140 likes | 244 Views
Um desafio a altura do curso!. Quais são os elementos necessários em um projeto de pesquisa?. Cronograma para a União da Excelência com o Ponto de Truncamento. Cronograma + Estratégia: Uma decisão simples!.
E N D
Um desafio a altura do curso! Quais são os elementos necessários em um projeto de pesquisa?
Cronograma para a União da Excelência com o Ponto de Truncamento
Cronograma + Estratégia: Uma decisão simples! "Por mais bonita que seja a sua estratégia, ocasionalmente dê uma olhada nos resultados." (Winston Churchill)
Planejamento: Tudo será concluído apenas no último momento! A importância dos Arquivos de Apoio. Opte pela Simplicidade (organização)!
Como elaborar uma Introdução • Apresentação do problema investigado; • Apresentação e análise de estudos semelhantes ou relacionados (métodos e local); • Discutir a importância do problema; • Identificação de questões em aberto neste tipo de estudo.
Como elaborar uma Introdução A Introdução deve fornecer ao leitor todos os elementos, inclusive bibliográficos, para que ele entenda o problema que será abordado no restante do trabalho. Boa parte do tempo gasto na elaboração de um texto é dedicado à leitura de trabalhos anteriores. Eles fornecem o contexto e o embasamento do seu trabalho. Espera-se, portanto, que na Introdução você mostre bom conhecimento da literatura mais recente do tema de seu projeto. Contextualize o problema, fornecendo informações ao leitor para que ele entenda porque você se interessou pelo problema; Descreva brevemente o que você fará (Qual a sua hipótese de trabalho e quais experimentos serão usados para testá-la)
Como elaborar uma Introdução: Dicas • Escreva a Introdução da seguinte forma: primeiro os aspectos mais gerais, depois os aspectos mais específicos, culminando na definição de seu problema; • Mostre para o seu leitor que o seu trabalho é interessante: pense porque você se interessou por esse problema, quais são os desafios mais importantes da área; • Forneça referências (elas validam o seu discurso); • Faça uma conexão clara entre os problemas e as soluções, entre a sua hipótese e o seu experimento, entre o que já se fez e o que você irá fazer. Numero Sugerido de Páginas no TG: 3 a 4 páginas (incluindo figuras)
Referências Bibliográficas • Cite apenas trabalhos realmente lidos. Não banalize as referências; • Quando devemos citar referências antigas? • Utilize um padrão de citação no texto (e.g. Assumpção et al., 2006)
Citações (Referências Bibliográficas) (De acordo com “Diretrizesparaelaboração de dissertações e tesesda USP”, p. 29) -Citação é a menção (no texto) de informaçõesextraídas de umafonte. Exemplos: -Sistema AUTOR-DATA: De acordo com Silva e Barbosa (2007), o aprendizadosemestudocomplementar é altamenteineficaz. Emsuapesquisa, Delanayet al. (1984)sugerem o uso de métodosradiométricos[...]
Citações (Referências Bibliográficas) -Sistema NUMÉRICO: A litosferamecânica sob a Bacia do Paraná tem espessura de 150 km (1,2), enquantosuaespessuraelétrica é superior a 200 km (3). {ex: Revista Nature} As estimativas de espessura elástica1efetivaobtidaspor dados gravimétricos2,3sugeremumalitosferafria e desidratada, corroborandodiversasevidências petrológicas4,5,6. {ex: Revista Science}
Citações (Referências Bibliográficas) CITAÇÃO DIRETA É a reproduçãonaíntegra de parte daobraconsultada. Exemplo:
Citações (Referências Bibliográficas) CITAÇÃO DE CITAÇÃO
Citações (Referências Bibliográficas) NORMAS DE REFERÊNCIAS ABNT - AssociaçãoBrasileira de NormasTécnicas ISO – InternacionalStandartization Organization