260 likes | 437 Views
Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos. Tipos de Espelhos. Espelho Plano.
E N D
Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos
A luz emitida por um objeto e refletida em um espelho plano chega aos olhos de um observador como se estivesse vindo do ponto de encontro dos prolongamentos dos raios refletidos. Neste ponto o observador vê uma imagem virtual do objeto.
Características da imagem do espelho plano Virtual: formada pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios refletidos. Direita: os pontos dos objetos estão na mesma posição vertical que os pontos da imagem. Oposta: o lado esquerdo do objeto corresponde ao lado direito da imagem. Simétrica: a distância entre a imagem e o objeto do espelho são iguais. Tamanho: O tamanho da imagem e do objeto são iguais.
Campo visual de um espelho plano: Você já deve ter percebido que, quando observamos um espelho plano, se mudarmos a nossa posição diante dele, também alteramos aquilo que está sendo visto através do espelho. É igual ao que ocorre quando olhamos através de uma janela. Se mudarmos a nossa posição diante dela, também alteraremos a visualização da paisagem que está do outro lado. A região do espaço que é possível ser vista através do espelho é chamada de campo visual.
Movimento de translação de espelhos planos: Ao movermos um espelho plano, alteramos a distância entre ele e o objeto. Com isso, a distância entre imagem e espelho também se altera. Vejamos o que acontece. Tomaremos como sistema de referência o solo e consideraremos a movimentação do espelho, ou seja, o objeto ficará fixo no chão e o espelho se move.
Movimento de rotação de espelhos planos: Utilizando um raciocínio análogo, podemos pensar sobre o que acontece com um raio de luz, refletido por um espelho plano, ao rotacionarmos o espelho de um ângulo θ: Temos que Δ = 2θ, ou seja, o raio refletido sofre uma rotação igual a duas vezes o ângulo de rotação do espelho.
Associação de espelhos planos:Quando associamos dois espelhos planos de forma a obter um número específico de imagens, podemos aumentar ou diminuir esse número, modificando o ângulo entre os espelhos. Para determinar o número de imagens, vamos utilizar a expressão:
Espelhos esféricos O espelho esférico é constituído de uma superfície lisa e polida com formato esférico. Se a parte refletora for interna será um espelho côncavo caso a superfície refletora seja a parte externa será um espelho convexo.
1 - Elementos Básicos Centro de curvatura (C) Raio de curvatura do Espelho (R) Foco (F) Vértice do espelho (V) Eixo principal (EP)
A posição e o tamanho das imagens formadas pelos espelhos esféricos podem ser determinados a partir do comportamento dos raios que saem do objeto e incidem o espelho, podemos pegar apenas três raios notáveis para determinar as características da imagem:
A posição e o tamanho das imagens formadas pelos espelhos esféricos podem ser determinados a partir do comportamento dos raios que saem do objeto e incidem o espelho podemos pegar apenas três raios notáveis para determinar as características da imagem: 1 - Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal é refletido passando pelo foco (F), e o caminho inverso também ocorre.
2 - Todo raio que incide sobre o centro de curvatura (C) reflete-se sobre si mesmo. 3 - Todo raio que incide sobre o vértice (V) é refletido simetricamente em relação ao eixo principal. O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.
Características das imagens nos espelhos esféricos As características das imagens nos espelhos esféricos mudam de acordo com quando mudamos a posição do objeto na frente do espelho. Temos dois tipos de imagem, virtual e real. Imagem virtual: é vista no ponto de encontro dos prolongamentos dos raios refletidos. Imagem real: é vista em um ponto onde realmente passam os raios refletidos.
Podemos dizer como as imagens irão se comportar sabendo qual a posição do objeto em relação ao espelho: Espelhos Côncavos Objeto localizado antes do centro de curvatura (C): A imagem é real, está posicionada entre o centro de curvatura(C) e o foco(F), é invertida e o seu tamanho é menor que o objeto. Objeto localizado sobre o centro de curvatura (C): A imagem é real, está posicionada sobre o centro de curvatura(C), é invertida e tem o mesmo do objeto. Objeto localizado entre o centro de curvatura (C) e o foco (F): A imagem é real, está posicionada antes do centro de curvatura(C), é invertida e o seu tamanho é maior que o objeto. Objeto localizado sobre o foco (F): A imagem é imprópria, pois os raios de luz saem paralelos. Objeto localizado entre o foco (F) e o vértice (V): A imagem é virtual, está posicionada atrás do espelho ou depois do vértice(V), é direita e o seu tamanho é maior que o objeto. Os espelhos côncavos são muito usados por mulheres para passar maquiagem no rosto, pois amplia a imagem.
Espelhos Convexos A imagem nos espelhos convexos sempre será virtual, estará posicionada entre o foco (F) e o vértice (V), será direita e o seu tamanho será menor que o objeto. Os espelhos convexos são bastante utilizados nos retrovisores direito dos carros, pois diminui a imagem para que caibam mais imagens no espelho, dando assim uma ampla visão.
Espelhos côncavos fornecem imagens reais e invertidas e foco real, espelhos convexos fornecem imagens virtuais, foco virtual. Observação: Se um objeto for colocado em frente a um espelho côncavo entre o foco e o vértice deste espelho a sua imagem será virtual e de tamanho maior do que o tamanho do objeto.
4 - Distância focal:A distância focal, f, de um espelho esférico é igual à metade do seu raio de curvatura, R, isto é, f = R/2. O foco do espelho esférico está localizado no meio da distância entre o centro e o vértice do espelho.
A Equação de Gauss: Aumento linear:
Bibliografia http://www.mundoeducacao.com/fisica http://www.infoescola.com/fisica www.mundoeducacao.com