240 likes | 397 Views
UNASP/EC Organização das Práticas Educativas Prof. Ms . Andressa Paiva. HISTÓRIA DA PEDAGOGIA. História da Pedagogia. A história da pedagogia tem sua origem e desenvolvimento na História da Educação.
E N D
UNASP/ECOrganização das Práticas EducativasProf.Ms. Andressa Paiva HISTÓRIA DA PEDAGOGIA
História da Pedagogia A história da pedagogia tem sua origem e desenvolvimento na História da Educação. A palavra Pedagogia tem origem na Grécia Antiga, paidós (criança) e agogé (condução) é a teoria e ciência da educação e a arte de ensinar.
O termo pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era o escravo que conduzia os meninos até o paedagogium .
Na Grécia antiga, o velho pedagogo (παιδαγωγός) com sua lanterna (O O saber), conduzia a criança (παιδόσ) até a palestra (παλαίστρα) e exigia que ela realizasse as lições recomendadas. Essa criança tinha a idade entre sete e quatorze anos e era sempre do sexo masculino. Faixa etária que corresponde hoje à das crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos no Brasil.
No entanto, o termo pedagogia, designante de um fazer escravo na Hélade(parte continental da Grécia), somente generalizou-se na acepção (entendimento) de elaboração consciente do processo educativo a partir do século XVIII, na Europa Ocidental.
A Pedagogia tende portanto, para um objetivo prático definido, através de meios (processos e técnicas de ensino) eficientes para alcançá-los. Período Primitivo
Período Oriental Período Grego Período Romano
Período Medieval Período do Renascimento Período Moderno
Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio(Joâo Amós Comenius).
Intuiu esse mestre que a criança em primeiro lugar e o estudante em geral, merecem cuidados especiais para efetivação de uma aprendizagem mais produtiva e deleitosa, devido à imaturidade de recursos racionais e da inexperiência da idade.
Essa descoberta revolucionária valeu ao monge João Comênio (Amós Comenius), o título de: "Pai da Pedagogia".
Desde então, o ensino transformou-se paulatinamente, alimentado por novas propostas educativas iluminadas, em destaque a do francês Jean Jacques Rousseau no século XVIII.
Os métodos de ensino sucederam-se uns aos outros, sempre no intuito de apresentar ao aluno uma aprendizagem de acordo com a sua faixa etária.
No decorrer do tempo, a Pedagogia, com seus objetivos e currículo pertinentes florescia, sempre direcionada à eficiência e eficácia do ensino, tomando por fim forma de curso, emancipando-se na Europa e nos Estados Unidos.
Vamos enfocar a História da Pedagogia no Brasil. Período de 1549 a 1759: monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional.
Período de 1759 a 1932: coexistiam as vertentes religiosa e leiga (ecletismo, liberalismo e positivismo) da pedagogia tradicional.
Período de 1932 a 1969: a vertente vigente era a pedagogia nova (Fordismo, keynesianismo e a Nova Educação). Equilíbrio entre a Pedagogia Tradicional e a Pedagogia Nova.
A Pedagogia Nova predominou no período de 1947 a 1961 . Mas ela entra em crise e inicia-se a articulação da Pedagogia Tecnicista, no período de 1961 a 1969
Período de 1969 a 2001: predomínio da Constituição da Concepção Pedagógica Produtivista.
No período de 1991 a 2001, configura-se o Neoprodutivismo, e suas variantes: • Neoescolanovismo; Neoconstrutivismo; • Neo tecnicismo; • Qualidade Total e • Pedagogia Cooporativa.
Enfim, estamos construindo a história da pedagogia com o decorrer de nosso curso, e com as contribuições que levaremos a prática.