1 / 10

PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” - PUEA

PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” - PUEA. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA.

morrie
Download Presentation

PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” - PUEA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” - PUEA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA

  2. O conceito deambientalizaçãopode ser entendido como a prática de internalizar a educação ambiental no cotidiano das pessoas e das instituições (LEFF, 2007)

  3. OBJETIVOS GERAIS DO PUEA • Promover a educação ambiental na pesquisa, ensino, extensão e gestão do campus “Luiz de Queiroz”, envolvendo tanto a comunidade interna quanto externa ao campus; • Contribuir para a formação crítica de pessoas mais sensibilizadas e comprometidas com o meio ambiente e a qualidade de vida, tanto em relação ao campus, bem como em suas atuações na sociedade.

  4. POR QUE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CAMPUS? • Formação da comunidade: favorece a formação de pessoas mais comprometidas com as questões socioambientais; • Adequação a legislação vigente: atende a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº. 9.394 de dezembro de 1996; a Política Nacional de Educação Ambiental Lei Nº 9.795 de 27 de Abril de 1999;Política Estadual de Educação Ambiental Lei 12781 de novembro 2007, a Política Municipal de Educação Ambiental – PMEA Lei No. 6.922 de 04 de dezembro de 2010, assim como a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Lei nº9.433, entre outros. • Economia de recursos: entende-se que o processo contribuirá para a economia de recursos em consequência do uso mais planejado e sustentável destes. • Fontes de financiamentos: Os incentivos à Educação Ambiental e os esforços pela sustentabilidade, bem como a postura pioneira, podem trazer vantagens e benefícios à instituição, seus estudantes e pesquisadores no momento de solicitar financiamentos para suas pesquisas e projetos. • Melhoria da imagem da instituição: o programa mostrará à sociedade que a USP/Piracicaba é uma instituição responsável e que assume seu papel no cuidado com o ambiente e com a sustentabilidade de suas ações, trabalhando assim sua responsabilidade socioambiental na prática. • Replicabilidade da metodologia: possibilidade da metodologia de construção do processo ser utilizada por outras instituições e gerar publicações neste sentido. DIRETRIZES

  5. HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO Valorização da construção participativa, envolvendo a comunidade do campus. ETAPAS DE CONSTRUÇÃO: 1.Seminário sobre o Programas Universitário de Educação Ambiental – dez/2009 2.Mesa-redondasobre “A ambientalização do Ensino Superior: da gestão do campus a sala de aula” – ago/2010 3.Construção do documento – Grupos de Trabalho para aprofundamento nos âmbitos do ensino, pesquisa, extensão e gestão – set a dez de 2010 4. Apresentação e complementos do Programa para as instâncias e setores do campus – COC’s, CTA, Cultura e Extensão, Comissão de Graduação, entre outros 5. Aprovação na Congregação em 25 de abril de 2013.

  6. DIRETRIZ DE AMBIENTALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENSINO/APRENDIZAGEM • Objetivo 1. Ambientalização dos currículos da graduação e pós-graduação. • Objetivo 2. Ambientalização na relação professor – estudante, favorecendo potencialidades de ambos os atores do processo educativo. • Objetivo 3. Ambientalização na gestão da USP de Piracicaba, nos aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem.

  7. Programa Universitário de Educação Ambiental (PUEA) AMBIENTALIZAÇÃO DA:

  8. METODOLOGIA DO PROJETO DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR ETAPAS ESTRATÉGICAS Articulação Institucional, Planejamento e Diagnósticos AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR ENSINO-APRENDIZAGEM Formação/aprimora-mento Comunicação de Experiências e Resultados Núcleo de Apoio Pedagógico. Monitoramento e Avaliação

  9. AVANÇOS COM RELAÇÃO A DIRETRIZ DE ENSINO APRENDIZAGEM • Projeto Pró-ensino (PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO) - em andamento, • 10 vídeos (59 alunos de diversos cursos inscritos): se mobilizaram e passaram por formação para elaboração de vídeos com temática ambiental - divulgação dos materiais em março/2014; • 5 cartilhas abordando temas sócio-ambientais: em elaboração; • Elaboração de website para divulgar os materiais produzidos. • Projeto de ambientalização curricular apoiado com recursos da SGA. • Diagnóstico da educação ambiental no campus. • Público envolvido: Docentes que lecionam disciplinas aos ingressantes • O projeto esta em andamento e 33 docentes já foram entrevistados. • Próximos passos: Apresentação de relatório e resultados – início /2014

  10. OBRIGADO! planod@usp.br (19)3429-4051

More Related