1 / 16

Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 E-mail : sergio.joinville@gmail

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Penha - SC. Nomes e Símbolos do Espírito Santo. Li ç ão 2 – 10 de Abril de 2011. Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 E-mail : sergio.joinville@gmail.com BLOG :http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN : sergiolenz@hotmail.com.

lorant
Download Presentation

Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 E-mail : sergio.joinville@gmail

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Igreja Evangélica Assembléia de Deus Penha - SC Nomes e Símbolos do Espírito Santo Lição 2– 10 de Abril de 2011 Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 E-mail: sergio.joinville@gmail.com BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN: sergiolenz@hotmail.com

  2. Lição 2 10 de Abril de 2011 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba sobre ele (Mt 3:16). Nomes e Símbolos do Espírito Santo Texto Áureo VERDADE PRÁTICA A pluralidade dos nomes e símbolos do Espírito Santo revela sua divindade, obra e ministério na vida da Igreja de Cristo.

  3. Esboço da Lição: 1 – A PLURALIDADE DOS NOMES DO ESPÍRITO SANTO 2– OS SÍMBOLOS BÍBLICOS 3 – OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

  4. I N T R O D U Ç Ã O Nesta lição estudaremos os nomes e símbolos do Espírito Santo. Por que este assunto é tão importante? Os nomes e símbolos do Espírito Santo revelam seu caráter e obra. Vamos lá?

  5. Para começar:

  6. I - A PLURALIDADE DOS NOMES DO ESPÍRITO SANTO 1.1 – Nomes do Espírito Santo relacionados à Trindade: O Espírito é chamado Deus, porque a Divindade pertence às três pessoas da Trindade; Ele é chamado Espírito de Deus, porque é enviado pelo Pai (Jo 15.26); Ele é chamado Espírito de Deus, porque é promessa do Pai (At 1.4); a importância do nome está na identificação com o Pai e revela a relação íntima com Ele (1 Co 3.16).[1] [1] Cf. PEARLMAN, Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p. 180.

  7. I - A PLURALIDADE DOS NOMES DO ESPÍRITO SANTO 1.2 – O Consolador: O termo “consolador” vem do latim “advocatus”. Em 1 João 2.1, Cristo é o paracleto do cristão para com o Pai, quando esse peca. No original, “parákletos” significa “chamado para ficar ao lado e ajudar”. O Espírito Santo é o paracleto que habita no cristão, a fim de ajudá-lo em sua ignorância e incapacidade (Rm 8.26,27; Jo 14.16,26l; 15.26; 16.7).

  8. I - A PLURALIDADE DOS NOMES DO ESPÍRITO SANTO 1.3 – O Espírito da Verdade: Quando Ele se manifesta como Espírito da Verdade, revela-se como a expressão exata do que o Evangelho apresenta. Cristo declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida” (Jo 14.6). O Espírito Santo é o antídoto do “espírito do erro e da mentira que está no mundo” (1 Jo 4.6; 5.6). A Igreja é co-participante com o Espírito Santo na dispensação da graça, por isso Paulo a chama de coluna e firmeza da verdade (Tm 3.15). O “espírito do erro” opera em toda parte (2 Ts 2.11), o “Espírito da Verdade” o combate (Jo 14.17; 15.26; 16.13; 1 Jo 5.6).[1] [1] Cf. PEARLMAN, Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p. 183.

  9. I - A PLURALIDADE DOS NOMES DO ESPÍRITO SANTO 1.4 – Espírito da Graça: Estamos na dispensação da graça ou do favor imerecido de Deus. O executivo dessa dispensação é o Espírito Santo, e os seus beneficiados são os homens. Paulo, escrevendo a Tito, diz: “pois a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11). Resistir ao chamado do Espírito da Graça significa insultar a Deus e desprezar a sua disposição de libertar e salvar o pecador (Hb 10.29).[1] [1] BANCROFT, E. H. Teologia elementar: doutrinária e conservadora. São Paulo: IBR, 2001, p. 191.

  10. I - A PLURALIDADE DOS NOMES DO ESPÍRITO SANTO 1.5 – Espírito de Vida: O Espírito Santo não é apenas o Espírito vivificador, mas também o Espírito que transmite a vida. “Porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” (Rm 8.2).

  11. II - OS SÍMBOLOS BÍBLICOS 2.1 – A Bíblia e os Símbolos: TIPOLOGIA É o estudo das figuras e símbolos da Bíblia, com os quais Deus procura mostrar, por meio de coisas terrestres as coisas espirituais. Visto a incapacidade da mente humana de compreender as coisas divinas, nos mesmos termos encontramos no Antigo Testamento Deus falando das glórias celestiais através de coisas terrestres, ou sejam, TIPOS, ou o que revelam o ANTI-TIPO. Não se pode conhecer o ANTI-TIPO, sem antes conhecer o TIPO.

  12. II - OS SÍMBOLOS BÍBLICOS 2.2 – Jesus utilizou alguns símbolos: alimento Palavra luz e farol espada mel

  13. III - OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO 3.1 – Fogo (Lc 3:16): • Deixemos que o fogo do Espírito Santo: • Ilumine. • Purifique. • Santifique. • Aqueça. • Limpe. • Demonstre a presença divina em nós. • Destrua fortalezas. • Endureça nossa resistência. • Amoleça nosso coração.

  14. III - OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO 3.2 – Água, rio e chuva (Jo 7:37,38): A água é indispensável à preservação da vida. Um ser humano é composto de 60% água. Se houver desidratação provocada por vômitos ou diarréia, a pessoa corre o risco de perder a vida física. De modo similar, o Espírito Santo é indispensável à nossa vida espiritual. Nascemos de novo Dele; bebemos continuamente Dele; através Dele preservamos continuamente nossa vida espiritual; através do Espírito Santo nos tornamos vigorosos e fortes, podendo desfrutar vida plena sem jamais sentir sede.

  15. III - OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO 3.3 – Selo (2 Co 1:21,22; Ef 1:13) • O selo: • Dá registro. • Reflete propriedade. • Seu lacre garante inviolabilidade. • Traz a marca de garantia.

  16. C O N C L U S Ã O Mediante o estudo dos nomes e símbolos do Espírito Santo, aprendemos mais sobre a sua obra e o seu caráter. Quando entregamos nossas vidas a Jesus Cristo, crendo nEle como Salvador pessoal, o Espírito Santo passa a habitar em nós. Ele é a nossa garantia de que somos do SENHOR. Pertencemos a Deus! Vivamos então de maneira santa, agradando ao SENHOR e ao Espírito Santo que habita em nós.

More Related