150 likes | 440 Views
Universidade Federal de Rondônia – Unir Campus de Presidente Médici – Curso de Engenharia de Pesca. Tânia Olinda Lima. Utilização do anestésico na piscicultura. Presidente Médici, 30 de julho de 2013. Utilização do anestésico na piscicultura.
E N D
Universidade Federal de Rondônia – Unir Campus de Presidente Médici – Curso de Engenharia de Pesca Tânia Olinda Lima Utilização do anestésico na piscicultura Presidente Médici, 30 de julho de 2013.
Utilização do anestésico na piscicultura • A aquicultura, na qual está inserida a piscicultura, é o segmento da produção animal que mais cresce no cenário mundial atual (ONO E KUBITZA, 2003). Imagens da Base de Piscicultura.
Utilização do anestésico na piscicultura • Os peixes são facilmente estressados durante o manejo e transporte, e o simples contato dos animais com o ar atmosférico, durante a biometria, é suficiente para desencadear uma reação de estresse (MCGEE & CICHRA, 2002).
Utilização do anestésico na piscicultura • Substâncias anestésicas são frequentemente utilizadas para reduzir a hipermotilidade, que é uma fonte considerável de machucaduras durante procedimentos de manejo e/ou transporte (INOUE et al., 2003; VIDAL et al., 2006).
Utilização do anestésico na piscicultura • A indução deve levar de 1 a 3 minutos e a recuperação não deve ultrapassar 5 minutos, quando se considera a anestesia necessária à biometria (ROUBACH & GOMES, 2001).
Utilização do anestésico na piscicultura • O chamado “óleo-de-cravo” é um produto vegetal muito conhecido, que já teve mais aplicações do que hoje na medicina popular (LAPEMM, 2005).
Utilização do anestésico na piscicultura • É um composto fenólico resultado da destilação das folhas, flores (incluindo talos) das árvores de cravo da Índia (SyzgiumAromaticum), sendo a substância ativa o eugenol, com concentração que varia de 70 a 95% da composição total do óleo essencial do cravo (MAZZAFERA, 2003).
Utilização do anestésico na piscicultura • Os estudos sobre a utilização do eugenol, como anestésico em aquicultura, surgiram da necessidade de se encontrar novas substâncias eficazes, seguras e de baixo custo (ROUBACH et al., 2005).
Utilização do anestésico na piscicultura • Alguns estudos já relatam o êxito em utilizar o eugenol como anestésico para: Tambaqui Colossoma macropomum (ROUBACH et al., 2005) Matrinxã Brycon cephalus(INOUE et al., 2003) Pintado Pseudoplatystoma corruscans (VIDAL et al., 2006) Jundiá Rhamdia quelen(CUNHA et al., 2006)
Biometria – Base de PisciculturaProcedimentosPresidente Médici - Unir
Procedimentos - Diluição do eugenol no álcool. -Introduz dentro do local onde os peixes serão colocados.
Procedimentos - Mistura com as mãos para que homogeneíze a solução com água do recipiente. - Com um puçá captura o peixe e o introduz na solução.
Procedimentos - Notado a anestesia no peixe, o leva até a bancada de medidas biométricas. - Aguarda alguns instantes, de modo que varia conforme o peso e tamanho do animal.
“O cultivo de qualquer animal baseia-se em informações extraídas em duas instâncias. Na primeira, conseguem-se as informações a partir das observações do organismo no seu próprio ambiente natural. Na segunda instância, o organismo é objeto da tentativa de cultivo, tendo como ponto de partida o conhecimento biológico.” (GARUTTI, 2003) Tânia Olinda Lima tania_olinda@hotmail.com Cel.: (69)9960-3125 (69)9290-9316