1 / 36

Processo Admissional

Processo Admissional. Após o candidato ter passado pela fase de seleção , deve iniciar o procedimento para contratação do candidato . O candidato deve realizar o exame médico admissional , a fim de que seja constatada sua aptidão ou inaptidão para o exercício de suas funções.

laith-nunez
Download Presentation

Processo Admissional

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Processo Admissional Após o candidato ter passado pela fase de seleção, deve iniciar o procedimento para contratação do candidato. O candidato deve realizar o exame médico admissional,a fim de que seja constatada sua aptidão ou inaptidão para o exercício de suas funções.

  2. Exame Admissional

  3. Exame Admissional O Exame Admissional é um exame médico simples e obrigatório, solicitado pelas empresas antes de firmar a contratação de um funcionário com carteira assinada. O exame médico admissional está previsto no artigo 168 da CLT.

  4. Exame Admissional O exame admissional não são permitidos testes de gravidez, de esterilização e exame de HIV (AIDS), por serem considerados práticas discriminatórias. O simples resultado positivo em um exame anti-HIV não é motivo suficiente para que o trabalhador seja demitido. Se esse fato vier a ocorrer, estará caracterizada a atitude discriminatória do empregador, o que é vedado pelo art. 7º, inciso I, da Constituição Federal.

  5. Exame Admissional Portaria 1.246 / 2010 do Ministério do Trabalho e Emprego, Art. 2º: "Não será permitida, de forma direta ou indireta, nos exames médicos por ocasião da admissão, mudança de função, avaliação periódica, retorno, demissão ou outros ligados à relação de emprego, a testagem do trabalhador quanto ao HIV.

  6. Proibição de Documentos Há documentos que não podem ser exigidos, o MTE ressalta a proibição, contida na Lei nº 9029/95, da adoção de qualquer prática discriminatória e limitativapara efeito de acesso à relação de emprego ou a manutenção dela, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade.

  7. Documentos O candidato considerado apto através do “atestado de saúde ocupacional – ASO” deve apresentar a empresa os documentos admissionais solicitados para registro da admissão. Normalmente é fornecido ao candidato um documento com a relação de todos os itens solicitados pelo empregador para registro admissional, seja sob a forma original ou fotocópia.

  8. Estrutura do Processo Admissional

  9. Livro ou Ficha de Registro de Empregado É o documento que terá todas as informações do empregador e do empregado, principalmente admissão, cargo, salário, horário e local de trabalho, será atualizado todas as vezes que houver novas informações, tais como férias, auxílio doença, entre outras.. Tanto o livro quanto à ficha são registrados pelo Fiscal do Trabalho quando de sua visita.

  10. Registro do Empregado Art. 41 CLT - Em todas as atividades será obrigatório para o empregador o registro dos respectivos trabalhadores, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho. (Redação dada pela Lei n.º 7.855-, de 24-10-89, DOU 25-10-89)

  11. Registro do Empregado O empregado deverá ser registrado no momento em que passar a prestar serviço à empresa. “NÃOEXISTE PRAZO DE TOLERÂNCIA PARA O REGISTRO”.

  12. Ficha de Registro de Empregados

  13. Carteira de Trabalho e Previdência Social É o documento utilizado pelo trabalhador para ser registrado pelo empregador. Deve constar os dados de identificação do empregador e as informações básicas da contratação (cargo, admissão, registro e remuneração). A entrega deve ser feita contra recibo e o registro num prazo de 48 (quarenta e oito) horas. Além do momento da admissão deve ser a CTPS atualizada nas férias, data base, rescisão contratual ou quando solicitado pelo empregado. É imprescindível a apresentação da CTPS no momento do início da atividade

  14. Preenchimento da Carteira de Trabalho Carteira de Trabalho: Para registrar o empregado, serão necessárias as seguintes anotações na carteira de trabalho, que deverá ser devolvida no prazo máximo de 48 horas: Preencher na página contrato de trabalho: Anotar os dados da empresa, cargo, data de admissão e remuneração específica. Caso o candidato tenha registro de outra empresa, verificar se foi dada a baixa desse registro anterior, caso não o tenha feito, informar ao candidato. Obs.: O empregado pode trabalhar em outra empresa, desde que, seja em horários diferentes.

