230 likes | 345 Views
INTEGRIDADE. “Quando se perde as riquezas, nada se perdeu; quando se perde a saúde, houve alguma perda; porém, quando se perde o caráter, tudo está perdido” Anônimo. 1. O QUE É ?. 1. O QUE É ?. Dicionário Aurélio : inteireza, retidão, completo, inatacável.
E N D
“Quando se perde as riquezas, nada se perdeu; quando se perde a saúde, houve alguma perda; porém, quando se perde o caráter, tudo está perdido” Anônimo
1. O QUE É ? Dicionário Aurélio: inteireza, retidão, completo, inatacável Biblicamente significa “completo, sólido, intacto”. A qualidade ou condição de ser completo e inteiro. É a qualidade de ser “autêntico, transparente, sincero”. Estar acima de qualquer suspeita. As pessoas íntegras não tem nada que esconder.
O indivíduo íntegro não é dividido (isso é duplicidade), nem simplesmente finge (isso é hipocrisia). 1 Timóteo 3:2 – “...seja irrepreensível...” Bíblia Viva – “...contra cuja vida não se possa falar nada...”
2. POR QUE É NECESSÁRIA ? a) É uma ordem bíblica Filipenses 2:15 – “...para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta na qual resplandeceis como luzeiros no mundo...” Filipenses 1:10 – “...serdes sinceros e inculpáveis...” “sinceros” = É, no original, uma palavra de raiz latina que quer dizer “sem cera”.
2. POR QUE É NECESSÁRIA ? Tiago 1:4 – “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” Tito 2:7 – “Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade...” Líderes (bispos, presbíteros, diáconos) 1 Tm.3:2,8-10; Tt.1:5-7; At.6:3 1 Pedro 2:12 – “...mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios...”
b) Deus é Santo devemos ser santos O que é ser santo? 1 Pedro 1:13-21 cf. 2:9 Santidade = Separação (contato sem contaminação) Jesus foi “santo, inculpável, sem mácula” (Hb.7:26),mas foi “amigo de publicanos e pecadores” (Lc.7:34)
Requisitos para chegarmos a Ele: Hebreus 10:22 “...aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência...” 1 Crônicas 29:17 “Bem sei, meu Deus, que Tu provas os corações e que da sinceridade Te agradas...”
c) Deus é luz devemos andar na luz Efésios 5:8 “Pois outrora éreis trevas, porém agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” O que é “andar na luz” ? 1 João 1:5 – 2:1 Mateus 5:13-16
At.16:1,2 – “Chegou também a Derbe e a Listra. Havia alí um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio”. A boa reputação de Timóteo: Falavam sobre Timóteo (“...dele...bom testemunho...”) Era mais de uma pessoa falando ( “...dele davam bom testemunho...” ) Em mais de uma localidade (“...dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio”) Leva tempo para edificar uma boa reputação.
d) O mundo espera ver na igreja Mateus 5:13 – “Vós sois o sal da terra...” Mateus 5:14 – “Vós sois a luz do mundo...” Mateus 5:16 – “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras...” 1 Pedro 2:12 “...observando-vos em vossas boas obras...”
Deuteronômio 17:14-20 Teste para o Rei: 1. v.16 - O rei não deveria colecionar cavalos em abundância, para não gloriar-se em seu poder (PODER) 2. v.17 – O rei não devia acumular dinheiro, para não ser tentado pelo orgulho e pelo materialismo (TER) 3. v.17 - O rei não devia tomar para sí grande número de esposas (PRAZER) São três áreas que tanto pode ser uma bênção quanto uma maldição.
“Integridade é fazer o que você disse que faria” Ted Engstrom