250 likes | 333 Views
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE REGULAÇÃO. PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS EM 2013. AGENDAMENTO AUTOMÁTICO NO SISTEMA SIGA.
E N D
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULOSECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDECOORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTEREGULAÇÃO
AGENDAMENTO AUTOMÁTICO NO SISTEMA SIGA Implantando no mês de fevereiro, o agendamento automático no Sistema SIGA é uma ferramenta que proporciona a captação dos dados dos pacientes que aguardam em filas de espera para consultas e exames, agendando-os em vagas livres de “primeira vez”. Essa ação diminui a perda primária* de vagas disponibilizadas e garante maior equidade na gestão das filas de espera, uma vez que respeita a ordem cronológica de inserção dos pacientes e as grades de referência pactuadas. Reduz ainda disputa de vagas entre unidades (“quem chegar primeiro, leva”). Permite ainda que a unidade solicitante faça a confirmação dos agendamentos através de tela específica, além da extração de relatórios. Apenas para as unidades da CRS Leste, houve um total de 282391 agendamentos no período de 08/02 a 30/11/2013, conforme veremos a seguir nas principais especialidades e procedimentos. *Perda primária: refere-se às vagas disponibilizadas para as quais não houve agendamento/ocupação.
AGENDAMENTO AUTOMÁTICO NO SISTEMA SIGA Quantidade de agendamentos por STS – Fevereiro a Novembro/2013
AGENDAMENTO AUTOMÁTICO NO SISTEMA SIGA Principais especialidades, entre consultas e exames, agendadas de Fevereiro a Novembro/2013 (83,6% do total):
AGENDAMENTO AUTOMÁTICO NO SISTEMA SIGA Principais procedimentos, entre consultas e exames, agendados de Fevereiro a Novembro/2013 (90,5 % do total):
CALL CENTER Implantando no mês de fevereiro, o Call Center da Rede Hora Certa é uma parceria feita entre a SMS a SECOM para a realização de contatos telefônicos através de uma central (156) com os pacientes agendados para consultas e exames, além de recadastramento de filas de espera. Para os pacientes agendados, o contato é feito com 15 dias de antecedência da data da vaga. Estas ações visam a redução dos altos índices de absenteísmo* e atualização de informações dos pacientes que ainda aguardam atendimento em consultas e exames especializados. É importante frisar que isso não exclui a necessidade das unidades de saúde atuarem permanentemente nos contatos e atualizações de dados com os pacientes sob sua responsabilidade. *Absenteísmo: pacientes agendados que não compareceram ao atendimento
CALL CENTER REDE HORA CERTA – ATIVO Consolidado por Status de Atendimento de 01 a 30/11/2013 (MSP):
CALL CENTER REDE HORA CERTA – ATIVO Consolidado por Status de Atendimento de 01 a 30/11/2013
CALL CENTER REDE HORA CERTA MÓVEL – ATIVO Consolidado por Status de Atendimento de 01 a 30/11/2013
CALL CENTER REDE HORA CERTA MÓVEL – ATIVO Consolidado por Status de Atendimento de 01 a 30/11/2013
CALL CENTER RECADASTRAMENTO SAÚDE Consolidado por status de atendimento de 23/07 a 30/11/2013 (MSP)
CALL CENTER RECADASTRAMENTO SAÚDE Consolidado por status de atendimento de 23/07 a 30/11/2013 (MSP)
REDE HORA CERTA – UNIDADE MÓVEL Considerando as filas de espera do Município de São Paulo geradas ao longo dos últimos anos, totalizando mais de 800.000 pessoas aguardando para atendimento de consultas e exames no mês de janeiro/2013, uma das principais ações adotadas pela SMS foi a implantação de unidades móveis para realização dos principais exames em filas de espera, que são: • Colonoscopia • Endoscopia • Ecocardiograma • Eletroneuromiografia • Nasofibrolaringoscopia • Ultrassonografia Temos como meta a realização de cerca de 215.000 atendimentos em seis meses, tendo a primeira unidade iniciado em Ermelino Matarazzo no mês de agosto, sendo posteriormente transferida para São Mateus em novembro. Todas as STS da CRS Leste e algumas da CRS Sudeste serão contempladas na ação.
REDE HORA CERTA – UNIDADE MÓVEL Exames ofertados na Unidade Móvel Leste entre agosto e dezembro/2013
FILAS DE ESPERA Comparativo entre as 10 maiores filas de espera de exames na CRS Leste no mês de janeiro e a situação em novembro/2013
FILAS DE ESPERA Comparativo entre as 10 maiores filas de espera de consultas na CRS Leste no mês de janeiro e a situação em novembro/2013
OFERTAS DE ESPECIALIDADES Comparativo entre as 10 maiores ofertas de exames na CRS Leste no mês de janeiro e a situação em outubro/2013
OFERTAS DE ESPECIALIDADES Comparativo entre as 10 maiores ofertas de consultas na CRS Leste no mês de janeiro e a situação em outubro/2013
FÓRUNS DE REDE Outra ação importante desenvolvida em 2013 foi a criação de fóruns de rede com a participação dos hospitais da região, independentemente da gestão (municipal, estadual, OSS). Tem sido um momento importante de reaproximação, articulação, vinculação, participação, pactuação e construção das Redes Regionais de Atenção à Saúde com representatividade de todos os níveis de atenção na região. As discussões foram iniciadas para a implantação da Rede Cegonha e Rede de Urgência e Emergência, estendendo-se em breve para outras redes de atenção.
CONSIDERAÇÕES FINAIS • A Regulação é um processo dinâmico, que deve ser constantemente monitorado, revisado e atualizado de modo a subsidiar ações de planejamento, controle e avaliação; • Monitoramento contínuo da distribuição de ofertas de consultas e exames especializados na região com implementação local e de referências externas; • Ampliação dos serviços com regionalização da oferta; • Disponibilização e utilização da agenda informatizada por todas as unidades no Sistema SIGA, tanto módulo local quanto regulada; • Aprimoramento dos fluxos de referência e contrarreferência; • Reavaliação das filas de espera com longo tempo de espera (demanda reprimida) • Altos percentuais de absenteísmo regional e externo.
A COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE LESTE AGRADECE A TODOS PELO EMPENHO E PARCERIA, SEMPRE BUSCANDO A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO SOB NOSSA RESPONSABILIDADE. “DO SUS QUE TEMOS PARA O SUS QUE QUEREMOS!” FELIZ 2014!