1 / 12

Ouvidoria como Instrumento de Gestão

Ouvidoria como Instrumento de Gestão.

parker
Download Presentation

Ouvidoria como Instrumento de Gestão

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ouvidoria como Instrumento de Gestão • Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas organizações, estabelecendo vínculos entre a Gestão e Usuários dos serviços, e criando valores de responsabilidade entre nossos colaboradores na resolução de problemas. Está diretamente associada a sua condição de produção de informações e de conhecimento. E é desta condição que gestores podem definir estratégias de ação. • A todo momento gestores de nossas organizações tomam decisões. Estas decisões são invariavelmente ações que atendem a necessidades e respondem a determinados objetivos. • Portanto a produção e fornecimento de informações da Ouvidoria torna-se essencial no apoio a tomada de decisões se considerarmos que boas decisões podem ser tomadas a partir de informações qualificadas.

  2. O papel estratégico da Ouvidoria nas Unidades Hospitalares, Pronto Socorros e Pronto Atendimento • A Ouvidoria a partir de situações acontecidas em tempo presente e passado revela a percepção dos usuários de seus serviços. São observações de fenômenos que evidenciam a dinâmica de funcionamento de nossas organizações, demonstrando tendências e antecipando situações futuras. • A relação da Ouvidoria com os usuários dos serviços aproxima os seus interesses aos da administração através das manifestações, estabelecendo interface com diferentes atores e níveis de gerência na organização: Qualidade, Humanização, Conselhos e Comissões, por exemplo.

  3. Aspectos relevantes da Qualificação do Profissional da Ouvidoria • O profissional de Ouvidoria é sobretudo o gestor de um serviço e para tal exercício reúne competências de ordem técnica, política e administrativa. • Sua capacidade técnica está em operacionalizar um sistema que acolhe manifestações de usuários, processa informações destas manifestações, gerando relatórios e análises para orientação de ações de melhoria. • Sua capacidade administrativa está em tornar cada manifestação um documento único, uma história única, garantindo sua guarda, arquivamento, fluxos e cumprimento de prazos e ainda qualidade de respostas. • Sua capacidade política está em fazer sucessivas aproximações entre os interesses dos usuários e gestores das unidades, promovendo mediações ou ainda processos participativos.

  4. Categorização das ações da Ouvidoria da AHM ATENDIMENTO: “manifestação que expressa o trato na relação entre o usuário e o prestador do serviço (manifestações que se referem a mau atendimento; descaso; destrato; grosseria; maus tratos; relacionamento paciente/funcionário e o bom atendimento; gentileza; atencioso; educado) GLOSSÁRIO OUVIDORIA AHM 2011

  5. Relevância da força de trabalho Os médicos, pelas características da centralidade do trabalho na área de saúde, possuem o maior número de postos de trabalho de nível superior. Em 2009, 57,6% (636 017) do total dos postos de trabalho de nível superior eram empregos médicos. Os enfermeiros constituem a segunda categoria mais expressiva, com 14,8% (163 099). (IBGE – MAS, 2009)

  6. Arranjos e dispositivospara o exercício da cogestão Espaços de escuta qualificada de usuários e trabalhadores: ouvidoria, gerência de agenda aberta, etc. Ouvidoria – Instrumento de ausculta da avaliação que fazem os usuários e sua rede sociofamiliar da experiência que tiveram com serviços e trabalhadores da saúde. Além disto, ouvidorias captam também manifestações dos trabalhadores da saúde acolhendo questões referentes às condições e processos de trabalho, garantindo o retorno e encaminhamento em tempo acordado dos problemas identificados.

  7. Acolhimento Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/populações.  Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços,  trabalhador/equipes e usuário com sua rede sócio-afetiva. (CARTILHA PNH, 2010)

  8. Interface com o Controle Social

  9. Relatório I Trimestre de 2013 – Hospitais AHM

  10. Considerações finais Sem dúvida, conhecimento do significado, dos limites e potencialidades dos indicadores sociais pode ser de grande utilidade para os diversos agentes e instituições envolvidos na definição das prioridades sociais e na alocação de recursos do Orçamento Público. Se bem empregados, os Indicadores Sociais podem enriquecer a interpretação empírica da realidade social e orientar de forma mais competente a análise, formulação e implementação de políticas sociais. Na negociação das prioridades sociais, os indicadores sociais podem contribuir no apontamento da magnitude das carências a atender nas diversas áreas de intervenção. Paulo de Martino Jannuzzi

More Related