1 / 25

PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS EM 2013

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE REGULAÇÃO. PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS EM 2013. AGENDAMENTO AUTOMÁTICO NO SISTEMA SIGA.

marcin
Download Presentation

PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS EM 2013

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULOSECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDECOORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTEREGULAÇÃO

  2. PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS EM 2013

  3. AGENDAMENTO AUTOMÁTICO NO SISTEMA SIGA Implantando no mês de fevereiro, o agendamento automático no Sistema SIGA é uma ferramenta que proporciona a captação dos dados dos pacientes que aguardam em filas de espera para consultas e exames, agendando-os em vagas livres de “primeira vez”. Essa ação diminui a perda primária* de vagas disponibilizadas e garante maior equidade na gestão das filas de espera, uma vez que respeita a ordem cronológica de inserção dos pacientes e as grades de referência pactuadas. Reduz ainda disputa de vagas entre unidades (“quem chegar primeiro, leva”). Permite ainda que a unidade solicitante faça a confirmação dos agendamentos através de tela específica, além da extração de relatórios. Apenas para as unidades da CRS Leste, houve um total de 282391 agendamentos no período de 08/02 a 30/11/2013, conforme veremos a seguir nas principais especialidades e procedimentos. *Perda primária: refere-se às vagas disponibilizadas para as quais não houve agendamento/ocupação.

  4. AGENDAMENTO AUTOMÁTICO NO SISTEMA SIGA Quantidade de agendamentos por STS – Fevereiro a Novembro/2013

  5. AGENDAMENTO AUTOMÁTICO NO SISTEMA SIGA Principais especialidades, entre consultas e exames, agendadas de Fevereiro a Novembro/2013 (83,6% do total):

  6. AGENDAMENTO AUTOMÁTICO NO SISTEMA SIGA Principais procedimentos, entre consultas e exames, agendados de Fevereiro a Novembro/2013 (90,5 % do total):

  7. CALL CENTER Implantando no mês de fevereiro, o Call Center da Rede Hora Certa é uma parceria feita entre a SMS a SECOM para a realização de contatos telefônicos através de uma central (156) com os pacientes agendados para consultas e exames, além de recadastramento de filas de espera. Para os pacientes agendados, o contato é feito com 15 dias de antecedência da data da vaga. Estas ações visam a redução dos altos índices de absenteísmo* e atualização de informações dos pacientes que ainda aguardam atendimento em consultas e exames especializados. É importante frisar que isso não exclui a necessidade das unidades de saúde atuarem permanentemente nos contatos e atualizações de dados com os pacientes sob sua responsabilidade. *Absenteísmo: pacientes agendados que não compareceram ao atendimento

  8. CALL CENTER REDE HORA CERTA – ATIVO Consolidado por Status de Atendimento de 01 a 30/11/2013 (MSP):

  9. CALL CENTER REDE HORA CERTA – ATIVO Consolidado por Status de Atendimento de 01 a 30/11/2013

  10. CALL CENTER REDE HORA CERTA MÓVEL – ATIVO Consolidado por Status de Atendimento de 01 a 30/11/2013

  11. CALL CENTER REDE HORA CERTA MÓVEL – ATIVO Consolidado por Status de Atendimento de 01 a 30/11/2013

  12. CALL CENTER RECADASTRAMENTO SAÚDE Consolidado por status de atendimento de 23/07 a 30/11/2013 (MSP)

  13. CALL CENTER RECADASTRAMENTO SAÚDE Consolidado por status de atendimento de 23/07 a 30/11/2013 (MSP)

  14. REDE HORA CERTA – UNIDADE MÓVEL Considerando as filas de espera do Município de São Paulo geradas ao longo dos últimos anos, totalizando mais de 800.000 pessoas aguardando para atendimento de consultas e exames no mês de janeiro/2013, uma das principais ações adotadas pela SMS foi a implantação de unidades móveis para realização dos principais exames em filas de espera, que são: • Colonoscopia • Endoscopia • Ecocardiograma • Eletroneuromiografia • Nasofibrolaringoscopia • Ultrassonografia Temos como meta a realização de cerca de 215.000 atendimentos em seis meses, tendo a primeira unidade iniciado em Ermelino Matarazzo no mês de agosto, sendo posteriormente transferida para São Mateus em novembro. Todas as STS da CRS Leste e algumas da CRS Sudeste serão contempladas na ação.

  15. REDE HORA CERTA – UNIDADE MÓVEL Exames ofertados na Unidade Móvel Leste entre agosto e dezembro/2013

  16. REDE HORA CERTA – UNIDADE MÓVEL

  17. REDE HORA CERTA – UNIDADE MÓVEL

  18. REDE HORA CERTA – UNIDADE MÓVEL

  19. FILAS DE ESPERA Comparativo entre as 10 maiores filas de espera de exames na CRS Leste no mês de janeiro e a situação em novembro/2013

  20. FILAS DE ESPERA Comparativo entre as 10 maiores filas de espera de consultas na CRS Leste no mês de janeiro e a situação em novembro/2013

  21. OFERTAS DE ESPECIALIDADES Comparativo entre as 10 maiores ofertas de exames na CRS Leste no mês de janeiro e a situação em outubro/2013

  22. OFERTAS DE ESPECIALIDADES Comparativo entre as 10 maiores ofertas de consultas na CRS Leste no mês de janeiro e a situação em outubro/2013

  23. FÓRUNS DE REDE Outra ação importante desenvolvida em 2013 foi a criação de fóruns de rede com a participação dos hospitais da região, independentemente da gestão (municipal, estadual, OSS). Tem sido um momento importante de reaproximação, articulação, vinculação, participação, pactuação e construção das Redes Regionais de Atenção à Saúde com representatividade de todos os níveis de atenção na região. As discussões foram iniciadas para a implantação da Rede Cegonha e Rede de Urgência e Emergência, estendendo-se em breve para outras redes de atenção.

  24. CONSIDERAÇÕES FINAIS • A Regulação é um processo dinâmico, que deve ser constantemente monitorado, revisado e atualizado de modo a subsidiar ações de planejamento, controle e avaliação; • Monitoramento contínuo da distribuição de ofertas de consultas e exames especializados na região com implementação local e de referências externas; • Ampliação dos serviços com regionalização da oferta; • Disponibilização e utilização da agenda informatizada por todas as unidades no Sistema SIGA, tanto módulo local quanto regulada; • Aprimoramento dos fluxos de referência e contrarreferência; • Reavaliação das filas de espera com longo tempo de espera (demanda reprimida) • Altos percentuais de absenteísmo regional e externo.

  25. A COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE AGRADECE A TODOS PELO EMPENHO E PARCERIA, SEMPRE BUSCANDO A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO SOB NOSSA RESPONSABILIDADE. “DO SUS QUE TEMOS PARA O SUS QUE QUEREMOS!” FELIZ 2014!

More Related