390 likes | 494 Views
PROJETO MULTIDISCIPLINAR. A Informatização aplicada ao trabalho do Engenheiro de Produção em Montes Claros e região. 2º. Período de Engenharia de Produção 1° Semestre /2009. Problema.
E N D
PROJETO MULTIDISCIPLINAR A Informatização aplicada ao trabalho do Engenheiro de Produção em Montes Claros e região. 2º. Período de Engenharia de Produção 1° Semestre /2009
Problema Quais as possibilidades de utilização da informática e dos recursos informatizados durante o processo produtivo?
Justificativa Nos últimos 20 anos houve uma grande evolução na área tecnológica com inúmeros recursos colocados à nossa disposição através da informática. Deste modo, propomos com a elaboração deste projeto, reconhecer como a Informática é importante para as empresas, independente das áreas em que atuam. O projeto, visa ainda, estudar a viabilidade destes recursos informatizados tanto em relação ao investimento financeiro quanto a associação destes recursos à melhoria e otimização dos processos.
Objetivo Propor melhorias e implantação de recursos informatizados para agilizar, organizar e facilitar os trabalhos nas diversas áreas de atuação do engenheiro de produção em Montes Claros/MG e região.
Objetivos Específicos: Introdução à Ciência da Computação: Verificar como as ferramentas de informática, especialmente os softwares, podem colaborar no processo produtivo. Gestão Ambiental: Conhecer o sistema de gestão ambiental da empresa, conhecer o processo de informatização na implementação e monitoramento do Sistema de Gestão Ambiental. Objetiva também verificar e identificar o grau de melhoria da implementação do Sistema de Gestão Ambiental no processo produtivo. Cálculo: Como o Cálculo, através da modelagem matemática, utiliza os softwares matemáticos, para auxiliar o engenheiro de produção, na tomada de decisão. Física: Pesquisar o envolvimento da física em programas de informática nos processos produtivos. Desenho Técnico: Conhecer a aplicabilidade e funções dos Programas com a plataforma CAD (computer aided design) no trabalho do Engenheiro de produção.
Algumas das Empresas Pesquisadas • Sipol • Supermercado São Geraldo • Aço Minas • Parrilla • Hospital São Lucas • Cotenor • Café Letícia entre outras... • Novo Nordisk • Elster • Plantar • Cedro (Pirapora) • V & M • Nestlé • RIMA • Valleé • Freiopeças
Tabulação dos dados do Questionário 19 Questionários respondidos
Embora 100% das empresas pesquisadas se consideram informatizadas, apenas 68% utilizam a informatização no processo produtivo. Dentre esses, a informática é mais utilizada na gestão da empresa, principalmente na gestão de controle e gestão de qualidade.
O gráfico demonstra que, atualmente, a maioria das empresas exige um conhecimento básico ou intermediário para a contratação de funcionários. Certamente, isso se deve ao predomínio de softwares comuns e usuais nas mesmas ou devido a informatização de seu maquinário e controle de processos. Nenhuma das empresas entrevistadas contratam funcionários sem nenhum conhecimento em informática nem exigem um nível avançado.
Notou-se que em 11% das empresas os funcionários apresentaram resistência à informatização, isso pode ter ocorrido pelo medo de mudanças e/ou adaptação.
Diante dos avanços tecnológicos de hardwares e softwares, fez-se necessário os planos de treinamento e qualificação dos funcionários nas empresas.
Pelo gráfico, pode-se concluir que a informatização otimiza os processos produtivos, diminuindo desperdícios e tempo de produção. Isso efetivará a minimização de custos e a maximização de lucros. O que contribui para a competitividade empresarial.
O processo de informatização faz com que as empresas obtenham produtos de melhor qualidade e custos reduzidos.
De acordo com o gráfico pode-se observar que através do processo de informatização as empresas podem qualificar seus fornecedores em busca de qualidade, preço e prazo de entrega. Esses fatores dinamizam o fluxo de matéria prima.
A informatização contribuiu para monitorar a eficiência dos funcionários Grau de monitoramento Através dos gráficos é possível notar que, de fato, a informática é utilizada pela maioria das empresas com intuito de avaliar a eficiência dos funcionários. Entretanto, os recursos informatizados não alcançaram o nível ótimo de utilização.
