval em São Luiz do Paraitinga trará prejuízo de R$ 20 mi Festa de 2010 acabou suspensa após destruição causada pelas chuvas.Município paulista 'parece cenário de guerra', afirma diretor de turismo. Pela primeira vez desde 1981, São Luiz do Paraitinga não terá o tradicional carnaval de rua que arrasta milhares de turistas ao município localizado a 182 km de São Paulo. A festa deste ano acabou cancelada por causa da destruição provocada pelas chuvas, que arrasou o centro histórico da cidade. Segundo o diretor municipal de turismo, Eduardo de Oliveira Coelho, o prejuízo estimado com o cancelamento é de mais de R$ 20 milhões. 

  42. Chegou a nossa vez de ajudar São Luiz do Paraitinga São Luis do Paraitinga está passando por um momento muito difícil, e chegou a nossa vez de ajudar a cidade que sempre nos proporcionou muitas alegrias.Como ajudar São Luis do Paraitinga:Em Taubaté :- Sesi de Taubaté - das 8h às 20h30 - Avenida Voluntário Benedito Sérgio, 710, Estiva. Fone: (12) 3633-4699.- Plantão da delegacia da JK - Rua Juscelino Kubitschek De Oliveira, 260.- Rua Marquês de Rabicó, 33 - Gurilândia.- José Dantas, 266 - Parque Aeroporto - rua da igreja.- Monsenhor Miguel Martins, 361 - Vila Marli.- Padre Faria Fialho, 315 - Jd Maria Augusta.- Batalhão da PM - avenida Independência.- Restaura Jeans - confira aquiEm São Paulo :- Prédio da ESPM (05 e 06/01) -  das 10h as 21h - Rua Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana - SP- Loja do Pão de Açucar da Teodoro Sampaio nº 1933 - Pinheiros - SP- Aliança pelo Centro Histórico de São Paulo - Rua da Quitanda, 80, Centro

  43. Ítens que a população está necessitando : - Água; - Produtos de higiene pessoal (pasta de dente, escovas de dente, sabonetes, shampoo, toalhas,absorventes, etc.); - Sacolas plásticas para fazer a triagem das doações que chegam àcidade (sacos de lixo, sacolas de supermercado, etc.); - Produtos de limpeza; - Fraldas (geriátrica e infantil); - Botijão de Gás O site VNews divulgou uma lista com vários postos de arrecadação no Vale do Paraiba, segue o link. Agora quem está longe também pode ajudar! Duas contas bancárias foram abertas para receber as doações: Banco do Brasil Ag.: Taubaté 0076-0 c/c : 202020-3 Caixa Econômica Federal Ag. Taubaté Mazzaropi 2898 Tipo de depósito 006 c/c 12-2

  44. Enchente mata 80 gatos e 77 cães em abrigo de São Luiz do Paraitinga Oitenta gatos e 77 cães morreram durante a enchente em 1º de janeiro na Associação Luizense Protetora dos Animais, em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo. No local onde a instituição funciona, a água do rio Paraitinga subiu dez metros acima do normal. Segundo a instituição, 103 cães sobreviveram. Em entrevista ao VNews nesta quinta-feira (7), a presidente da associação e responsável pelo canil, Eva Vilma Siqueira, explicou que o caseiro tentou o salvamento, mas o nível da água subiu muito rápido. Diretora da entidade pede ajuda para manter 103 cães sobreviventes.

  45. Campanha para arrecardação de ração para cães e gatos de São Luiz do Paraitinga Diante de tanta desolação, nada mais natural do que praticarmos solidariedade. Nessa hora de sofrimento qualquer alento material e, principalmente, emocional poderá amenizar um pouco a dor e o medo de tantas pessoas que estão passando por essa tragédia ambiental. É preciso, no entanto, salientar um outro aspecto que acaba sendo esquecido. Os animais tão amigos e companheiros, são os últimos a serem socorridos, por uma questão simples e pura de prioridade apesar de fazerem parte da mesma egrégora divina. Eles, no entanto, ficam tão desorientados e amendrotados quanto as pessoas, já que por natureza, são extremamente dependentes do ser humano, tal qual uma criança/um bebê indefeso. Pensando nisso, a APATA- Associação Protetora dos Animais de Taubaté, entidade que completa 30 anos em 2010, decidiu somar esforços para arrecardar não só alimentos, remédios para quem sofre com os efeitos das enchentes na região, mas, principalmente, ração para esses animais de São Luiz do Paraitinga junto a sociedade taubateana. As doações poderão ser entregues na sede da APATA (Rodoviária Velha, Piso Superior, das 14h até 18h ou através dos tel. (12) 3026-4550; (12) 97641147 e (12) 36294723. Animais estão abandonados em São Luiz do Paraitinga

