100 likes | 179 Views
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA. Maria Inês Marques 2011. Pesquisa sobre o tema realizada por:. MARANGOMI, Andréa M. Et SIVIERO, Adriana Renata. http://www.ribeirodovalle.com.br/materias.asp?materia=439. Na Educação infantil.
E N D
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA Maria Inês Marques 2011
Pesquisa sobre o tema realizada por: MARANGOMI, Andréa M. Et SIVIERO, Adriana Renata. http://www.ribeirodovalle.com.br/materias.asp?materia=439
Na Educação infantil... • Na Educação infantil, é preciso que os professores incentivem as crianças a utilizarem textos e figuras de jornais e revistas que contenham informações do cotidiano da vida fora da escola. Isso muito contribui para que a criança aguce sua curiosidade, estimule sua observação e aumente seu senso crítico da realidade que a cerca.
Trabalhando com jornal... • Trabalhando com jornal, a criança enriquece seu vocabulário, aprende a observar os fatos reais e fantasiosos à sua volta e quanto maior a possibilidade de acesso à diversidade de linguagens, tanto maior será seu universo cultural.
O professor deve... • O professor deve induzir a criança a interpretar gravuras ( ler imagens) e exigir uma exposição oral e detalhada da imagem analisada, estimulando-a a perceber a idéia principal, dando-lhe assim, o ensejo de aprender, interpretar, classificar as informações obtidas.
Motivada a classe... • Motivada a classe, pelos diferentes assuntos expostos nos jornais aumenta-se o impulso de uma alfabetização mais rápida, socializando a todos num ambiente harmonioso de desafios e questionamentos variados.
OBJETIVOS: • Levantar questionamentos sobre a importância de estimular a linguagem oral; estimular a observação e curiosidade do novo; formar senso crítico; estimular a formação de conceitos e valores; saber respeitar a opinião alheia; formar conceitos sobre os fatos apresentados; estimular o gosto pelo estudo; aprender trabalhar no coletivo e incentivar o gosto pela leitura oral e escuta.
METODOLOGIA: • Através da implantação e observação de um projeto realizado durante o período de um ano em uma EMEIEF do interior de São Paulo, e analisados à luz de referenciais teóricos.
RESULTADOS: • As atividades eram trazidas pelas crianças todas as sextas-feiras, onde cada um narrava o fato trazido. A professora lia as notícias trazidas e colava num mural em sala de aula. Todos os assuntos eram discutidos e o mural ficava exposto a semana toda, até trocarem as noticias, na outra semana.
CONCLUSÃO: • Foi observado um interesse muito grande pelos alunos através de perguntas, na formação de conceitos e valores que enriqueceram suas personalidades, além de desenvolver a capacidade de raciocinar, questionar e memorizar fatos.