E N D
Tratamento do alcoolismo Há actualmente várias formas eficazes de se tratar o alcoolismo. O método mais simples, para casos mais leves, é a realização de consultas periódicas com uma equipe multidisciplinar experiente (incluindo psiquiatra e psicólogo) com o apoio da família, onde são discutidas as dificuldades de abandonar o vício e encorajados os esforços em combatê-lo. Estudos mostram que este é um método eficaz em reduzir o uso do álcool, dependendo directamente da frequência das consultas.
O que faz as bebedeiras Sim, e muito. Além do risco de acidente de viação, mesmo que não guies, existe o risco de violência, quedas, entrares em coma, teres sexo nada seguro que pode deixar-te marcas para sempre. Além disso, as células cerebrais podem ficar danificadas de forma irreversível.
Doenças provocadas pelo álcool? O consumo excessivo de álcool pode levar a 61 doenças: fígado (hepatite alcoólica, cirrose, cancro do fígado), doenças do pâncreas, esófago, sistema nervoso, depressão, suicídio, impotência, acidentes de viação, violência familiar, homicídios, afogamentos, sexo desprotegido, violações, insucesso escolar, esquizofrenia, doenças do coração, fogos, doenças musculares, infertilidade, etc. Quanto mais se bebe maior o risco.
O que o alcoolismo O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as consequências decorrentes. O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos. Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndromes amnésica (perdas restritas de memória), demencial, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbios inespecíficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal. Assim o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema, mas medicamente para maior precisão, é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais de um.
Como e conhecidoAlcoolismo O alcoolismo, também conhecido como síndrome de dependência do álcool ou estilismo, é uma doença que afecta cerca de 18,6 milhões de brasileiros (10% da nossa população). Os efeitos nocivos desta dependência química vão desde sérios problemas sociais e familiares até graves complicações de saúde como cirrose do fígado, câncer, demência, doenças do coração e traumas em geral.
consequências destes tipos de consumos? O consumo de álcool contribui mais do que qualquer outro factor de risco para a ocorrência de acidentes domésticos, laborais e de condução, violência, abusos e negligência infantil, conflitos familiares, incapacidade prematura e morte. Relaciona-se com o surgimento e/ou desenvolvimento de numerosos problemas ou patologias agudas e crónicas de carácter físico, psicológico e social, constituindo, por isso, um importante problema de saúde pública.