140 likes | 376 Views
Compras e dívidas a pagar Descrição e conteúdo da área. Neste tema analisaremos um amplo grupo de contas. Assim, as rubricas genéricas compras de bens e serviços e dívidas a pagar abarcam os seguintes grupos:
E N D
Compras e dívidas a pagarDescrição e conteúdo da área Neste tema analisaremos um amplo grupo de contas. Assim, as rubricas genéricas compras de bens e serviços e dívidas a pagar abarcam os seguintes grupos: Compras: As compras destinam-se a registar o custo das aquisições de matérias-primas e de bens aprovisionáveis destinados a consumo ou venda (independentemente de facturas dos fornecedores terem ou não chegado à empresa) Fornecedores: Regista os movimentos com os vendedores de bens e serviços, com excepção dos destinados a imobilizado (26.1)
Compras e dívidas a pagarDescrição e conteúdo da área Empréstimos obtidos: Regista dos empréstimos obtidos, com excepção dos incluídos na conta 25 ”accionistas”; Estado e outros entes públicos: Registam-se as relações com o Estado, autarquias locais e outros entes públicos que tenham a característica de impostos e taxas; Accionistas: As operações relacionadas com os titulares de capital e com as empresas relacionadas; A parte credora da conta 26: Fornecedores de imobilizado, Pessoal, sindicatos, consultores, assessores, credores diversos e adiantamento por conta de vendas.
Compras e dívidas a pagarCritérios valorimétricos Compras: As existências serão valorizadas ao custo de aquisição; Considera-se como custo de aquisição de um bem a soma do respectivo preço de compra com os gastos suportados directa ou indirectamente para o colocar no seu estado actual e no local de armazenagem.
Compras e dívidas a pagarCritérios valorimétricos Os critérios de valorimetria final das dívidas a pagar relacionadas com operações em moeda estrangeira devem ser: - Câmbio fixado ou câmbio garantido; - Preço de mercado ou seja câmbio à data do balanço; (se não existir qualquer um dos anteriores). O tratamento de diferenças de câmbio relacionadas com dívidas a pagar relacionadas com transacções correntes é a seguinte:
Compras e dívidas a pagarCritérios valorimétricos Valorimetria das dívidas a pagar: Diferença câmbio Potencial Não Favorável ? Reconhece custo financeiro (conta 685) Sim Não Dívida MLP ? Reconhece proveito financeiro (conta 785) Sim Não Ganho Reversível ? Reconhece proveito financeiro (conta 785) Sim Princípio da Prudência Difere o proveito (conta 27.4.8.2)
Compras e dívidas a pagarObjectivos da auditoria Comparar o saldo médio de compras para os últimos meses do período com o do ano anterior. (PSRA) Comparar os acréscimos de custos com compras no final do exercício com a percentagem total das compras do exercício e a percentagem dos débitos de fornecedores com o exercício anterior. (PSRA) Assegurar que as compras de valores significativos são desencadeadas com a elaboração de pedidos de encomenda devidamente autorizados. (PC) Verificar se as contas de fornecedores são regularmente reconciliadas (PC)
Compras e dívidas a pagarObjectivos da auditoria Confirmar que existe uma adequada segregação de funções ao nível de quem encomenda, quem recebe as mercadorias e confere as facturas dos fornecedores, quem emite notas de débito a fornecedores, quem movimenta essas contas na contabilidade e quem prepara as reconciliações das contas correntes. (PC) Verificar a concordância entre os saldos de abertura e os saldos finais do exercício anterior (OPS) Confrontar os preços unitários de venda dos produtos com o respectivo preço unitário de custo. Caso os preços de venda estejam abaixo do preço de custo, para cada família de produtos, confirmar se foram constituídas provisões específicas para o efeito. (OPS) Testar a conversão dos débitos em moeda estrangeira ao câmbio de final de ano, certificando a contabilização das diferenças de câmbio apuradas. (OPS)
Compras e dívidas a pagarObjectivos da auditoria Para uma amostra de pagamentos efectuados próximo do final do exercício (antes e depois), executar teste de "cut-off“. (PSRA). Confirmação de saldos de dívidas a pagar (PSRA) Porque se faz a circularização? Quem deve ser circularizado? Quando deve ser efectuada a circularização? Como se faz a circularização?
Custos com pessoal Objectivos da auditoria: • Os procedimentos contabilísticos e as medidas de controlo interno relacionadas com os custos com pessoal são adequadas e estão a ser aplicadas. • Os custos com pessoal dizem respeito ao período de exame e estão adequadamente apresentados nas demonstrações financeiras. • Todas as informações pertinentes estão adequadamente divulgadas em anexo.
Custos com pessoal - Programa de trabalho Justificar e analisar variações anormais ou pouco usuais entre os custos do exercício e do exercício anterior e face aos valores orçamentados (PSRA) Em relação a cada trabalhador verificar se existe: um processo individual e uma ficha individual (PC) Confirmar se é feito um controlo, pelos responsáveis de gestão, em relação aos seguintes aspectos: custos com horas extraordinárias, férias, remunerações acima da média, deduções, etc. (PC) Confirmar a existência de conflitos ou litígios judiciais que possam originar passivos contingentes. Cruzar informação com respostas dos advogados da Empresa obtidas no âmbito da circularização e outras informações do próprio departamento de pessoal (OPS)
Custos com pessoal - Programa de trabalho Efectuar um Global - Check aos Encargos sobre Remunerações (OPS) Para uma amostra de trabalhadores seleccionada com base na folha de remunerações testar os cálculos e rigor dos descontos efectuados tendo por base a lei vigente: S.Social, IRS, Imposto do Selo. (OPS) Multiplicar o valor médio de remunerações pelo número médio de trabalhadores e comparar com valores registados nos custos com remuneração dos empregados (OPS)