210 likes | 378 Views
A tematização das lutas na Educação Física Escolar segundo os PCN’S. Prof. Ms. Ramon Martins de Oliveira Disciplina de Lutas. 2013.
E N D
A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar segundo os PCN’S Prof. Ms. Ramon Martins de Oliveira Disciplina de Lutas 2013
“Para boa parte das pessoas que frequentaram a escola, a lembrança das aulas de Educação Física é marcante: para alguns, uma experiência prazerosa, de sucesso, de muitas vitórias; para outros, uma memória amarga, de sensação de incompetência, de falta de jeito, de medo de errar...”
A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar segundo os PCN’S Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): “As lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa, caracterizando-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. Podem ser citados como exemplo de luta as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro até as práticas mais complexas da Capoeira, do Judô, e do Karatê”. (BRASIL, 1998, p. 49).
A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar segundo os PCN’S Conteúdos estão organizados em 03 blocos: Esportes Jogos, Lutas e Ginástica Atividades Rítmicas e Corporais e Conhecimentos sobre o Corpo
A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar segundo os PCN’S Benefícios • O controle do tônus muscular. • Amelhora do equilíbrio e a coordenação global. Desenvolvimento Motor • A Percepção • O raciocínio • Aformulação de estratégias e a atenção Cognitivo • A socialização • A perseverança • O respeito e a determinação. Social
A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar segundo os PCN’S Objetivos A compreensão e vivência de lutas no contexto escolar (lutas X violência; vivência de momentos para a apreciação e reflexão sobre as lutas e a mídia) Segundo os PCN’s (Brasil, 1998), os objetivos da prática das lutas na escola, são: A compreensão por parte do educando do ato de lutar (por que lutar, com quem lutar, contra quem ou contra o que lutar) A análise dos dados, das relações positivas e negativas com relação a prática das lutas e a violência na adolescência (luta como defesa pessoal e não para “arrumar briga”).
A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar segundo os PCN’S Objetivos Já a construção do gesto nas lutas, ainda sobre o prisma dos PCN’s (Brasil, 1998) requer: A vivência de situações que envolvam perceber, relacionar e desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras presentes nas lutas praticadas na atualidade. Vivência de situações em que seja necessário compreender e utilizar as técnicas para as resoluções de problemas em situações de luta (técnica e tática individual aplicadas aos fundamentos de ataque e defesa). Vivência de atividades que envolvam as lutas, dentro do contexto escolar, de forma recreativa e competitiva.
A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar segundo os PCN’S x Prioridade nas Aulas de Educação Física: Plano Atitudinal (valores para as práticas) Plano Procedimental (emprego de técnicas e fundamentos) x Plano Conceitual (entendimento do porquê realizar este ou aquele movimento) (DARIDO, 2001).
A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar: Restrições e Possibilidades Nascimento,(2007)Argumentos: 1) A falta de vivência pessoal em lutas por parte dos professores, tanto no cotidiano de vida, como no âmbito acadêmico; 2) A preocupação com o fator violência, que julgam ser intrínseco às práticas de luta, o que incompatibiliza a possibilidade de abordagem deste conteúdo na escola.
? Relato Nº 01 : A necessidade do Professor ser especialista ou ter vivências substanciais em “Lutas”
Plano Conceitual (Entendimento do porquê realizar este ou aquele movimento)
Plano Procedimental (Emprego de técnicas e fundamentos)
Plano Atitudinal (valores para as práticas) Os alunos adotem critérios para saber analisar, avaliar e criticar situações de inclusão e exclusão nas aulas de Educação Física Contribuindo, desta forma, para a construção do respeito às diversidades e individualidades dos sujeitos que fazem parte de cada contexto
Relato Nº 02 : “Violência” : Argumento Restritivo para o Tema de Lutas na Educação Física Escolar
Olivier (2000, p. 11), ao referir-se à violência, entende-a como: [...] inerente às relações sociais”, e a concebe como “[...] modos de expressão e de comunicação”, que surgem em situações de conflito, de ameaças, de incerteza.
Insultos , Ofensas e Palavrões Socos , Chutes...
Metodologicamente Pensada e Conduzida “Estruturação motora psico- afetiva e social, que ajudam a criança a gerir e a controlar a complexidade das relações violentas no interior do grupo social”.
Outra característica que fica evidente na situação explicitada é de que podemos constatar, nas atitudes dos alunos durante o jogo de futebol... Reprodução Informações
A luta no âmbito escolar contribuiria para fazer aflorar comportamentos agressivos ? Trazer, inclusive, transtornos para o próprio professor, inviabilizando assim o trabalho a ser realizado? Parlebasapud Belbenoit (1974, p. 114-115) de que: [...] o desporto [ou outro tema] não possui nenhuma virtude mágica. Ele não é em si nem socializante nem anti-socializante. É conforme: ele é aquilo que se fizer dele. A prática do judô ou do râguebipode formar tanto patifes como homens perfeitos preocupados com o fair-play.