360 likes | 660 Views
A importância do ato de Ler. Prof. MSc Carlos Alberto dos Santos Dutra. Tolstoi escreveu em seu diário: “ Escrever não é difícil, o difícil é não escrever ”.
E N D
A importância do ato de Ler Prof. MSc Carlos Alberto dos Santos Dutra
Tolstoi escreveu em seu diário:“Escrever não é difícil, o difícil é não escrever”.
“Escrever é manter relação de alma, corpo e mão com a escrita, no objetivo de transformar a essência humana em acordes de frases e períodos”.(Maria da Glória Sá Rosa)
“As palavras são alimento, espaço de sobrevivência em sociedades anestesiadas pelos produtos eletrônicos”.(Maria da Glória Sá Rosa)
Literatura – precioso veículo para descoberta de valores profundos da realidade humana. Sem ela, o espírito crítico, motor das mudanças históricas e do senso de liberdade desaparece.
A Leitura é o grande estímulo.Inspirou os grandes mestres na composição de suas obras.
Aristóteles, em Poética, escreve: “Com efeito, não diferem o historiador e o poeta por escreverem verso ou prosa (...) – diferem, sim, em que dizum as coisas que sucederam, e outro as que poderiam suceder (...).
Para que Literatura?A Literatura com sua linguagem carregada de significado...Nos põem em contato com obras antigasE que ainda despertam interesse hoje. (Você sabia que As Crônicas de Nárnia foi escrita no tempo da nossa avó, há mais de 60 anos?)
A Literatura...Propicia uma forma de conhecimento do mundo e do ser humano; permite ao leitor entrar em contato com realidades culturais diferentes no tempo e no espaço, contribuindo também para queo leitor se conheça melhor.
A Literatura nos proporciona prazer,entretenimentoe formaçãoporque tem como objeto a condição humana.
Quando questionamos nossa condição nos inquietamosIsso acontece após a leitura de um bom romance ou poema.Inquietação é por que (depois da leitura) não somos mais a mesma pessoa de antes.
A Literatura ajuda a enriquecernosso vocabulário, ajuda a escrever melhor, a encontrar novas formas de nos expressar através de palavras e formas de organizá-las diferentes.
As diferentes escolas literárias ajudam a compreender cada forma de pensar e escrever, uma preocupada com a realidade, outra com a fantasia;uma preocupada com o sentimento,outra com a perfeição, cada uma nos traz uma riqueza de pensamentos diferente...
Que tal dar uma olhada naliteratura nacionale sul-mato-grossense?
Vamos assistir agora 4 vídeos rápidos: “A menina que odiava Livros” “O poder da leitura” “Ler devia ser proibido” “Uma experiência de leitura” http://dutracarlito.com Agosto de 2012