1 / 11

Estilos e Abordagens

Estilos e Abordagens. Você, como autor, na maioria das vezes está familiarizado com o conteúdo e as informações relacionadas à sua área de atuação, certo?.

oleg
Download Presentation

Estilos e Abordagens

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Estilos e Abordagens

  2. Você, como autor, na maioria das vezes está familiarizado com o conteúdo e as informações relacionadas à sua área de atuação, certo? Porém a dificuldade maior é de que forma estruturar esse conteúdo no papel. Mas fique tranquilo, pois nesta aula você estudará exatamente as abordagens para o desenvolvimento desse conteúdo.

  3. Abordagens para • o desenvolvimento • do conteúdo

  4. Abordagens para desenvolvimento do conteúdo Para facilitar a estruturação do conteúdo, Laaser (1997) mostra o conceito de três abordagens que auxiliarão no desenvolvimento do conteúdo. Abordagem Lógica Esta abordagem contempla o método dedutivo e o método indutivo. No primeiro, o conteudista desenvolve o material partindo da causa para os efeitos, do princípio para as consequências, do geral para o específico, do abstrato para o concreto. O método indutivo pode ser uma melhor opção no que se refere à aprendizagem dos alunos, principalmente do aluno adulto, que é o nosso foco na EaD, pois trabalha o conteúdo a partir de exemplos reais, de situações concretas, para depois fazer a ligação com a teoria.

  5. Abordagens para desenvolvimento do conteúdo Abordagem Centrada nos Problemas Esta abordagem é semelhante ao método indutivo, pois ela pode ser trabalhada a partir de um estudo de caso ou de um problema concreto. Deve ter como objetivo auxiliar o aluno a analisar o problema e buscar soluções para o mesmo, a partir da teoria estudada. Abordagem Relacionada ao Desempenho Esta abordagem trabalha o conteúdo passo a passo, ou seja, o aluno desenvolve uma habilidade por vez, a partir de avaliações realizadas no decorrer do conteúdo e instruções claras e objetivas.

  6. Abordagens para desenvolvimento do conteúdo “Mas, qual é a melhor abordagem que devo utilizar?” Para essa pergunta só você terá a resposta, pois não existe a melhor abordagem, o que existe é a mais adequada dentro do contexto em que ela será utilizada. E isso só você poderá identificar, a partir da definição do perfil do público-alvo e do grau de dificuldade do conteúdo.

  7. Bem, após a escolha da abordagem, você precisa organizar a estrutura do conteúdo e a sequênciaem que ele será abordado. Outro aspecto essencial, também nesta etapa, se refere à linguagem que você utilizará no material. Então, seguem algumas dicas.

  8. Dicas de Linguagem

  9. Dicas de Linguagem • Se for possível simplificar, para que complicar? Evite frases longas, construções indiretas, duplas, negativas e tudo que torna o texto “pesado”. • O vocabulário deve ser de fácil acesso, na norma culta - o que não significa subestimar a inteligência do educando. • Desenvolva o material como se você estivesse conversando com o aluno, procure dialogar com ele no decorrer do conteúdo, assim ele não se sentirá sozinho quando estiver estudando. • Varie as abordagens, para dinamizar a leitura: citações, depoimentos, exemplos. • Facilite o processo de leitura, organizando os conteúdos em parágrafos, chamadas intermediárias, tópicos. • Eventualmente, o participante desconhece palavras técnicas. No caso de empregá-las, defina com hipertexto. • Procure manter um volume mais ou menos uniforme de texto em cada aula. • Caso o tema abordado seja extenso, subdivida em páginas para evitar muitas rolagens.

  10. Dicas de Linguagem • Trate o educando pelo singular, como se estivesse falando com ele, de forma pessoal. • Não empregue referências temporais não datadas, tais como: “como você viu ontem”, ou “como estudará amanhã”, pois o participante tem autonomia para acessar os conteúdos no momento que desejar. • Ao elaborar sínteses e revisões, reescreva o mesmo conteúdo utilizando sinônimos e outras abordagens, isso auxilia no processo de aprendizagem. • Para que a linguagem empregada traga o retorno que você deseja, tenha em mente o processo de comunicação, que envolve as relações: aluno-aluno, aluno-professor e/ou aluno-monitor.

  11. Você terminou a Aula 3. Agora vá em frente e aplique seus Conhecimentos. Ah... e na próxima aula você estudará sobre memória e aprendizagem.

More Related