1 / 21

Prof. Ms. Ramon Martins de Oliveira Disciplina de Lutas

A tematização das lutas na Educação Física Escolar segundo os PCN’S. Prof. Ms. Ramon Martins de Oliveira Disciplina de Lutas. 2013.

nyla
Download Presentation

Prof. Ms. Ramon Martins de Oliveira Disciplina de Lutas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar segundo os PCN’S Prof. Ms. Ramon Martins de Oliveira Disciplina de Lutas 2013

  2. “Para boa parte das pessoas que frequentaram a escola, a lembrança das aulas de Educação Física é marcante: para alguns, uma experiência prazerosa, de sucesso, de muitas vitórias; para outros, uma memória amarga, de sensação de incompetência, de falta de jeito, de medo de errar...”

  3. A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar segundo os PCN’S Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): “As lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa, caracterizando-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. Podem ser citados como exemplo de luta as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro até as práticas mais complexas da Capoeira, do Judô, e do Karatê”. (BRASIL, 1998, p. 49).

  4. A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar segundo os PCN’S Conteúdos estão organizados em 03 blocos: Esportes Jogos, Lutas e Ginástica Atividades Rítmicas e Corporais e Conhecimentos sobre o Corpo

  5. A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar segundo os PCN’S Benefícios • O controle do tônus muscular. • Amelhora do equilíbrio e a coordenação global. Desenvolvimento Motor • A Percepção • O raciocínio • Aformulação de estratégias e a atenção Cognitivo • A socialização • A perseverança • O respeito e a determinação. Social

  6. A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar segundo os PCN’S Objetivos A compreensão e vivência de lutas no contexto escolar (lutas X violência; vivência de momentos para a apreciação e reflexão sobre as lutas e a mídia) Segundo os PCN’s (Brasil, 1998), os objetivos da prática das lutas na escola, são: A compreensão por parte do educando do ato de lutar (por que lutar, com quem lutar, contra quem ou contra o que lutar) A análise dos dados, das relações positivas e negativas com relação a prática das lutas e a violência na adolescência (luta como defesa pessoal e não para “arrumar briga”).

  7. A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar segundo os PCN’S Objetivos Já a construção do gesto nas lutas, ainda sobre o prisma dos PCN’s (Brasil, 1998) requer: A vivência de situações que envolvam perceber, relacionar e desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras presentes nas lutas praticadas na atualidade. Vivência de situações em que seja necessário compreender e utilizar as técnicas para as resoluções de problemas em situações de luta (técnica e tática individual aplicadas aos fundamentos de ataque e defesa). Vivência de atividades que envolvam as lutas, dentro do contexto escolar, de forma recreativa e competitiva.

  8. A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar segundo os PCN’S x Prioridade nas Aulas de Educação Física: Plano Atitudinal (valores para as práticas) Plano Procedimental (emprego de técnicas e fundamentos) x Plano Conceitual (entendimento do porquê realizar este ou aquele movimento) (DARIDO, 2001).

  9. A tematização das lutas na Educação FísicaEscolar: Restrições e Possibilidades Nascimento,(2007)Argumentos: 1) A falta de vivência pessoal em lutas por parte dos professores, tanto no cotidiano de vida, como no âmbito acadêmico; 2) A preocupação com o fator violência, que julgam ser intrínseco às práticas de luta, o que incompatibiliza a possibilidade de abordagem deste conteúdo na escola.

  10. ? Relato Nº 01 : A necessidade do Professor ser especialista ou ter vivências substanciais em “Lutas”

  11. Plano Conceitual (Entendimento do porquê realizar este ou aquele movimento)

  12. Plano Procedimental (Emprego de técnicas e fundamentos)

  13. Plano Atitudinal (valores para as práticas) Os alunos adotem critérios para saber analisar, avaliar e criticar situações de inclusão e exclusão nas aulas de Educação Física Contribuindo, desta forma, para a construção do respeito às diversidades e individualidades dos sujeitos que fazem parte de cada contexto

  14. Relato Nº 02 : “Violência” : Argumento Restritivo para o Tema de Lutas na Educação Física Escolar

  15. Olivier (2000, p. 11), ao referir-se à violência, entende-a como: [...] inerente às relações sociais”, e a concebe como “[...] modos de expressão e de comunicação”, que surgem em situações de conflito, de ameaças, de incerteza.

  16. Insultos , Ofensas e Palavrões Socos , Chutes...

  17. Metodologicamente Pensada e Conduzida “Estruturação motora psico- afetiva e social, que ajudam a criança a gerir e a controlar a complexidade das relações violentas no interior do grupo social”.

  18. Herói X Vilão

  19. Outra característica que fica evidente na situação explicitada é de que podemos constatar, nas atitudes dos alunos durante o jogo de futebol... Reprodução Informações

  20. A luta no âmbito escolar contribuiria para fazer aflorar comportamentos agressivos ? Trazer, inclusive, transtornos para o próprio professor, inviabilizando assim o trabalho a ser realizado? Parlebasapud Belbenoit (1974, p. 114-115) de que: [...] o desporto [ou outro tema] não possui nenhuma virtude mágica. Ele não é em si nem socializante nem anti-socializante. É conforme: ele é aquilo que se fizer dele. A prática do judô ou do râguebipode formar tanto patifes como homens perfeitos preocupados com o fair-play.

More Related