A maior parte das empresas afirmam que não possuem softwares destinados a controlar descarte desnecessário de materiais.
Utilização de recursos tecnológicos na gestão de resíduos tóxicos ou de qualquer agente nocivo ao meio ambiente Utilização de recursos de informática para produzir de acordo com as normas e legislação do meio ambiente
Utilização de softwares que controlam e ou monitoram a produção da empresa A maioria das empresas dizem utilizar softwares para monitorar e controlar de alguma forma a produção. E apenas 32% diz não utilizá-los. Isso pode acontecer pelo fato de que uma grande parcela dos softwares criados serem direcionados à produção, ainda que direta ou indiretamente. Além disso, normalmente eles são de fácil acesso e manuseio.
Utilização de software que calcula o desempenho e a variação do processo e ou produto Percebe-se que as empresas entrevistadas na região afirmam que estão totalmente regidas e preparadas para o mercado, como retratado no gráfico, absorvendo 68% do seu processo monitorado por software que controla a variação de desperdício e ganho da produção, evitando o desperdício de sua matéria prima.
Pode-se observar nessa pesquisa que a maioria dos entrevistados não aplicam diretamente a física em seus projetos. Essa deficiência pode estar vinculada à falta de treinamentos e ou qualificação dos colaboradores. Apesar do baixo índice de utilização da física nos projetos, as empresas que promovem essa atividade estão trabalhando com aspectos de iluminação e controle térmico, dentre outros parâmetros físicos.
Utilização de software para controle e medida de grandeza física Embora a física esteja presente em todos os processos produtivos, a maioria das empresas pesquisadas não utilizam softwares para controle e medida de grandeza física. Esse resultado pode ser relacionado com os altos custos dos softwares de monitoramento e controle de grandezas físicas. Um exemplo disso, são os softwares de monitoramento de umidade e temperatura nas indústrias farmacêuticas, altamente eficazes, mas com alto custo de implantação.
Considerações Finais - Todas as empresas se consideram informatizadas; - Exigem conhecimento básico de informática; - Qualificam os profissionais; - Redução de custos; - Auxílio na tomada de decisão e otimização dos processos; - Controle de matéria prima; - Monitoramento da eficiência dos funcionários;
Considerações Finais - Pequena utilização para redução de desperdícios e gestão de resíduos tóxicos ou agentes nocivos; - Larga utilização do Auto Cad; - Desenhos de Engenharia Civil e Projetos de Manutenção; - Emprego de softwares para monitorar desempenho e variação do processo; - Pouca utilização de softwares no controle e monitoramento de grandezas físicas;
Considerações Finais • PESQUISA OPERACIONAL • Modelagem, Análise e Simulação; • -Teoria da Decisão e Teoria dos Jogos ; • -Programação Matemática . fonte: http://www.abepro.org.br/
Referências AYRES, Cervantes (Arq., Mestrando no PPGCC/UFPR – cervantes.ayres@gmail.com); SCHEER, Sergio (D.Sc., Professor Adjunto da UFPR – scheer@ufpr.br);- Diferentes Abordagens do Uso do CAD no Processo deProjeto Arquitetônico. BRUNSTEIN, Leo; Universidade Paulista – UNIP – Rua Dr. Bacelar 1212 – CEP 04026-002 – São Paulo – SP; Fone/Fax (0xx11) 5586-4145 – lbab@bol.com.br. CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia, 12ª edição, São Paulo SP, 1999. CONSONI, Angelo Jose et al.Sistema de Gestão Ambiental simplificado - um modelo aplicável à micro e pequena empresa do setor de serviços. IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO Niterói, RJ, Brasil, 2008. p. 1-21. DENARDI,Rubia M. Laboratório Computacional de Física: uma Experiência de Ensino Integrado de Matemática Numérica e Física em Engenharia1. Pelotas PR: Universidade Católica de Pelotas, Escola de Informática DIMURO, Graçaliz P. Laboratório Computacional de Física: uma Experiência de Ensino Integrado de Matemática Numérica e Física em Engenharia1. Pelotas PR: Universidade Católica de Pelotas, Escola de Informática FAGUNDES, Ana Amélia da C. Laboratório Computacional de Física: uma Experiência de Ensino Integrado de Matemáti ca Numérica e Física em Engenharia1. Pelotas PR: Universidade Católica de Pelotas, Escola de Informática
