1 / 38

I V Congresso Estadual de Alfabetização

I V Congresso Estadual de Alfabetização. O futuro da educação em Minas é a gente que escreve. Certificação Ocupacional de Professores Alfabetizadores. 1. Certificação ocupacional. CONCEITO.

malana
Download Presentation

I V Congresso Estadual de Alfabetização

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. I V Congresso Estadual de Alfabetização O futuro da educação em Minas é a gente que escreve

  2. Certificação Ocupacional de Professores Alfabetizadores 1

  3. Certificação ocupacional CONCEITO • A certificação ocupacional é um instrumento para estabelecimento de padrões de mérito e competência visando ao desenvolvimento profissional e ao aumento da eficácia do processo de ensino-aprendizagem.

  4. Certificação ocupacional FINALIDADE • Tem por finalidade atestar que os professores alfabetizadores atingiram o nível de desenvolvimento profissional requerido e possuem as condições exigidas para o adequado desempenho das atividades inerentes às suas atribuições, segundo padrões de competência sintonizados com as exigências e expectativas sociais atuais.

  5. Certificação e qualidade da educação “A qualidade de um sistema educacional não é capaz de ir além da qualidade dos seus professores” • Enquanto não pudermos garantir aos alunos que os educadores da escola em que estudam possuem as qualificações necessárias ao exercício do magistério, não poderemos falar em educação de qualidade.

  6. Processo de certificação “A aprovação no exame de certificação possibilitará promoção na carreira” • O exame de certificação avaliará, por meio de instrumentos adequados, os conhecimentos, competências e habilidades dos professores alfabetizadores.

  7. Padrões profissionais para o professor alfabetizador “Os padrões abrangem 8 áreas e 32 competências”

  8. São áreas de competência profissional: 1. Desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens. 2. Alfabetização e os conteúdos curriculares do ens. fundamental 3. O ensino e a avaliação da aprendizagem 4. Um ambiente de sala de aula propício à aprendizagem 5. Inclusão e educação especial 6. A escola e seu contexto social e legal 7. Tecnologia da informação e da comunicação 8. Desenvolvimento e responsabilidade profissional

  9. 1. Desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens Declaração “O Professor Alfabetizador entende como as crianças e jovens se desenvolvem, como seu progresso e bem estar são afetados por fatores sociais, religiosos, étnicos, culturais e lingüísticos e como esses processos afetam a aquisição das habilidades de ler, escrever, falar, escutar e observar. “

  10. 1. Desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens Competências

  11. 2. Alfabetização e os conteúdos curriculares Declaração “O Professor Alfabetizador tem compreensão satisfatória dos conceitos centrais e da dinâmica dos processos de aprendizagem de leitura, escrita e matemática e conhecimento seguro dos demais objetivos curriculares.”

  12. 2. Alfabetização e os conteúdos curriculares Competências

  13. 2. Alfabetização e os conteúdos curriculares Competências

  14. 3. O ensino e a avaliação da aprendizagem Declaração “Com base no seu conhecimento dos alunos, dos objetivos curriculares e dos processos de aprendizagem, o Professor Alfabetizador planeja e desenvolve uma variedade de atividades de ensino e de avaliação que são apropriadas ao ritmo e interesse dos alunos e que tornam a aprendizagem significativa e acessível.”

  15. 3. O ensino e a avaliação da aprendizagem Competências

  16. 3. O ensino e a avaliação da aprendizagem Competências

  17. 4. Ambiente da sala de aula propício à aprendizagem Declaração “O Professor Alfabetizador emprega sua compreensão da motivação e do comportamento do individuo e do grupo para criar um ambiente de aprendizagem seguro e respeitoso que estimula interações positivas e o interesse de cada aluno em todas as áreas da leitura e escrita e de outros conteúdos.”

  18. 4. Ambiente da sala de aula propício à aprendizagem Competências

  19. 5. Inclusão e educação especial Declaração “O Professor responde às experiências e necessidades que os alunos trazem para a escola por suas características pessoais, culturais e situação socioeconômica e, com base em conhecimento detalhado das condições que afetam o ritmo e extensão da aprendizagem, promove a socialização de todos os alunos incluindo aqueles com necessidades educacionais especiais. “

  20. 5. Inclusão e educação especial Competências

  21. 6. A escola e seu contexto social e legal Declaração “O Professor Alfabetizador fomenta relações de colaboração e respeito com as famílias, a comunidade e o sistema estadual de ensino para melhorar a qualidade da educação, promover o desenvolvimento comunitário e apoiar a aprendizagem e bem-estar dos alunos”

  22. 6. A escola e seu contexto social e legal Competências

  23. 7. Tecnologia da informação e da comunicação Declaração “O Professor emprega seu conhecimento da teoria e das técnicas da comunicação verbal e não-verbal e também das ferramentas da tecnologia da informação para apoiar o ensino e estimular o espírito investigativo. “

  24. 7. Tecnologia da informação e da comunicação Competências

  25. 8. Desenvolvimento e responsabilidade profissional Declaração O Professor Alfabetizador é membro responsável da equipe escolar, da comunidade profissional mais ampla e da categoria de servidor público, que procura desenvolvimento profissional e funcional e relações de colaboração com colegas para melhor implementar as diretrizes educacionais do sistema e os objetivos curriculares da escola.

  26. 8. Desenvolvimento e responsabilidade profissional Competências

  27. Programa de capacitação de professores dos anos iniciais do EF 2

  28. Capacitação em ensino de Ciências e Matemática INSTITUIÇÃO Universidade Federal de Viçosa (UFV)

  29. Capacitação em ensino de Ciências e Matemática PERÍODO De agosto a dezembro de 2008

  30. Capacitação em ensino de Ciências e Matemática OUTRAS INFORMAÇÕES • 1.240 vagas; • Professores de 2º, 3º e 4º anos do EF; • Carga-horária: 80 ha; • Duração: 2 semanas; • 2 técnicos por S.R.E

  31. 2 Rede Mineira de Formação de Educadores

  32. Rede Mineira de Formação de Educadores FINALIDADE Oferecer cursos de atualização, aperfeiçoamento, graduação, especialização e mestrado profissional, abrangendo a formação inicial, a complementação pedagógica e a formação continuada, nas modalidades presencial ou a distância.

  33. Rede Mineira de Formação de Educadores CONSTITUIÇÃO Instituições de ensino superior públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, sediadas em Minas Gerais, previamente credenciadas pela Secretaria de Estado de Educação.

  34. Rede Mineira de Formação de Educadores PROGRAMAS E CURSOS Têm por finalidade preparar os educadores para o exercício profissional competente, ampliando a compreensão e o domínio dos conhecimentos do seu campo de ação e instrumentalizando-os para executar de forma adequada e responsável as atribuições inerentes ao cargo que ocupa.

  35. Rede Mineira de Formação de Educadores CREDENCIAMENTO • habilitação jurídica, qualificação técnica e regularidade fiscal • cursos de licenciatura ou de complementação pedagógica regularmente constituídos • ter programa de pós-graduação avaliado pela Capes

  36. Rede Mineira de Formação de Educadores CATÁLOGO CURSOS • Identificação do Programa • Relação de cursos por instituição • Informações sobre os cursos: ementa, número de vagas, período e local de realização

  37. Rede Mineira de Formação de Educadores MATRÍCULA • O educador escolhe a instituição, o curso, o período e a localidade • Faz matrícula no sitio da Secretaria • Recebe diárias e ajuda para despesas de transporte

  38. ETAPAS DO PROGRAMA ETAPAS DA CERTIFICAÇÃO

More Related