140 likes | 266 Views
Tecnologias de informação e comunicação. Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC). A Internet. Trabalho elaborado por: Luís Miguel Nuno Mesquita. Julho 2008. Sociedade.
E N D
Tecnologias de informação e comunicação Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC) A Internet Trabalho elaborado por: Luís Miguel Nuno Mesquita Julho 2008
Sociedade Explorar o efeito da internet nas configurações sociais enquanto processo específico de apropriação das tecnologias pelas populações. O acesso à internet permite à população um (ou o) acesso a informação e a serviços que podem ser essenciais para o seu quotidiano (Segurança social, finanças, …).
Esse acesso pode ser condicionado por três factores, que podem ou não estar interligados, que são: As competências do utilizador (associadas ao grau de escolaridade, à formação recebida ao longo da vida e às características individuais) O tipo e a qualidade da ligação (relacionado com a entidade que comercializa o serviço e com o tipo de velocidade pré contratualizado pelo cliente)
O equipamento acaba por ser muito determinante no acesso à informação (existem diferenças entre estar ligado a um sistema operativo, Windows 95 e um Windows Vista por exemplo, nem todos os equipamentos suportam o mesmo software, por limitações de hardware) • Quem não conseguir manipular esta tecnologia vai ficar cada vez mais excluído e impossibilitado de contribuir e participar de forma activa nesta nova sociedade da informação (são os designados info-excluidos).
A ligação à internet possibilita fazer pesquisas e encontrar informações sobre praticamente qualquer assunto, como por exemplo: -Ler notícias- Comunicar com outras pessoas- Ouvir músicas, rádios- Assistir vídeos- Fazer amigos- Participar em grupos de discussão- Ler livros- Efectuar Compras e vendas- Prestar serviços remotamente- Administrar contas do banco- Negociar acções na bolsa de valores - Criar programas de computador- Enviar e receber e-mails- Ver a previsão do tempo- Assistir televisão- Conversar com outras pessoas por voz ou por vídeo-conferência- Divulgar ofertas de emprego, sua empresa, seu produto.
Tecnologia Identificação da Crescente Oferta de Redes para a Utilização da Internet com ou sem Fios
Os ISP´S que utilizam estes tipos de tecnologias de transmissão: O Wi Fi (wireless) - é uma tecnologia de rede sem fios, que conecta dispositivos entre si, dentro da sua casa ou escritório, caso precise ADSL ou DSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) - é um formato de DSL, uma tecnologia de comunicação de dados que permite uma transmissão de dados mais rápida através de linhas de telefone e tem a característica de que os dados podem ser transmitidos mais rapidamente numa direcção do que noutra, assimetricamente
O ADSL2/2+ é uma actualização do ADSL, possui uma maior largura de banda, assim, um operador de banda larga que forneça conexões de 4 Mbps, pode chegar a até 3,5 km de distância até aos seus utilizadores, usando ADSL e 4Km em ADSL2/2+ CABLE (cabo) – é uma tecnologia de comunicação por cabo, utiliza como suporte fixo "fibra óptica" e/ou "cabo coaxial".
A conversão de um número decimal no seu equivalente binário é chamada codificação. Um número decimal é expresso como um código binário ou número binário. O sistema numérico binário, como é apresentado, é conhecido como código binário. Ciência CÓDIGOS BINÁRIOS
Conversão do Sistema Binário para o Sistema Decimal Para converter um número binário num número decimal, basta ter em atenção os seus pesos e a sua base. Dado um número N, binário, para expressá-lo em decimal, deve-se escrever cada número que o compõe (bit), multiplicado pela base do sistema (base = 2), elevado à posição que ocupa. Uma posição à esquerda da vírgula representa uma potência positiva e à direita uma potência negativa. A soma de cada multiplicação de cada dígito binário pelo valor das potências resulta no número real representado.
Exemplo: 1011(binário) 1 × 23 + 0 × 22 + 1 × 21 + 1 × 20 = 11 1011 É 11 em decimal
Ligações á rede – Velocidades Cada operadora estabelece um leque variado de tarifários sendo que o denominador comum, consiste no facto de quanto maior for a velocidade mais se terá de pagar na factura.Este facto é evidenciado nas tabelas abaixo indicadas. Existem vários serviços de acesso que são disponibilizados por operadoras de serviços de internet (NetCabo, Clix, Sapo (PT), Vodafone, …)
Conclusão Queremos salientar o facto de a grande maioria deste trabalho ter na sua base a recolha de informação nesta grande rede designada por Internet. Só é possível realizar este tipo de trabalho porque há indivíduos / entidades que disponibilizam a informação. A todos o nosso muito obrigado!!!...