190 likes | 353 Views
Revisão de Geografia. Professora Carol/Geografia. Regionalizar. É dividir um espaço – um município ou um estado, um país, um continente ou todo o mundo – em regiões. Regiões – são parte de um todo, que possuem traços comuns. Os continentes. Imensas massas sólidas na superfície terrestre.
E N D
Revisão de Geografia Professora Carol/Geografia
Regionalizar É dividir um espaço – um município ou um estado, um país, um continente ou todo o mundo – em regiões. Regiões – são parte de um todo, que possuem traços comuns.
Os continentes Imensas massas sólidas na superfície terrestre. Se originaram da evolução natural ou geológica do nosso planeta.
A atual configuração dos continentes O início da formação dos continentes remonta há 150 ou 200 milhões de anos. Existem forças vindas do interior do planeta que exercem influências na superfície terrestre. Essa superfície é composta de várias placas, que são dotadas de movimentos. Teoria da deriva dos continentes
Ilha ou Continente Por convenção, os pesquisadores estabeleceram a diferença entre ilhas e continentes, sendo a Austrália o menor continente e a Groenlândia a maior ilha. Assim, todas as porções territoriais maiores que a Austrália são continentes e as porções menores que a Groenlândia são ilhas.
Os termos Velho, Novo e Novíssimo Mundo não se referem às suas idades, mas sim à história. As origens do homem e das antigas civilizações estão nos continentes africano, asiático e europeu,ou seja, no Velho Mundo. A Europa também é conhecida como o berço da civilização ocidental.
Com o desenvolvimento das Grandes Navegações, a partir do século XV os europeus entraram em contato com os nativos de novas terras. Chamaram de América as terras ao oeste, e posteriormente, no século XVIII, de Oceania as terras ao leste da Europa.
Assim, os termos Novo Mundo (América) e Novíssimo Mundo (Oceania) refletem o ponto de vista dos europeus.
Antártida A Antártida não recebeu nomes como Novo ou Novíssimo Mundo por não ser habitada por nenhuma sociedade. Trata-se de um continente muito frio, com um solo de grossa camada de gelo, impossibilitando a agricultura.
Porém, oferece inúmeros recursos, como minérios petróleo e carvão. De acordo com o tratado da Antártida, assinado em 1961, nenhum país pode explorar seus recursos; somente bases de pesquisas científicas é permitida. O Brasil, em 1984, também instalou sua estação científica, chamada Comandante Ferraz.
Conjunto formado pelos elementos mais importantes da natureza e para a vida humana, como o clima, o relevo, a vegetação original, o solo e a hidrografia (as águas) Todos esses elementos estão interligados. Quando um deles se altera, todos os demais também se alteram
Regiões Temperadas Localizam-se em latitudes médias, isto é, entre os trópicos e os círculos polares; Apresentam as quatro estações bem definidas; As condições climáticas são muito variáveis; São regiões intensamente povoadas e as mais modificadas pela ação humana
Áreas tropicais Localizam-se em latitudes baixas, ou seja, próximas ao equador; Caracterizam-se por climas quentes, geralmente úmidos, com apenas duas estações bem definidas: o verão e o inverno; Possuem fauna e flora muito mais variadas que as demais regiões e a maior quantidade de espécies vegetais do planeta
Zonas Polares São regiões vizinhas aos polos Norte e Sul e estão localizadas em altas latitudes, ou seja, acima dos círculos polares Ártico e Antártico; Apresentam clima frio polar, com inverno rigorosíssimo e um verão brando; A queda de neve é constante.
Desertos Apresentam clima seco; Chove pouquíssimo (menos de 500 mm); As chuvas são irregulares, isto é, não ocorrem em períodos fixos.
Altas Montanhas Clima geralmente frio e há geleiras no seu topo; As chuvas e a neve são abundantes; Vegetação dividi-se por andares.