  15. Preencher – Opção pelo FGTS a) Data da opção - será a mesma data de admissão do funcionário. b) Banco Depositário – Nome do Banco onde será depositado o FGTS. c) Agência – Nº da Agencia depositária. d) Praça – Cidade em que esta localizada a agência e) Estado – A Unidade de Federação onde se situa o banco f) Empresa – Nome da Empresa

  16. Opção pelo FGTS

  17. Anotações Gerais

  18. Retenção de Documentos - Impossibilidade A empresa, necessitando dos documentos, terá o prazo de 5 (cinco) dias para extrair os dados necessários e devolvê-los aos empregados. A retenção dos referidos documentos constitui infrações penais, puníveis com pena de prisão simples de 1(um) a 3 (três) meses ou com multa (Lei nº 5.553/68).

  19. Recibo de entrega e devolução CTPS

  20. Cadastro do PIS Cadastro do PIS (se for o 1º emprego): CADASTRADO COMO PARTICIPANTE DO PIS EM ______/______/_________, SOB Nº ___________________TENDO CONTA NO BANCO_______________ AGENCIA_______________________ ENDEREÇO_______________________

  21. Cadastro do PIS deve ser efetuado pela empresa caso seja o primeiro emprego do funcionário, através da Caixa Econômica Federal. www.caixa.gov.br/voce/social/cadastro/cadastro_pis/index.asp

  22. Inscrição do Contribuinte Individual OBS.: Em caso de empregado doméstico, contribuinte individual, empregado Facultativo, Contribuinte Especial. O cadastro deve ser efetuado através: Inscrição do Contribuinte Individualwww.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html

  23. Contrato de Experiência O contrato de experiência é uma modalidade do contrato por prazo determinado, cuja finalidade é a de verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado. Da mesma forma, o empregado, na vigência do referido contrato, verificará se adapta-se à estrutura hierárquica dos empregadores, bem como às condições de trabalho a que está subordinado. • DURAÇÃO Conforme determina o artigo 445, parágrafo único da CLT, o contrato de experiência não poderá exceder 90 dias. • PRORROGAÇÃO O artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.

  24. Obrigatoriedade da Anotação na Carteira de Trabalho O contrato de experiência deve ser anotado na parte do "Contrato de Trabalho", bem como nas folhas de "Anotações Gerais".

  25. Prazo de contrato O prazo máximo de contrato de experiência é de 90(noventa) dias, ou seja, pode-se acorda-lo por qualquer prazo não superior a este(art. 445 §único da C.L.T). A contagem será feita em dias corridos, incluindo-se domingos e feriados.

  26. Termo de Contrato de Experiência Exemplo : Admitido a titulo de experiência pelo prazo de ___dias conforme contrato assinado entre as partes, ficando automaticamente prorrogado por mais ______dias em caso de não ser rescindido até o primeiro prazo. Carimbo e Assinatura do Empregador

  27. Anotação: Contrato de Experiência Exemplo : O portador foi admitido a título de experiência, por um prazo de _______dias, conforme contrato assinado na sua data de admissão em ____/_____/______. Carimbo e Assinatura do Empregador

  28. Rescisão contratual Se qualquer uma das partes, rescindir sem justa causa o contrato antes do término, não caberá aviso prévio, mas sim indenização prevista nos arts.479 e 480 CLT.

  29. CONVERSÃO DO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA EM CONTRATO A PRAZO INDETERMINADO Atingido o prazo fixado, o contrato de experiência se extingue, terminando automaticamente pelo decurso do prazo. Assim, se até o dia do término nenhuma das partes se manifestar, em sentido contrário,no dia imediato, referido contrato passará a vigorar pelo prazo indeterminado.

  30. Atualização das Fichas ou Livros de Registro O registro de empregados, feito em livro ou fichas, deverá estar sempre atualizado e numerado sequencialmente por estabelecimento cabendo ao empregador ou seu representante legal a responsabilidade pela autenticidade das informações nele contidas

  31. Autenticação Os livros ou fichas de registro deverão ser autenticados junto à DRT ou por outros órgãos As empresas que estiverem iniciando as suas atividades terão o prazo de 30 dias para autenticação a partir da admissão do primeiro empregado

More Related