220 likes | 346 Views
Alguns conceitos e palavras-chave para melhor ler os Novos Programas de Português para o Ensino Básico. Maria Encarnação Silva Escola Superior de Educação de Lisboa. Currículo.
E N D
Alguns conceitos e palavras-chave para melhor ler os Novos Programas de Português para o Ensino Básico Maria Encarnação Silva Escola Superior de Educação de Lisboa
Currículo Corpo de aprendizagens consideradas socialmente necessárias, num determinado tempo e situação, organizadas numa estrutura e sequência finalizadas, cuja organização e consecução compete à instituição escolar assegurar. Consubstancia o que socialmente, em cada época, se considera que deve ser ensinado e aprendido na escola. (in Roldão, M. C. et allia (2006). Currículo da Educação Básica – Recomendações para a sua operacionalização no 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, p.13)
Desenvolvimento Curricular Processo de concepção/construção de um currículo e operacionalização/desenvolvimento desse currículo em termos de acções e situações de ensino intencionais, planeadas para a apropriação das aprendizagens corporizadas no currículo. Implica gerir o currículo nacional ao nível da escola e da turma e planificar o trabalho curricular para cada situação. (idem)
Programas • Instrumentos do Currículo • Mutáveis • Contextualizados • Contributo para que as competências exigidas pela sociedade do momento sejam adquiridas • Mais ou menos perscritivos (in Roldão, M. C. et allia (2006). Currículo da Educação Básica – recomendações para a sua operacionalização no 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, p. 13)
Progressão O conceito de progressão adquire uma grande importância neste programa. É preciso para cada competência estabelecer a progressão entre resultados esperados de um ciclo para o outro; para cada resultado esperado estabelecer a progressão entre os descritores que contribuem para que esse resultado esperado seja atingido...
Progressão Articulação vertical – lógica de progressão do conhecimento vertical (progressão do conhecimento disciplinar). Articulação horizontal – lógica de harmonização e interacção da aquisição de conhecimentos num mesmo patamar de desenvolvimento da aprendizagem. (Roldão, M. C. (2009). Conferência Plenária Nacional PNEP. Costa da Caparica)
Progressão • O conceito de progressão mobiliza outros conceitos : • O conceito de zona de desenvolvimento próximo trazido por Vigotsky. • O conceito de aprendizagem significativa – cada aprendizagem adquire sentido se se integrar nos esquemas mentais já existentes. • O conceito de conhecimento prévio.
Progressão Implica: • Avaliação nas diferentes modalidades
Resultados esperados: Compreensão do oral, Programa pp 24-25 1º e 2º anos 3º e 4º anos Saber escutar, para organizar e reter informação essencial, discursos breves em português padrão e com algum grau de formalidade. Distinguir entre facto e opinião, informação implícita e explícita, o que é essencial do que é acessório. • Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e para cumprir ordens e pedidos . • Prestar atenção a breves discursos sobre assuntos que lhe são familiares, retendo o essencial da mensagem.
Competências • Entende-se por competências o conjunto dos conhecimentos e das capacidades que permitem a realização de acções, bem como a compreensão dos comportamentos de outrem. Programa de Português do Ensino Básico, 2009:15
Competências Mobilização, integrada e adequada, dos conhecimentos e saberes adquiridos que implica “uma combinatória de capacidades, conhecimentos, aptidões e atitudes apropriadas a situações específicas, requerendo também “a disposição para” e “o saber como” aprender”. (Comissão Europeia, 2004)
Competências linguístico-comunicativas São aquelas que permitem a um indivíduo agir, utilizando instrumentos linguísticos, para efeitos de relacionamento com os outros e com o mundo. As actividades linguísticas abrangem a competência comunicativa em língua oral ou escrita, em práticas de recepção ou de produção. ( Programas de Português do Ensino Básico, 2009:15)
Competência/Objectivo Questões: Competência substitui objectivo? O que é um objectivo? Objectivo é aquilo que pretendemos que o aluno aprenda , numa dada situação de aprendizagem , e face a um determinado conteúdo ou conhecimento. (Roldão, M. C. (2008). Gestão do Currículo e Avaliação de Competências. Editorial Presença)
Competência/Objectivo A competência é, no fundo, o objectivo último dos vários objectivos que para ela contribuem. Os objectivos devem orientar-se para a construção de competências. A competência é “o saber em uso” na acepção de Perrenoud por oposição ao saber inerte. (ibidem)
Conteúdos Os conteúdos são de natureza conceptual e descritiva e activam competências metalinguísticas, metatextuais e metadiscursivas, como resultado de uma reflexão pedagogicamente orientada sobre situações e usos particulares da língua e visando o conhecimento sistematizado da estrutura e das práticas do português-padrão. Programa de Português do Ensino Básico, 2009:16
Conteúdos Nos Novos Programas temos conteúdos de natureza diversa: • Declarativos: verbo, nome... • Procedimentais: tomada de notas, elaboração de grelhas e esquemas... • Procedimentais e declarativos ao mesmo tempo: o resumo...
Conteúdos Nos Novos Programas: • Há conteúdos que se repetem • Há conteúdos listados numa competência que podem ser trabalhados noutra competência e mobilizados depois (exemplo da inferência que aparece na leitura e pode ser trabalhada no oral) • Há conteúdos escritos com uma cor mais clara e outros com uma cor mais escura
Conteúdos e progressão • A progressão não é dada só pelo conteúdo mas pelos descritores relativos ao mesmo. Veja-se exemplo do adjectivo: • Distinguir nomes, verbos e adjectivos • Classificar e seriar • Identificar as características que justificam a inclusão ou exclusão de palavras numa classe • Explicitar regras de flexão adjectival • Mobilizar o saber adquirido na compreensão e expressão oral e escrita Programas de Português do Ensino Básico, 2009:49 e 56
Competências/Conteúdos As competências não excluem os conteúdos, pelo contrário, exigem uma apropriação sólida dos mesmos, organizados numa síntese integradora, apropriada pelo sujeito de modo a permitir-lhe convocar os conhecimentos face às diferentes situações e contextos. (Roldão, M. C. (2008:24).Gestão do Currículo e Avaliação de Competências. Lisboa: Editorial Presença)
Descritor de desempenho O descritor de desempenho apresenta-se como um enunciado sintético, preciso e objectivo, indicando o que se espera que o aluno seja capaz de fazer. Cada descritor cruza conteúdos programáticos com operações de diversa natureza (da ordem do saber-fazer, do saber-ser, do saber-estar, do saber-aprender e do saber declarativo). Programa de Português do EnsinoBásico,2009:17
Descritor de desempenho/Progressão • Os descritores de desempenho dão conta dos diferentes graus de proficiência dentro da competência . Isto significa que a competência se vai construindo, desenvolvendo e ampliando. • Ao longo dos diferentes ciclos há descritores de desempenho que se repetem, sendo a progressão dada pelo material linguístico que é utilizado e pela complexidade da tarefa.