390 likes | 542 Views
Eráti. Memba. Nacarôa. Lalaua. Mecuburi. Nacala-Porto. -. Nacala-A-Velha. Muecate. Monapo. Malema. Ribáuè. Meconta. Murrupula. Mogincual. Mogovolas. Angoche. Moma. REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE GOVERNO DA PROVÍNCIA DE NAMPULA. Carta Escolar. Ilha Moç. Mossuril. Npl Cidade.
E N D
Eráti Memba Nacarôa Lalaua Mecuburi Nacala-Porto - Nacala-A-Velha Muecate Monapo Malema Ribáuè Meconta Murrupula Mogincual Mogovolas Angoche Moma REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUEGOVERNO DA PROVÍNCIA DE NAMPULA Carta Escolar Ilha Moç. Mossuril Npl Cidade Nampula, 30 de Maio 2014.
Introdução Adjacente a outros sistemas de informação existentes no MINED, a Carta Escolar é um programa de informação Georreferenciada que facilita a tomada de decisões por parte dos gestores de educação a todos os níves do sistema educativo,nomeadamente, central, provinial, distrital e escolar.
Introdução (cont) Dada a sua pertinência, a província de Nampula iniciou em 2006 o trabalho de Levantamento cartográfico em todos os distritos, com vista a elaboração duma Carta Escolar Provincial.
Principais Objectivos da Carta Escolar • Fazer cadastro da rede escolar; • Localizar geograficamente a rede escolar; • Analisar a acessibilidade física econónimca da rede escolar; • Identificar as zonas de recrumento/para a implementação de novas escolas;
Cont. • Estudar a situação de acesso e género a educação; • Planificar as necessidades futuras educativas; • Perpesctivar as necessidades do corpo docente, discente e outros trabalhadores; • Tornar a Carta Escolar um factor de micro e macro Planificação do sistema educativo;
1ª Etapa 1. A nível da província foi realizado o levantamento cartográfico. Todavia, depois de terminar o primeiro cadastramento nos finais de 2006, a Província de Nampula, não chegou a fazer o processamento de dados porque o tal programa ainda não tinha sido instalado, o que viria a se efectuar em finais de 2012.
2ª Etapa O processamento de dados começou a ser efectuado nos princípios de 2013, pelo que ainda está em curso. Adjacente a essa situação, estando para decorrer a colecta de dados e/ou informações das Escolas abertas em 2014, assim como a actualização das escolas que se beneficiaram de construção de novas infra-estruturas ou que mudaram de local onde foram cadastradas em anos anteriores.
Cont Nessa óptica, a província fez o processamento de vinte (20)distritos, conforme o mapa que se segue, excepeto o distrito da Ilha de Moçambique porque, ao longo do processo veificou-se um erro no sistema em relação as coordenadas que ainda esta por se regularizar e foi feito um plano com vista a inverter o cenário.
2. Experiência piloto Com vista a experimentar a funcionalidade do software, foi ensaiada nos finais de 2013, nos distritos de Angoche, Cidade de Nampula, Eráti, Mogincual, Nacala Porto e Nacarôa, uma base de dados de tratamento de georreferenciado das informações da carta escolar.
Cont. Com este trabalho pretende-se fazer uma demostração do que é possível ser feito nas condições actuais pelas DPEC (s) e ao mesmo tempo demonstrar as potencialidades que a Carta Escolar pode fornecer ao processo de Planificação. Eis alguns exemplos: