1 / 24

OFICINA 21 O SICNAS como instrumento de controle social

VI CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. OFICINA 21 O SICNAS como instrumento de controle social. Presidente CNAS - Silvio Iung Secretária Executiva - Cláudia Saboia CGI - Genilson Nassur Moreira. CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CNAS. Lei 8.742/93 – LOAS – artigo 17

kurt
Download Presentation

OFICINA 21 O SICNAS como instrumento de controle social

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. VI CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL OFICINA 21 O SICNAS como instrumento de controle social Presidente CNAS - Silvio Iung Secretária Executiva - Cláudia Saboia CGI - Genilson Nassur Moreira

  2. CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CNAS Lei 8.742/93 – LOAS – artigo 17 Fica instituído o CNAS, órgão superior de deliberação colegiada, vinculado à estrutura do órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social...”.

  3. COMPETÊNCIAS - Lei 8.742/93 – LOAS – artigo 18 Compete ao CNAS • aprovar a Política Nacional de Assistência Social; • normatizar as ações e regular a prestação de serviços de natureza pública e privada no campo da assistência social; • estabelecer procedimentos para concessão de registro e certificado de entidade beneficente de assistência social às instituições privadas prestadoras de serviços e assessoramento de assistência social que prestem serviços relacionados com seus objetivos institucionais.

  4. conceder registro e certificado de entidade beneficente de assistência social; • zelar pela efetivação do sistema descentralizado e participativo de assistência social; • convocar ordinariamente a cada quatro anos a Conferência Nacional de Assistência Social, que terá a atribuição de avaliar a situação da assistência social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema; • apreciar e aprovar a proposta orçamentária da Assistência Social a ser encaminhada pelo órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social • Aprovar critérios de transferência de recursos para os Estados, Municípios e Distrito Federal...;

  5. Acompanhar e avaliar a gestão de recursos, bem como os ganhos sociais e o desempenho dos programas e projetos aprovados; • Estabelecer diretrizes, apreciar e aprovar os programas anuais e plurianuais do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS); • Indicar o representante do CNAS junto ao Conselho Nacional da Seguridade Social; • Elaborar e aprovar seu regimento interno; • Divulgar, no DOU, todas as suas decisões, bem como as contas do FNAS e os respectivos pareceres emitidos.

  6. CONTROLE SOCIAL Significado do Termo: Controle – acompanhamento/fiscalização Social – da sociedade/de todos Concepção diretamente relacionada com o Estado de Direito, democracia, participação popular, partilhamento de decisões, modelo de Estado a serviço de interesse público – estado democrático – direto reclamável

  7. O Controle Social, função dos Conselhos de Assistência Social, é o exercício democrático de acompanhamento da gestão e a avaliação da Política Nacional e dos recursos financeiros destinados à sua implementação, considerando também a atuação da rede socioassistencial como co-gestora da Política de Assistência Social.

  8. O Sistema de Informações do Conselho Nacional de Assistência Social – SICNAS (cujo projeto teve início em junho de 2006) foi desenvolvido para ser uma aplicação para a internet, tendo como foco a rede socioassitencial, entidades e organizações de assistência social e as entidades beneficentes de assistência social

  9. FUNCIONALIDADES DO SICNAS • inscrição da entidade pelo Sistema; • pedido e emissão de registro e certificado para a entidade; • pedido e emissão de outros documentos: certidão, 2ª vias de certificados; • integração entre o CADSUAS obtendo informações da entidade e conselhos, bem como a manutenção destas informações; • possibilitar a tramitação de processos e documentos; • tornar pública as informações a respeito de decisões de reuniões do plenário como atas e outros documentos; • apoiar a operacionalização de eventos e conferências.

  10. SICNAS Instrumento de mudança do processo de trabalho do CNAS, equipe da Secretaria Executiva e dos Conselheiros • Agilizar e automatizar o processo de trabalho interno do CNAS, referente à: protocolo, cadastro, análise, publicação, votos dos Conselheiros, julgamento de processos • Permitir o acesso a todos, por meio de internet

  11. O projeto do Sistema foi desenvolvido por módulos, totalizando 5 (cinco), dos quais 2 (dois) já estão em produção desde 28 de maio de 2007: Módulos de Cadastro e Protocolo. No mês de mês de setembro foi realizado a homologação e o treinamento dos Módulos de Análise, Publicação e Impressão. Estes módulos são de uso interno do CNAS e tem a finalidade de otimizar a análise dos processos e o julgamento dos mesmos, bem como a emissão de relatórios para acompanhamento gerenciais.

  12. Em se tratando de um novo Sistema, há necessidade de alguns aperfeiçoamentos, cujas solicitações já foram encaminhadas à Coordenação Geral de Informática - CGI/MDS.

  13. O Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, visando agilidade e comodidade aos interessados, disponibiliza a consulta de tramitação dos processos referentes aos pedidos de Registro, concessão ou renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social e Manifestação sobre isenção do imposto de importação. O banco de dados do SICNAS encontra-se em plataforma web (internet), portanto o público externo tem acesso à consulta da entidade pelo sistema. SICNAS E PORTAL DO CNAS são instrumentos preciosos e essenciais de informação e de acompanhamento pela sociedade das ações do CNAS

  14. O SICNAS se integra a outros dois sistemas: • CADSUAS - responsável pelo cadastro da Rede SUAS, que comporta todas as informações cadastrais e gerenciais de entidades que prestam serviços socioassistenciais; Obs.: a criação de cadastro completo das entidades registradas e certificadas é também uma exigência do TCU e vem reforçar o controle social da rede socioassistencial. • SAA - Sistema de Autenticação e Autorização, responsável pelo controle de acesso e perfis de usuários de todas as aplicações do MDS.

  15. REDE SUAS – INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL A Rede SUAS tem a função de responder às novas necessidades de informação e comunicação no âmbito do SUAS, relacionando-se com entidades, prefeituras, Fundos e Conselhos Municipais de Assistência Social, Gestores e entidades socioassistenciais, tendo uma única base de dados corporativa, alimentado por subsistemas e aplicativos dinamicamente inter-relacionados, permitindo maior controle social.

  16. FORMA DE ACESSO AO SISTEMA PELA INTERNET O acesso ao SICNAS é feito através do portal do CNAS, www.mds.gov.br/cnas, onde é possível acessar, por número do CNPJ, ou nome da entidade, ou município e UF, informações sobre os processos da mesma, bem como outros dados como: • o nome da entidade; • data de sua fundação, localização; • sítio na internet e e-mail (quando houver); • telefones, nome, cargo e CPF dos integrantes de seus órgãos internos; • data de concessão, prazo de validade e, • acesso ao formulário destinado ao registro de denúncias, observando inclusive o cumprimento do disposto em recomendações do Acórdão do TCU.

  17. O acesso ao SICNAS pode ser feito de duas maneiras: • Em acesso rápido  Consulta de Entidades  SICNAS • Em Registro e Certificado  Consulta de Processos  SICNAS

  18. Obs: trata-se de área restrita aos funcionários do CNAS para fins de alimentação e tramitação no SICNAS

  19. REGULAÇÃO DE PROCEDIMENTOS • Ordem de Serviço CNAS/SE n.º 8/2007 Determina ao Serviço de Cadastro procedimentos e competências para atualização dos dados dos processos das entidades no Sistema de Informação do Conselho Nacional de Assistência Social – SICNAS, visando a emissão de certidões na internet.

  20. Com a implementação de serviço relativo à emissão de certidões sobre situação de entidade via internet (SICNAS), o êxito na operacionalização depende de imediata e constante atualização de informações no banco de dados do sistema. A partir da implementação desse serviço, os modelos disponibilizados (Certidão Bancária e Certidão Comum) deverão ser confeccionadas via Sistema. Estas certidões têm a autenticação eletrônica, via Sistema.

  21. Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS www.mds.gov.br/cnas Agradecemos!

More Related