1 / 13

A perturbadora imagem da velhice

A perturbadora imagem da velhice. Prof. Dr. Ricardo Iacub Universidade de Buenos Aires. A perturbadora imagem da velhice. A imagem é um fragmento narrativo que estabelece um modo de conexão entre o indivíduo e o Outro.

Download Presentation

A perturbadora imagem da velhice

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A perturbadora imagem da velhice Prof. Dr. Ricardo Iacub Universidade de Buenos Aires

  2. A perturbadora imagem da velhice A imagem é um fragmento narrativo que estabelece um modo de conexão entre o indivíduo e o Outro. A imagem pode funcionar como proteção e vínculo ou como fragilização e ruptura.

  3. A perturbadora imagem da velhice A imagem da velhice que foi conformada desde a visão greco-romana, se associa com a fealdade, a perda de erotismo e a proximidade da morte. O escárnio do homem e mulher velhos, ressoam imagens de feiúra e fragilidade. ... Como cadavéricas sombras sem brilho.

  4. A perturbadora imagem da velhice A vida como um passar se associa a velhice, com representações mortuárias, de reflexão sobre as vaidades do corpo e desejo. A imagem cristã do corpo velho em descontinuidade da alma jovem.

  5. A perturbadora imagem da velhice Imagens da doença são particularmente eloqüentes com a visão médica.

  6. A perturbadora imagem da velhice A questão estética novamente assume um lugar central na pós-modernidade com corpos macios. Eles criam a ilusão de transformação das imagens do envelhecimento.

  7. A perturbadora imagem da velhice Estas imagens de envelhecimento geraram várias posições que alteram a relação do sujeito consigo mesmo e com outro. “ Quando vou à rua e olho em uma janela, eu digo quem é esta mulher” (mulher, 86).

  8. A perturbadora imagem da velhice A descontinuidade como resposta subjetiva: A descontinuidade, baseada na incapacidade física para atender aos desejos sempre jovens” é uma prioridade em homens jovens. A descontinuidade do corpo velho- identidade jovem e idêntica. Um corpo transformado até ao ponto de não ser reconhecível para o próprio sujeito, somente em mulheres idosas. Um corpo não modificado, sustentado a partir de uma idéia de excepcionalidade em descontinuidade com outros idosos, somente em homens mais velhos.

  9. A perturbadora imagem da velhice Integridade (Erikson, 1988) para abordar as imagens perturbadoras: • Modelos narrativos para os idosos que fornecem representações positivas e valiosas. • Inclusão em marcos sociais. • Antecipação ativa da morte. • Práticas corporais.

  10. A perturbadora imagem da velhice As práticas físicas como novas estratégias a partir da qual o sujeito recupera controle e níveis de eficiência, enquanto deseja retomar um relacionamento com o corpo. Práticas corporais formam um apoio narrativo que funciona como uma identificação que permitem adequadas representações positivas do corpo.

  11. A perturbadora imagem da velhice Estratégias: Ser ativo: fazer coisas e movimentar-se, diferentemente de outros abandonados. Trabalhar para o corpo: lutar pelo desenvolvimento e auto-controle (presente e futuro). Permanecer: continuidade esportiva. Modelar o corpo: implica uma conexão com um corpo desejável. Conhecer o corpo: particularmente associada às práticas orientais (possibilidades e limitações). Reconhecido no outro: refletir e dizer quem somos.

  12. A perturbadora imagem da velhice A relação do idoso com seu corpo é interpelada e desafiada por uma variabilidade de práticas interpretativas e contextos que produzem múltiples significados e sentidos. As imagens são espaços de lutas, confronto de poder e de recuperação de si mesmo.

  13. Muito obrigado!

More Related