210 likes | 400 Views
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROFESSORA: ANDRÉA ALVES de ABREU. A LÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO. NO 6º, 7º, 8º 9º E 10º PERÍODOS: 60 HORAS SEMESTRAIS . AINDA NO 10º PERÍODO: 180 HORAS DE ESTÁGIO NA ÁREA DE CONHECIMENTO QUE SUBSIDIARÁ O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC).
E N D
A LÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO • NO 6º, 7º, 8º 9º E 10º PERÍODOS: 60 HORAS SEMESTRAIS. • AINDA NO 10º PERÍODO: 180 HORAS DE ESTÁGIO NA ÁREA DE CONHECIMENTO QUE SUBSIDIARÁ O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC).
ESTRUTURAÇÃO METODOLÓGICA PARA O RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1. Identificação 2. Introdução 3. Material e Métodos 4. Resultados 5. Discussão/Conclusões 6. Matéria encaminhada para publicação 7. Bibliografia 8. Perspectiva de continuidade ou desdobramento do trabalho 9. Outras atividades de interesse universitário 10. Apoio 11. Agradecimentos
1. Identificação Nome da Instituição: Centro de estudos: Curso: Disciplina: Alunos e matrícula: Professores supervisores:
2. Introdução Problema da pesquisa; Relevância e justificativa; Objetivo; Identificação física do criatório e/ou laboratório em que foi realizada a coleta de dados; Revisão bibliográfica.
3. Materiais e Métodos Trata-se de uma descrição detalhada dos materiais utilizados para a execução da pesquisa e do tratamento que esses materiais receberam, o que identifica o método pelo qual a pesquisa foi conduzida.
4. Resultados Trata-se da apresentação dos resultados obtidos. O uso de gráficos e tabelas deve obedecer à formatação gráfica prescrita no “Manual de Elaboração de trabalhos Acadêmicos da UCB”.
5.Discussão/ Conclusões Incorpora uma discussão dos resultados obtidos a partir da revisão bibliográfica realizada anteriormente e apresenta as conclusões possíveis, segundo o objetivo proposto.
6. Matéria encaminhada para a publicação Refere-se à produção de um artigo científico realizado à luz do relatório de pesquisa.
7. Referências Bibliográficas Trata-se de uma listagem ordenada segundo as normas da ABNT para Referências Bibliográficas (NBR 6023) de todas - e apenas - as obras às quais foram feitas referências durante a pesquisa.
8. Perspectiva de continuidade ou desdobramento do trabalho Trata-se de uma redação que incorpora sugestões para possíveis desdobramentos da pesquisa realizada.
9. Outras atividades de interesse universitário Descrição de participação em congressos, cursos extra-curriculares, etc.
10. Apoio Refere-se aos órgãos e/ou agentes que contribuíram para a realização do referido trabalho.
11. Agradecimentos Nesse item são feitos agradecimentos a pessoas e/ou entidades envolvidas na pesquisa.
Supervisores Professora da disciplina e professores afeitos às disciplinas correlatas à Produção Animal e à Sociedade, Agricultura e Comunicação de Tecnologias.
DISCIPLINAS COMUNS AO MAIS E CORRELATAS À PRODUÇÃO ANIMAL E À SOCIEDADE, AGRICULTURA E COMUNICAÇÃO DE TECNOLOGIAS Língua Portuguesa, Deontologia e Introdução à Medicina Veterinária, Desenvolvimento Sustentável, Metodologia do Trabalho Científico, Bioética e Bem Estar Animal, Sociedade Agricultura e Comunicação de Tecnologias e Epidemiologia.
DISCIPLINAS COMUNS AO MATI ECORRELATAS À PRODUÇÃO ANIMAL E À SOCIEDADE, AGRICULTURA E COMUNICAÇÃO DE TECNOLOGIAS Exterior e Julgamento Animal, Produção Animal II, Fisiologia Animal II, Nutrição e Alimentação Animal, Tecnologia do Leite e Derivados, Gestão de Negócios Veterinários, Melhoramento Animal, Produção Animal I, Tecnologia de Carnes e Derivados, Forragicultura e Plantas Tóxicas.
Avaliação - Integração à lógica do MAIS e do MATI carne e leite: coleta de dados, análise dos dados, produção do relatório de estágio com apresentações orais e escritas.
METODOLOGIA DO CURSO Divisão de grupos de trabalho; Eleição da unidade produtiva a ser visitada; Eleição de categorias de análise (entrevista com os supervisores); Preparação do instrumento de coleta de dados; Coleta de dados e apresentação oral;
METODOLOGIA DO CURSO Proposição inicial de soluções; Realização da revisão bibliográfica (entrevista com os supervisores); Proposição concreta de soluções: apresentação oral; Elaboração do relatório de estágio.