1 / 6

Psicomotricidade Relacional

Psicomotricidade Relacional. PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL é a vertente da Psicomotricidade que enfatiza os aspectos afetivo-emocionais e relacionais do ser humano, dando extrema importância do papel do inconsciente em nossa vida.

nowles
Download Presentation

Psicomotricidade Relacional

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Psicomotricidade Relacional • PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL é a vertente da Psicomotricidade que enfatiza os aspectos afetivo-emocionais e relacionais do ser humano, dando extrema importância do papel do inconsciente em nossa vida. • A Psicomotricidade Relacional utiliza-se do jogo simbólico como recurso para desencadear o desenvolvimento do potencial cognitivo, emocional, social e motriz do ser humano (desde o bebê ao idoso). Neste jogo, prioriza-se a linguagem infra-verbal, que ocorre através da comunicação tônica. • É um método criado pelo educador francês André Lapierre (1923-2008), difundido no Brasil desde 1983. • Abrangência da Psicomotricidade Relacional: • Empresas, Escolas e Clínicas.

  2. A importância da Psicomotricidade Relacional na Escola A Psicomotricidade Relacional é uma prática educativa e de valor preventivo que intervém de forma transdisciplinar, possibilitando a elevação do equilíbrio dinâmico do processo de ensino/aprendizagem. Enfoca as necessidades afetivas, sociais e cognitivas básicas que envolvem a relação aluno x aluno, aluno x professor, professor x professor e família x escola, propiciando mudanças que levam à conquista e ao desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos essenciais ao pleno exercício da cidadania. A Psicomotricidade Relacional é um espaço para a criança se expressar. Quando a criança tem um espaço onde pode expressar o que sente e deseja, sem culpa, sem rótulos, um espaço onde pode expressar todo o movimento que pulsa em seu interior, em um momento de concentração, é muito mais fácil para ela se concentrar, já que “esvaziou” as pulsões que pediam um espaço como a Psicomotricidade Relacional.

  3. Já em uma sala de aula onde as emoções pulsam e o corpo naturalmente pede movimento e a professora diz: “Silêncio!” “Senta!” “Escreva!”. Como a criança vai silenciar se a sua relação com alguém a faz estar gritando? Como ela vai se concentrar e escrever se brigou com o coleguinha no recreio e é só isso que vem a sua mente? Como a criança vai sentar se em sua faixa etária, o corpo naturalmente quer correr, pular e fazer novas descobertas motoras? Segundo Lapierre e Aucouturier (2004), o corpo em movimento, na sua agitação emocional, não é aceito na escola, a não ser em atividades de recreação e mesmo assim, com o adulto, pontuando, interferindo e reprovando. Porém, o que há de mais verdadeiro na criança são essas expressões da agitação emocional. É com o corpo que a criança fala, sente e se expressa buscando uma relação com o objeto e com o outro. No Centro Educacional “Meu Cantinho” o movimento da criança tem o seu espaço e a expressão emocional pode acontecer! Centro Educacional “Meu Cantinho” e Psicomotricidade Relacional, juntos desde 2003.

  4. Objetivos da Psicomotricidade Relacional na escola. • Despertar para o prazer de aprender a aprender; • Potencializar a capacidade de criar e recriar situações de aprendizagem. • Ampliar a capacidade de comunicação. • Prevenir dificuldades relacionais, emocionais, motoras e de aprendizagem. • Incentivar a auto-estima e facilitar a socialização. • Liberar as tensões e o stress do dia-a-dia contido nas relações.

  5. Como acontece as sessões • Semanais; • 40 (bebês) a 60 minutos; • Lugar protegido; • Brincar com o jogo simbólico; Centro Educacional “Meu Cantinho” única escola em Santa Catarina com Psicomotricidade Relacional Visite: www.ciar.com.br

More Related