1 / 24

PENSE A RESPONDA: A Bíblia diz: “A esperança é a âncora de alma” ( Hb 6:19).

“ Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal Sumo-Sacerdote , que Se assentou à destra do trono da Majestade nos céus” ( Hb 8:1).

kizzy
Download Presentation

PENSE A RESPONDA: A Bíblia diz: “A esperança é a âncora de alma” ( Hb 6:19).

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal Sumo-Sacerdote, que Se assentou à destra do trono da Majestade nos céus” (Hb 8:1).

  2. Levar-nos a perceber que o santuário terrestre representava o plano divino da salvação e apontava para o santuário celestial e o ministério de Jesus no céu. Que sintamos a paz de crer que Jesus está intercedendo por nós no santuário celestial. Que venhamos decidir comparecer diariamente e com ousadia junto ao trono da graça de Deus a fim de obter perdão.

  3. Jesus Cristo intercede por nós, como Sumo-Sacerdote, no santuário celestial. Por seu ministério temos acesso a Deus o Pai, ao perdão, salvação e esperança da vida eterna.

  4. PENSE E RESPONDA: O santuário terrestre, cópia do santuário celestial, seu ritual, tinha uma função didática para nos ensinar uma realidade superior, de que forma?

  5. 1. Através dos sacrifícios, da manhã e da tarde, os quais significavam: “A consagração diária da nação a Jeová, e sua constante necessidade do sangue expiatório de Cristo” (EGW, PP p. 352).

  6. 2. Os Pães da proposição e o Candelabro (Ex 25:23-37), os quais representavam Jesus o Pão da Vida (Jo 6:48) e Jesus Cristo a Luz do mundo (Jo 8:12). 3. O Ritual do dia da expiação (Lv 16- Hb 9:1-12) – Símbolo do Juízo final.

  7. 4. As vestes do Sumo-sacerdote (Ex 28:6-21): Pedras semipreciosas do peitoral do sumo-sacerdote: Representam Jesus Cristo, como diz Ellen White: “Quando Cristo apresenta seu sangue perante o pai, Ele leva sobre o peito o nome de cada coração arrependido e crente” (EGW, PP p. 351).

  8. REFLITA E RESPONDA: O apóstolo João viu Jesus que se aproximava dele e exclamou dizendo: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” O que significa para você o cordeiro de Deus ?

  9. 1. Jesus Cristo, nosso Salvador. “O cordeiro que foi morto, desde a fundação do mundo” (Ap 13:08). 2. Na cruz do calvário, Jesus Cristo o verdadeiro Cordeiro, pagou com seu sangue o preço de nossa salvação, abolindo todo o ritual do santuário terrestre indicado pelo rasgar do véu interior, que dividia o lugar santo do lugar santíssimo (Mt 27:51).

  10. 3. Através do sacrifício expiatório de Cristo, temos direito a Salvação e a vida eterna gratuitamente: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16).

  11. PERGUNTA: O livro de Hebreus contém uma mensagem especial para todos nós, que nos dá ânimo, coragem e certeza da vitória na caminhada cristã. Que mensagem é essa?

  12. A - Que temos um Sumo-sacerdote, Cristo Jesus, que intercede por nós, ministro do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor erigiu e não o homem (Hb 8:1-2). B - Moisés, foi um exemplo de intercessão humana quando clamou diante de Deus pelo povo dizendo: “perdoa-lhes o pecado, ou, se não, risca-me, peço-Te, do livro que escreveste” (Ex 32:32).

  13. C - “Muito mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo” (Hb 9: 14).

  14. PENSE A RESPONDA: A Bíblia diz: “A esperança é a âncora de alma” (Hb 6:19). Que esperança temos, ao saber que Jesus Cristo é nosso sumo-sacerdote e intercede por nós no santuário celestial?

  15. Que podemos nos achegar com confiança junto ao trono da graça a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna (Hb 4:16).

  16. 2) A entrada de Jesus, no santuário celestial, para interceder por nós, custou um alto preço, não foi por meio “de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue ..., tendo obtido eterna redenção” (Hb 9:12). Seu sacrifício nos dá acesso a Deus, ao perdão e a salvação.

  17. PERGUNTA: Pelo fato de Jesus ser nosso intercessor no Santuário celestial, que atitude ousada podemos ter em relação e Deus e qual deve ser nossa postura cristã em nossos relacionamentos?

  18. A - Podemos nos aproximar com intrepidez ao trono da graça e apresentar nossas súplicas (Hb 10:19). B – “Aproximemo-nos diante de Deus, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura” (Hb10:22).

  19. C - Devemos ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que nos amou e deu a sua vida por nós. Devemos ser bondosos, generosos e pacientes, amando e respeitando os nossos semelhantes.

  20. Cremos num salvador que ressuscitou, subiu ao céu, onde intercede por nós como sumo-sacerdote no santuário celestial (Hb 8). • Jesus Cristo é nosso mediador e sacerdote no santuário celestial, abriu uma porta de acesso ilimitado à sala do trono de Deus, podemos nos aproximar com confiança através de nossas orações e certamente obteremos perdão e salvação. • 3) Devemos ser leais e gratos ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que através do oferecimento de sua vida abriu para nós os portais da esperança: “para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16).

  21. 4) Através do ministério de Cristo, aprendemos como acessar o poder divino, para que desenvolvamos uma vida que seja um testemunho poderoso para a verdade. Nossas relações com as pessoas nos dão oportunidade de ser mediadores semelhantes a Jesus. 5) Que o Senhor Jesus ilumine nossos passos, para que possamos apresentar o “cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” a todas as pessoas, a fim de que Ele volte muito em breve, pela segunda vez, para levar-nos para o céu. Amém, que o Senhor vos bendiga.

More Related