Referências GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa - Construção de conceitos no campo da ciência da informação - Ciência da Informação;Print version ISSN 0100-1965;Ci. Inf. vol. 27 no. 1 Brasilia 1998 GONÇALVES, Álvaro; GALVES, Maria Lúcia. Sistema de Gestão Ambiental para empresa prestadora de serviços logísticos do transporte rodoviário de carga. IX ENGEMA - Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. Curitiba, 2007. p. 1-15 . JACOSKI, Claudio Alcides; - Considerações Sobre o Impacto de Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino e no Processo de Projeto- Dr. Professor Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Centro Tecnológico – CETEC Rua Senador Attílio Fontana, 591-e Cx. Postal 747 – 89809-000 Chapecó – SC; claudio@unochapeco.edu.br; São Paulo, 7 e 8 de Abril de 2005. KAIBER, Carmen Teresa; RENZ, Sandra Pacheco, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA / kaiber@ulbra.br , sp_renz@yahoo.com.br. KEBELER, Thomas. SILVA, Aziz Galvão da Jr.Sistemas informatizados de gestão ambiental aplicados à agricultura. 2009. p. 1-7 KOBALL, Alexandre et al. Informática na Educação Baseado em Data Warehouse com Aplicação na Gestão Ambiental. Blumenal, SC, Brasil, 2009. p. 1-8. LESSA, Marco Antonio F. Laboratório Computacional de Física: uma Experiência de Ensino Integrado de Matemática Numérica e Física em Engenharia1. Pelotas PR: Universidade Católica de Pelotas, Escola de Informática
Referências NAKAMURA, Edson Tadashi; JÚNIOR, José Jorge Marinho Aucar; ZANOLLI, Juliana Raimond; MACHADO, Waltair Vieira.-.Utilização de ferramentas CAD/CAE/CAM no desenvolvimentos de produtos eletroeletrônicos: vantagens e desafios. O computador como ferramenta de ensino em Engenharia de Produção <http://www.saepro.ufv.br/Image/artigos/Artigo10.pdf> Acessado em 10/02/2009. O ensino de ferramentas computacionais aplicadas a Engenharia e Produção: um método diferenciado <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2005_Enegep1101_0995.pdf> Acessado em 10/02/2009. ROSE, Ricardo. Artigo Disponibilizado no Site – Reciclagem.Net – http://www.reciclagem.net . Acesso em 25 de abril de 2009. SANTOS, Eduardo Toledo ;- Novas Tecnologias no Ensino de Desenho e Geometria- Depto. de Eng. Construção Civil (PCC) - Escola Politécnica - Universidade de São Paulo Edifício de Eng. Civil – Cid. Universitária – São Paulo – SP CEP 05508-900 – eduardo.toledo@poli.usp.br. SILVA, Luciano Pereira da. O serviço nacional de aprendizagem industrial – SENAI de Montes Claros / MG: formação profissional e novas de uma organização do trabalho capitalista, 2007.
Referências TANCREDI, Puccinelli, R. M. S. (1999) – Globalização, Qualidade de Ensino e Formação Docente. Revista Ciência e Educação. Vol. 5, número 2; apud Yvelyne Bianca Iunes Santos (UEPA) yvelyne@uepa.br, Salim Bentes Rabelo Mendes (UEPA) salimbentes@yahoo.com.br, Thiago Souza Pelaes (UEPA) thiagopelaes@yahoo.com.br, - O ensino de ferramentas computacionais aplicadas a Engenharia de Produção: um método diferenciado (XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005 ENEGEP 2005 ABEPRO 5465. Uso de ferramentas computacionais na fabricação de produtos < http://ccet.ucs.br/pesquisa/grupos/gifer/trabalhos/Poster%20Felipe.pdf> Acessado em 18/02/2009. XAVIER, Lúcia Helena et al. Sistemas informatizados como ferramenta para o monitoramento e a gestão ambiental. XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 2006. p. 1-8.