1 / 18

Coordenador(a): Elisete Navas Sanches Próspero - Dra Equipe:

Impacto do Programa Bolsa Família nos indicadores de saúde materno infantil na Região da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí-açu, Santa Catarina, Brasil: análise geoespacial dos diferenciais intra-urbanos. Coordenador(a): Elisete Navas Sanches Próspero - Dra Equipe:

miron
Download Presentation

Coordenador(a): Elisete Navas Sanches Próspero - Dra Equipe:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Impacto do Programa Bolsa Família nos indicadores de saúde materno infantil na Região da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí-açu, Santa Catarina, Brasil: análise geoespacial dos diferenciais intra-urbanos. Coordenador(a): Elisete Navas Sanches Próspero - Dra Equipe: Antônio Carlos Estima Marasciulo - Dr Rafael Medeiros Sperb – Dr Henri Stuker – Dr Rita de Cássia Rangel - Mestre

  2. Objetivo Geral Avaliar o impacto do Programa Bolsa Família, por meio da análise geoespacial, dos indicadores de saúde materno infantil, nos 11 municípios que compõem a Região da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí-açu, Santa Catarina, Brasil

  3. Metodologia Aplicada O estudo será realizado na região da AMFRI que consiste em uma faixa territorial ocupada por onze municípios, estendendo-se por 171 quilômetros ao longo do litoral norte-catarinense. Os municípios que compõem a região são: Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Luiz Alves, Ilhota, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

  4. Metodologia Aplicada A análise espacial obedecerá os seguintes passos: 1. Elaboração da base cartográfica em escala 1:50.000 em SIG, com divisão municipal (Cartas Topográficas do IBGE); 2. Preparação da base cartográfica com dados do censo do IBGE; 3. Realização da entrada dos dados resultantes das análises estatísticas (indicadores) através de planilhas de cálculos com o devido georreferenciamento; 4. Geração de cartas temáticas para cada um dos indicadores; 5. Realização de análises geoespaciais, com cruzamento entre as cartas com indicadores e com as do IBGE; 6. Geração de cartas temáticas com os resultados das análises.

  5. Metodologia-SINASC para selecionar indicadores das condições de nascimento dos recém-nascidos e SISVAN que permitirá estabelecer indicadores de acompanhamento dodesenvolvimento e crescimento das crianças no primeiro ano de vida e o acompanhamento das condicionalidades da saúde do Programa Bolsa Família. Em uma segunda etapa, para o desenvolvimento da análise geoespacial dos diferenciais intra-urbanos dos beneficiários da Bolsa-Família e dosindicadores de saúde materno-infantil realizar-se-á um estudo ecológico

  6. Resultados e Comentários

  7. Resultados e Comentários

  8. Resultados e Comentários

  9. Resultados e Comentários

  10. Resultados e Comentários

  11. Resultados e Comentários

  12. Resultados e Comentários

  13. Resultados e Comentários

  14. Limitações Elaboração da base cartográfica em escala 1:50.000 em SIG, com divisão municipal (Cartas Topográficas do IBGE) principalmente nos municípios menores que não possuem uma divisão geográfica formal; Preenchimento inadequado dos sistemas de informação, provavelmente não será possível utilizar o SISVAN e SISPRENATAL; Dificuldade na obtenção dos dados.

  15. Impactos do projeto – Científico

  16. Aplicabilidade para o SUS

  17. A construção de um "olhar espacializado" permita identificar grupos populacionais e áreas de risco da saúde materno infantil, intra-urbanos, verificando o impacto que a transferência de renda do Programa Bolsa Família exerce sobre os indicadores, a fim de orientar intervenções mais integrais nos 11 municípios estudados, vindo ao encontro da necessidade de determinar os locais de maior ocorrência de um determinado problema.

More Related