  46. Artistas fazem evento beneficente a São Luiz do Paraitinga Para milhares de pessoas, a cidade de São Luiz do Paraitinga (SP) é sinônimo de festa, religiosidade e cultura popular. É fácil encontrar alguém apaixonado pelo belo patrimônio arquitetônico da cidade, cenário de diversas manifestações como a Festa do Divino e o Carnaval de Marchinhas. Hoje, São Luiz do Paraitinga não está em festa. A enchente ocorrida na virada do ano transformou o palco de festa em cena de guerra. Nove dos 11 mil moradores da cidade tiveram de deixar suas casas. Segundo o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), 300 edificações foram afetadas pela enchente e metade das 80 construções que pertenciam ao patrimônio histórico precisará de obras de restauração. A igreja matriz e a capela das Mercês foram completamente destruídas.Mas a tragédia não pode esmorecer nossa esperança e nossa solidariedade. Por isso, é com espírito de festa que pretendemos retribuir a alegria ofertada pelos luizenses. E como forma de homenagear e ajudar esse povo acolhedor, um grupo de voluntários formados por artistas de Jacareí (SP) –músicos, atores, artistas plásticos, escritores, publicitários, jornalistas, estilistas e pesquisadores da cultura popular— uniram-se para promover um evento beneficente com objetivo de celebrar as marchinhas de compositores de São Luiz do Paraitinga, interpretadas por 16 músicos jacareienses. O show será realizado no dia 17 de janeiro (domingo), das 17h às 20h, no Parque dos Eucaliptos, na avenida Nove de Julho, centro de Jacareí (SP). O ingresso será um produto de limpeza (como desinfetantes, água sanitária, hipoclorito de sódio, vassouras, panos de chão) que serão doados às vítimas da enchente. No local também haverá um posto de coleta para recolher outros donativos como material de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, colchões e roupas de cama.

  47. Ação coletiva – Todos envolvidos nessa realização são voluntários da campanha “Nem todo Carnaval tem seu fim. Juntos por São Luiz do Paraitinga”, lançada pelo blog www.ajudeslp.blogspot.com, criado por um professor universitário de Jacareí. No repertório do show estão cerca de 20 músicas compostas pelos artistas luizenses e que embalam o tradicional Carnaval de Marchinhas. Para alegrar esse baile haverá bonecões semelhantes aos do Carnaval de São Luiz, oficina de máscaras ministrada por artistas plásticos e o trabalho coletivo de grafiteiros, que prepararão um painel com motivos que remetem à cultura do município afetado pela enchente. Durante o evento também serão captadas imagens do show e depoimentos de apoio dos participantes. Esse material será transformado em um vídeo, que será como declarações de amor à cultura luizense e de apoio às vítimas. A ideia dos voluntários é exibir essas imagens posteriormente para os moradores de São Luiz, como uma forma de mostrar que o slogan “Nem todo Carnaval tem seu fim. Juntos por São Luiz do Paraitinga”, não está só no papel.Venha curtir um pouco da cultura ofertada pelo Carnaval de São Luiz do Paraitinga. Colabore com quem sempre acolheu seus visitantes com música, fé e sorrisos.

  48. Imagens e textos: G1, Terra, Yahoo, Folha de São Paulo Música: A Dor da Saudade (Elpídio dos Santos) Intérpretes:Suzana Salles e Lenine Santos Formatação: Regis reginaldorepres@yahoo.com.br São Luiz do Paraitinga

More Related