1 / 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA. PROJETO DE PESQUISA: A C ONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE, O QUE A TV TEM COM ISSO? Por : Luciana de Souza Ávila Bartholomeu Disciplina : EDU03080 – Pesquisa em Educação

lilike
Download Presentation

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULFACULDADE DE EDUCAÇÃOCURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA PROJETO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE, O QUE A TV TEM COM ISSO? Por: Luciana de Souza Ávila Bartholomeu Disciplina: EDU03080 – Pesquisa em Educação Professora:   Liliana Maria Passerino (lpasserino@gmail.com) Estagiária: Renata Costa de Sá Bonotto (bonotto.renata@gmail.com) Monitora:Desiree Marcelo (desiree.medu@yahoo.com.br)

  2. ESCOLA + SUJEITOS + TV = RELAÇÃO AMISTOSA? A televisão há muito tempo faz parte do cotidiano das pessoas, com isso, assume um papel importantíssimo na construção da subjetividade das crianças. Esse papel, geralmente é exercido de forma implícita o que acarreta algumas análises sobre as consequências na infância.

  3. PROBLEMA DA PESQUISA De que maneira a televisão colabora para a construção da subjetividade das crianças de 5 a 6 anos ?

  4. SUBJETIVIDADE, O QUE É ISSO? “O termo subjetividade está diretamente relacionado às experiências que o sujeito faz de si mesmo, num jogo de verdade em que é fundamental a ‘relação consigo’”. (FISCHER, 2002, p. 154).

  5. OBJETIVOS Compreender a relação entre CRIANÇA X TV. Descobrir que tipos de marcas identitárias são construídas a partir da TV. De que forma essa subjetividade construída aparece na escola, na sala de aula e na relação com os colegas.

  6. METODOLOGIA Pesquisa qualitativa com ênfase no Estudo de caso. Opesquisador tem pouco controle sobre os eventos; Surge da necessidade de compreender os fenômenos sociais complexos; O objetivo do estudo de caso é explorar, descrever, explicar, avaliar e/ou transformar.

  7. INSTRUMENTOS Observação participativa artificial: o pesquisador participa do grupo, se incorpora a ele, e se comporta como um membro a mais, com a finalidade da pesquisa. Período: 2 meses Sujeitos observados: 2 turmas de Jardim B - Uma escola privada e uma escola pública.

  8. INSTRUMENTOS Entrevista coletiva informal: a fim de obter depoimentos mais espontâneos. Realização: 2 vezes no período de 2 meses Sujeitos entrevistados: 2 turmas de Jardim B - Uma escola privada e uma escola pública. • Que tipo de programas a turma gosta de assistir na TV? • Quais os desenhos de que mais gostam? • E os personagens, dos desenhos e dos filmes, quais vocês gostariam de ser? Porque? • Vamos desenhar esse personagem? • O que a turma acha do Cirilo, do Jaime e da Maria Joaquina da novela Carrosel? • Que personagem, de todos que já viu você acha mais bonito? Por que?

  9. A Tv não é só mais uma fonte de lazer e informação, pois trata-se de um lugar extremamente poderoso no que tange à produção e à circulação de uma série de valores, concepções e representações (FISCHER, 2002) A TV é a mesma para todas as crianças, ou ajuda a ampliar a exclusão social? “O melhor que se produz em televisão para criança é restrito a um público mínimo, os demais tem que se contentar com a pobre programação da TV aberta”. (MAGALHÃES, 2003) Os artefatos culturais Segundo SABAT (2004), alguns mecanismos são apresentados a fim de “ditar” um padrão. Artefatos culturais, como os filmes da Disney, tornaram-se recursos pedagógicos de produção e transmissão de conhecimentos e saberes, fazendo parte de um amplo e eficiente currículo cultural.

  10. REFERÊNCIAS FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) Tv. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n.1, p. 151-162, jan/jul. 2002. MAGALHÃES, Cláudio M. Criança e televisão: uma relação superpoderosa. In: In: JACOBY, Sissa (org.) A criança e a produção cultural: do brinquedo à literatura. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003. SABAH, Ruth. Mocinhas estranhas e monstros normais nos filmes da Disney. In: SETTON, Maria da Graça Jacintho (org.). A cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume, 2004. P. 123-135

More Related