1 / 14

Saúde do Adolescente O adolescente no espaço da rua

Saúde do Adolescente O adolescente no espaço da rua. Existem dois tipos de crianças e adolescentes vivendo o cotidiano da rua. Meninos na rua – fazem biscate durante o dia ou ficam perambulando pela rua o dia e a noite voltam para casa mantendo o vínculo familiar.

neveah
Download Presentation

Saúde do Adolescente O adolescente no espaço da rua

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Saúde do Adolescente O adolescente no espaço da rua Existem dois tipos de crianças e adolescentes vivendo o cotidiano da rua. Meninos na rua – fazem biscate durante o dia ou ficam perambulando pela rua o dia e a noite voltam para casa mantendo o vínculo familiar. Meninos de rua- são aqueles que já perderam o vínculo familiar ou cuja perda está acontecendo este não dormem mais em casa ou o fazem esporadicamente. Algumas causas que levam uma criança ou adolescente a abondonar a família e a morar nas ruas: pobreza e violência no meio familiar.

  2. Saúde do Adolescente O adolescente no espaço da rua Ações da enfermagem Viabilizar no setor de saúde e por meio de parceria intersetorial, a assistência à clientela de adolescentes em situações de rua segundo suas necessidades Instrumentalizar a enfermagem para o cumprimento de seu papel de agente de inclusão social dos adolescentes excluídos Propor a criação de uma rede de apoio e acompanhamento de seu papel de agente de inclusão social dos adolescentes incluindo o Programa de Saude da Familia (PSF), igreja, escola, associação de bairro, clube recreativo, parentes e amigos indicados pelo proprio adolescente.

  3. Saúde do Adolescente Adolescência: saúde reprodutiva e reprodução O adolescer e marcado como um momento do processo de crescimento e desenvolvimento humano, em que observamos rápidas e substânciais mudanças na vida e no organismo infantil, abrangendo: Acentuado crecimento pondo- estatural e o surgimento de novas formas físicas e estéticas. Mudanças no funcionamento orgânico, sobretudo no sexual e no reprodutivo Manifestações peculiares de novos sentimentos, modo de pensar e de comportar, refletindo novas identidades e inserções no mundo interno e externo a família As transformações que ocorrem na adolescência abrangem distintos e integrados processos de desenvolvimento social, familiar, físico, psico- emocional e intelectivo.

  4. Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao De um modo geral, porém, certos problemas tem sido uma constante na vida de importante segmentos dos adolescentes brasileiros, tais como: pobreza, violências, trabalho infantil, evasão escolar Conflitos familiares, sofriemtnos emocionais Uso de substâncias psicoativas e ilícitas Atrasos no desenvolvimento psicológico e intelectual Distúrbios ortopédicos, fonoaudiológicos, odontológicos, oftalmológicos, transtornos nutricionais e metabólicos. doenças crônicas, diabetes, hanseniase, tuberculose, cancer Violência física, abuso e sofrimento sexual, exposição às DSTs HIV- AIDS, maternidade/ paternidade indesejada Na estrutura da assistência de enfermagem esses e outros problemas devem ser considerados.

  5. Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao Vulnerabilidaes e cuidados em saude sexual e reprodutiva do adolescente A sexualidade, tal como comcebida aqui abrange os aspectos físicos, psico- emocionais e socio- culturais, relativo: A percepção e controle do corpo; Ao exercício do prazer/ desprazer; A valores e comportamentos em processos afetivos e sexuais Esses campos envolvem questoes como: Contracepção Práticas afetivas e sexuais Sofrimento nas relações maternidade/ paternidade indesejada Aborto em condições indevidas DST HIV entre outros.

  6. Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao Ações de enfermagem Ampliar a base de apoio social a vivência da adolescência, sexualidade e reprodução Ofercer condições e medidas que favorecam a redução/ eliminação de vulnverabilidades relacionados a reprodução, maternidade/ paternidade e sexualidade do adolescente Proporcionar elementos para o desenvolvimetno da autonomia e da responsabilidade dolescente com a vida e a saude sexual e reprodutiva Desenvolver rotinas de atendimento captando precocemente adolescentes grávidas para acompanhamento pre- natal.

  7. Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao Ações de enfermagem Planejar ações de enfermagem apoiando física e emocionalmente as famílias dos adolescentes Promover a participação da família, companheiro, pais no acompanhamento e cuidados com a adolescente grávida e ao RN Abrir espaço para o adolescente falar o que deseja Abrir espaço para a familia falar o que deseja Respeitar sua intimidade e garantir privacidade em torno de seus universos e experiências Sensibilizar adultos, criancas e adolescentes a superação das discriminações sociais de : classe, raça, credo, genero, sexualidade

  8. Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao Ações de enfermagem Envolver os adolescentes em todas as decisões terapêuticas que dizem respeito a sua saúde incluindo a saude sexual e reprodutiva Estimular oficinas de reflexão em sexualidade, concepção e contracepção Considerar a possibilidade de experiência maternidade / paternidade ser positiva Adotar medidas favoráveis ao funcionamento dos sistemas de referência e contra- referência, divulgar serviços e adotar uso de cartão do adolescente Realizar procedimentos de prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. Exame preventivo em adolescentes sexualmente ativas.

  9. Saúde do adolescente Nutrição na adolescência As necessidades nutricionais variam de acordo com: sexo, faixa etária, velocidade de crescimento e nível e atividade física. A recomendação é que as necessidades médicas devem ser baseadas no peso, mais que na idade, considerando que o peso esteja dentro dos padrões aceitáveis em relação à altura. (2.000 a 2.800 Kcal/ dia)

  10. Saúde do adolescente Vários fatores que interferem as necessidades nutricionais junto aos adolescentes como:

  11. Saúde do adolescente Sobrepeso e Obesidade A obesidade é uma síndrome complexa, que apresenta dificuldades no tratamento e sérios riscos para o adulto. No caso dos adolescentes obesos, a preocupação com a imagem corporal e o excesso de gordura provoca (quando existe) o isolamento afastando-o do convívio de outros jovens e das atividades despotivas.

  12. Saúde do adolescente Sobrepeso e Obesidade Um estudo realizado na rede municipal do Rio de Janeiro (CASTRO et al., 2000), mostrou que 10,9% de adolescentes na faixa etária de 10 a 13 anos com sobrepeso e 7% com obesidade e ainda; as adolescentes acima de 14 anos apresentaram uma prevalência de 9,3% de sobrepeso e 5,2% de obesidade.

  13. Saúde do adolescente Ações da enfermagem • Capacitar a enfermagem através de oficinas sobre o processo de desenvolvimeto biológico, nutricional, psicoemocional e sociocultural da adolescência. • Consulta de enfermagem com anamnese cuidados sobre hábitos alimentares. • Promover ações de educação nutricional para adolescentes obesos com vistas a subsidiar uma mudança de hábitos de vida.

  14. Saúde do adolescente Ações da enfermagem • Envolver as adolescentes na realização de trabalhos educativos. • Utilizar metodologias participativas como: dinâmicas de grupo, teatro, dança, música, e outras expressões culturais. • Estimular o adolescente a falar sobre seu problema em grupo ou sozinho a escolher.

More Related