100 likes | 609 Views
Auditoria, segundo normas ISO 14010 a 14015 e ISO 19011 Auditoria, segundo normas NBR 14791 a 14793 (CERFLOR). 4. LCF694 Auditoria e Certificação Ambiental. Família de normas ISO 14000. Recomendações INMETRO.
E N D
Auditoria, segundo normas ISO 14010 a 14015 e ISO 19011 Auditoria, segundo normas NBR 14791 a 14793 (CERFLOR) 4 LCF694 Auditoria e Certificação Ambiental
Recomendações INMETRO Baseada na norma NIT-DICOR-018 do INMETRO estabelece o procedimento a ser utilizado na auditoria de organizações solicitantes de credenciamento e de organizações credenciadas, incluindo auditorias combinadas. Segue as diretrizes da ABNT (NBR ISO 19011) Conceito importante: Não-conformidade crítica: não conformidade que implica ausência de, ou falha em implementar e manter, um ou mais elementos de sistemas requeridos na norma de referência ou uma situação que pode, com base nas evidências disponíveis, gerar dúvidas significativas quanto à credibilidade dos documentos emitidos pelo organismo solicitante ou credenciado.
Tipos de Auditoria (InMETRO) Auditoria de Concessão (ou de Credenciamento ou Inicial): é realizada na sede do organismo e em possíveis escritórios que acolham partes do processo de certificação. Nesta avaliação, se verifica no local o atendimento a todos os requisitos da norma de referência do credenciamento. Além disto, é feita uma amostragem dos processos de certificação do organismo para verificação da integridade dos mesmos. Antecede o ato da concessão do credenciamento a um organismo. Auditoria de Supervisão (ou Manutenção): é realizada na sede do organismo e/ou em possíveis escritórios que acolham partes do processo de certificação. Nesta avaliação, se verifica no local a manutenção do atendimento aos requisitos da norma de referência do credenciamento. Auditoria de Recredenciamento: é realizada na sede do organismo e em possíveis escritórios que acolham partes do processo de certificação. Nesta avaliação, se verifica no local a manutenção do atendimento a todos os requisitos da norma de referência do credenciamento. Esta auditoria antecede o ato da renovação do credenciamento de um organismo Auditoria Extraordinária: pode der realizada a qualquer tempo diante de fatos, não-conformidades, reclamações e/ou denúncias que ponham em risco a credibilidade das certificações do organismo.
Plano de trabalho (InMETRO) Formação da Equipe Auditora: o Chefe da Equipe/Setor indica a equipe auditora. Recomenda-se que a composição da equipe auditora seja submetida, com antecedência suficiente, à aprovação do cliente. Documentação do organismo auditado: a documentação cliente é encaminhada ao auditor-líder. Plano de Auditoria: a equipe auditora deve preparar o plano de auditoria e o programa de viagem. O Plano de Auditoria deve ser enviado com pelo menos 2 dias de antecedência em relação à data prevista para o início da auditoria. O Plano será considerado aprovado, se não for recebida contestação, com justificativa, antes do início da auditoria. Atividades nas instalações do organismo auditado: Reunião de Abertura: antes do início da auditoria, a equipe auditora deve realizar uma reunião de abertura com os representantes do auditado, visando: a) apresentar a equipe auditora; b) confirmar o objetivo e os escopos da auditoria; c) confirmar o Plano da Auditoria; d) fazer referência ao Termo de Confidencialidade e Imparcialidade; e) informar o método de registro das atividades da auditoria, destacando o conceito de não-conformidades crítica; f) definir os canais formais de comunicação entre os auditores e os auditados; g) confirmar a infra-estrutura disponível para as reuniões da equipe auditora; h) confirmar a data e horário para reunião de encerramento e reuniões intermediárias entre a equipe auditora e a administração superior do auditado, quando for o caso. i) confirmar a existência de procedimentos pertinentes de segurança no trabalho, emergência e segurança para a equipe auditora, quando for o caso.
Plano de trabalho (InMETRO) Realização da auditoria: durante a realização da auditoria, os auditores devem: a) comprovar as informações descritas no manual da qualidade e nos procedimentos da organização, através de evidências; b) comprovar a implementação e eficácia de ações corretivas registradas em auditorias anteriores ou na análise da documentação; c) manter fidelidade ao Plano de Auditoria, registrando as possíveis alterações; d) utilizar linguagem simples e objetiva nas exposições e observações feitas; e) registrar as constatações ocorridas; f) comunicar ao auditado as não-conformidades constatadas, assegurando-se da sua compreensão, e obter a assinatura do representante no campo respectivo do formulário. Antes da reunião de encerramento, devem ser realizadas uma ou mais reuniões da equipe auditora, para análise, discussão e consenso dos resultados. Caso não haja consenso, o auditor-líder deve decidir o resultado. Reunião Final: ao término da auditoria, a equipe auditora deve realizar uma reunião final com o(s) responsável(eis) da organização, objetivando: a) apresentar o resumo dos comentários, positivos e negativos; b) entregar, se houver, os originais dos registros de não-conformidades à organização auditada, guardando cópias; c) informar, verbalmente, sua conclusão quanto ao atendimento aos critério de credenciamento; d) informar as etapas do credenciamento após a auditoria, como, por exemplo a emissão do relatório, conclusão final após fechamento das não-conformidades críticas, encaminhamento à comissão de credenciamento e demais etapas estabelecidas na norma de procedimento específica para o tipo de credenciamento; e) efetuar os agradecimentos.
Relatório de Auditoria (InMETRO) • O Auditor-líder deve preparar o relatório de auditoria (com todas as suas folhas rubricadas pelo auditor-líder) e os registros de não-conformidade. • No item “Considerações Finais” deve constar a observação global em relação à eficácia do sistema da organização e um resumo das observações mais importantes, tanto as positivas quanto as negativas (pontos fortes e oportunidades de melhoria), com o objetivo de ter uma visão do atendimento aos critérios de credenciamento. • O ítem “Resultado da Avaliação das Ações Corretivas” deve permanecer em branco até que sejam analisadas as correções e ações corretivas propostas pelo organismo. • A Equipe encaminha cópia do RAU ao organismo, solicitando comentários sobre o mesmo.
Não-conformidades e conclusão (InMETRO) • As não-conformidades detectadas durante auditorias devem ser tratadas pelos organismos de forma a: • eliminá-las de forma a garantir que não possam afetar o sistema; • investigar suas causas e implementar correções e/ou ações corretivas para eliminar estas causas. • Conclusão da Equipe Auditora: • Após o fechamento de todas as não-conformidades críticas ou decorrido o prazo estabelecido, o auditor-líder elabora o ítem “Resultado da Avaliação das Ações Corretivas”, do RAU para que, • a partir das informações recebidas, seja elaborada a Recomendação de Credenciamento.
Proposta de ED – fixando conceitos: auditoria Preparem uma apresentação (máximo de 10 slides) sobre a NBR ISSO 19011 – Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental Por enquanto é isso! Bom resto de curso ... ... Estraviz