1 / 6

Formação da Comunidade, da Sociedade e da Cidadania.

Formação da Comunidade, da Sociedade e da Cidadania. Da Comunidade às Sociedades Humanas. Comunidades é um agrupamento de pessoas, tendo características como: a homogeneidade, afetividade, consenso e limitação espacial.

linda-hicks
Download Presentation

Formação da Comunidade, da Sociedade e da Cidadania.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Formação da Comunidade, da Sociedade e da Cidadania.

  2. Da Comunidade às Sociedades Humanas. Comunidades é um agrupamento de pessoas, tendo características como: a homogeneidade, afetividade, consenso e limitação espacial. Homogeneidade: Tem como característica tradições passadas de geração em geração, fazendo assim com que aja uma semelhança no modo de pensar e agir de uma comunidade. Afetividade: São contatos sociais primários e diretos. Ex: afeto familiar, afeto de amizade. Consenso: As pessoas de uma comunidade são quase sempre dos mesmos laços de linhagem família, procurando assim não provocar conflitos. Limitação espacial: São aldeias, quase sempre isoladas da sociedade.

  3. A descaracterização das comunidades. Nas comunidades primitivas e atuais, ainda se mantêm as características de contatos sociais diretos e primários, espontâneos, afetivos, entre os seus componentes que procuram preservar a homogeneidade e o consenso, no grupo social. Numa comunidade virtual, o contato não é físico, a comunicação é eletrônica, as primeiras interações são por interesses comuns, geralmente as pessoas buscam suprir suas carências em “bate papos” e, muitas vezes, a conversa acontece com um ser idealizado, pois o indivíduo não sabe, de fato, com quem está dialogando. Numa comunidade real, os contatos são diretos e deles podem nascer uma identificação de valores, uma afinidade de princípios, um sentimento de afetividade.

  4. As sociedades humanas Uma das características próprias das comunidades é a homogeneidade, efetividade e o consenso, por outro lado as pessoas são atribuídas ás propriedades de heterogeneidade, interdependência e racionalidade, acontecem conflitos e hostilidades por causa da competição entre as pessoas na sociedade. A sociedade é feita em um determinado espaço geográfico, por pessoas que se uniram para produzir os meios necessários de sobrevivência, para que seja preservada são criadas leis e regulamentos com a finalidade de manter as pessoas em bom convívio. Karl Marx era contra o estado e dizia que a sociedade era apenas um instrumento de manipulação das classes dominantes, Mikhail Bakanim também era contra e dizia que o estado é a fonte de todos os males, por isso deveria ser abolido.

  5. Perguntas: 1) Nas comunidades, prevalecem as tradições familiares, visto que entre suas características, encontram-se a homogeneidade e a afetividade. Explique por que nos grandes centros urbanos as comunidades tendem a se desagregar. Porque elas lutam por um espaço ou condição social, as comunidades competem, causando um choque de interesses, que as vezes pode resultar em violência. 2) Explique por que razão as Comunidades de Canudos, na Bahia, e a do Caldeirão, no Ceará, foram destruídas pelas forças repressoras do Estado, sob a alegativa de que era, “antros de fanáticos religiosos”, e por que a religiosidade de Juazeiro do Norte e a de Canide foram e são estimuladas.

  6. As comunidades de Canudos ,e a do Caldeirão eram contra o estado, enquanto as de Juazeiro do Norte e Canindé foram estimuladas por favorecerem o estado e a alta sociedade. 3) Para Bertold Brecht poeta alemão, o pior analfabeto é o analfabeto político. Associe esse pensamento ao de Lima Barreto, “ O Brasil não tem povo, tem público”, e analise a importância do indivíduo ser um cidadão. O povo seria as pessoas que são alfabetizadas politicamente,sabem e entendem a política,mas a maioria das pessoas são o "público" que não tem consciência da política.O indivíduo sendo cidadão ele sabe bem como a política é importante para a nossa sociedade,pois nos faz escolher corretamente quem irá governar nosso país.

More Related