1 / 21

UNASP/EC Organização das Práticas Educativas Prof. Ms . Andressa Paiva

UNASP/EC Organização das Práticas Educativas Prof. Ms . Andressa Paiva. HISTÓRIA DA PEDAGOGIA. História da Pedagogia. A história da pedagogia tem sua origem e desenvolvimento na História da Educação.

kyria
Download Presentation

UNASP/EC Organização das Práticas Educativas Prof. Ms . Andressa Paiva

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNASP/ECOrganização das Práticas EducativasProf.Ms. Andressa Paiva HISTÓRIA DA PEDAGOGIA

  2. História da Pedagogia A história da pedagogia tem sua origem e desenvolvimento na História da Educação. A palavra Pedagogia tem origem na Grécia Antiga, paidós (criança) e agogé (condução) é a teoria e ciência da educação e a arte de ensinar. 

  3. O termo pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era o escravo que conduzia os meninos até o paedagogium .

  4. Na Grécia antiga, o velho pedagogo (παιδαγωγός) com sua lanterna (O O saber), conduzia a criança (παιδόσ) até a palestra (παλαίστρα) e exigia que ela realizasse as lições recomendadas. Essa criança tinha a idade entre sete e quatorze anos e era sempre do sexo masculino. Faixa etária que corresponde hoje à das crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos no Brasil.

  5. No entanto, o termo pedagogia, designante de um fazer escravo na Hélade(parte continental da Grécia), somente generalizou-se na acepção (entendimento) de elaboração consciente do processo educativo a partir do século XVIII, na Europa Ocidental.

  6. A Pedagogia tende portanto, para um objetivo prático definido, através de meios (processos e técnicas de ensino) eficientes para alcançá-los. Período Primitivo

  7. Período Oriental Período Grego Período Romano

  8. Período Medieval Período do Renascimento Período Moderno

  9. Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio(Joâo Amós Comenius).

  10. Intuiu esse mestre que a criança em primeiro lugar e o estudante em geral, merecem cuidados especiais para efetivação de uma aprendizagem mais produtiva e deleitosa, devido à imaturidade de recursos racionais e da inexperiência da idade.

  11. Essa descoberta revolucionária valeu ao monge João Comênio (Amós Comenius), o título de: "Pai da Pedagogia".

  12. Desde então, o ensino transformou-se paulatinamente, alimentado por novas propostas educativas iluminadas, em destaque a do francês Jean Jacques Rousseau no século XVIII.

  13. Os métodos de ensino sucederam-se uns aos outros, sempre no intuito de apresentar ao aluno uma aprendizagem de acordo com a sua faixa etária.

  14. No decorrer do tempo, a Pedagogia, com seus objetivos e currículo pertinentes florescia, sempre direcionada à eficiência e eficácia do ensino, tomando por fim forma de curso, emancipando-se na Europa e nos Estados Unidos.

  15. Vamos enfocar a História da Pedagogia no Brasil. Período de 1549 a 1759: monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional.

  16. Período de 1759 a 1932: coexistiam as vertentes religiosa e leiga (ecletismo, liberalismo e positivismo) da pedagogia tradicional.

  17. Período de 1932 a 1969: a vertente vigente era a pedagogia nova (Fordismo, keynesianismo e a Nova Educação). Equilíbrio entre a Pedagogia Tradicional e a Pedagogia Nova.

  18. A Pedagogia Nova predominou no período de 1947 a 1961 . Mas ela entra em crise e inicia-se a articulação da Pedagogia Tecnicista, no período de 1961 a 1969

  19. Período de 1969 a 2001: predomínio da Constituição da Concepção Pedagógica Produtivista.

  20. No período de 1991 a 2001, configura-se o Neoprodutivismo, e suas variantes: • Neoescolanovismo; Neoconstrutivismo; • Neo tecnicismo; • Qualidade Total e • Pedagogia Cooporativa.

  21. Enfim, estamos construindo a história da pedagogia com o decorrer de nosso curso, e com as contribuições que levaremos a prática.

More Related