90 likes | 215 Views
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz email: sylvio.augusto@terra.com.br. GOVERNANÇA CORPORATIVA.
E N D
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz email: sylvio.augusto@terra.com.br
GOVERNANÇA CORPORATIVA É O CONJUNTO DE ESTRATÉGIAS UTILIZADOS PARA ADMINISTRAR A RELAÇÃO ENTRE OS ACIONISTAS, QUE É UTILIZADO PARA DETERMINAR E CONTROLAR A DIREÇÃO ESTRATÉGICA E O DESEMPENHO DAS EMPRESAS E, COM ISSO, GARANTIR QUE AS DECISÕES ESTRATÉGICAS SEJAM TOMADAS DE FORMA EFICAZ. UM DOS OBJETIVOS PRINCIPAIS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA É GARANTIR QUE OS INTERESSES DOS ALTOS GERENTES ESTEJAM ALINHADOS AOS INTERESSES DOS ACIONISTAS. OS ACIONISTAS ESPERAM QUE OS ALTOS GERENTES TOMEM DECISÕES E AÇÕES QUE RESULTEM NO AUMENTO DE VALOR DA EMPRESA E, ASSIM, AUMENTE A RIQUEZA DOS ACIONISTAS. UM BOM SISTEMA DE GOVERNANÇA AJUDA A FORTALECER AS EMPRESAS, REFORÇA AS COMPETÊNCIAS PARA ENFRENTAR NOVOS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE, AMPLIA AS BASES ESTRATÉGICAS DA CRIAÇÃO DE VALOR, É FATOR DE HARMONIZAÇÃO DE INTERESSES E, AO CONTRIBUIR PARA QUE OS RESULTADOS CORPORATIVOS SE TORNEM MENOS VOLÁTEIS, AUMENTA A CONFIANÇA DOS INVESTIDORES.
GOVERNANÇA CORPORATIVA UMA DAS MAIS IMPORTANTES DIMENSÕES DA GOVERNANÇA CORPORATIVA SÃO OS VALORES QUE LHES DÃO SUSTENTAÇÃO, AMARRANDO CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E PROCESSOS DE ALTA GESTÃO. SEGUEM ABAIXO OS QUATRO VALORES DA GOVERNANÇA: FAIRNESS: EQUIDADE NO TRATAMENTO DOS ACIONISTAS. RESPEITO AOS DIREITOS DOS MINORITÁRIOS, POR PARTICIPAÇÃO EQUÂNIME COM A DOS MAJORITÁRIOS, TANTO NO AUMENTO DA RIQUEZA CORPORATIVA, QUANDO NOS RESULTADOS DAS OPERAÇÕES, QUANTO AINDA NA PRESENÇA ATIVA EM ASSEMBLÉIAS GERAIS. DISCLOSURE: TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES, ESPECIALMENTE DAS DE ALTA RELEVÂNCIA, QUE IMPACTAM OS NEGÓCIOS E QUE ENVOLVEM RESULTADOS, OPORTUNIDADES E RISCOS. ACCOUNTABILITY: PRESTAÇÃO RESPONSÁVEL DE CONTAS, FUNDAMENTADA NAS MELHORES PRÁTICAS CONTÁBEIS E DE AUDITORIA. COMPLIANCE: CONFORMIDADE NO CUMPRIMENTO DE NORMAS REGULADORAS, EXPRESSAS NOS ESTATUTOS SOCIAIS, NOS REGIMES INTERNOS E NAS INSTITUIÇÕES LEGAIS DO PAÍS.
SEPARAÇÃO ENTRE PROPRIEDADE E CONTROLE ADMINISTRATIVO CONFORME AS EMPRESAS FICARAM MAIORES, A NECESSIDADE ADMINISTRATIVA LEVOU A UMA SEPARAÇÃO ENTRE PROPRIEDADE E CONTROLE NA MAIORIA DAS GRANDES CORPORAÇÕES. ASSIM, O CONTROLE FOI TRANSFERIDO DOS PROPRIETÁRIOS PARA OS GERENTES DE ALTO NÍVEL, ENQUANTO A PROPRIEDADE FOI DISPERSADA ENTRE MILHARES DE ACIONISTAS. ESSAS MUDANÇAS CRIARAM A COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO, QUE PRODUZEM A MAIOR PARCELA DO PIB MUNDIAL. A SEPARAÇÃO ENTRE PROPRIETÁRIOS E GERENTES CRIA RELAÇÃO DE AGENCY. UMA RELAÇÃO DE AGENCY EXISTE QUANDO UMA OU MAIS PESSOAS (PROPRIETÁRIOS) CONTRATAM UMA OU MAIS PESSOAS (AGENTES) COMO ESPECIALISTAS EM TOMADA DE DECISÃO EM TROCA DE REMUNERAÇÃO. A SEPARAÇÃO ENTRE PROPRIEDADE E CONTROLE ADMINISTRATIVO
SEPARAÇÃO ENTRE PROPRIEDADE E CONTROLE ADMINISTRATIVO A SEPARAÇÃO ENTRE PROPRIEDADE E CONTROLE ADMINISTRATIVO PODE OCASIONAR PROBLEMAS. ELES PODEM SURGIR PORQUE OS ACIONISTAS E OS GERENTES TÊM INTERESSES E OBJETIVOS DIFERENTES OU PORQUE OS ACIONISTAS NÃO TÊM O CONTROLE DIRETO DAS GRANDES CORPORAÇÕES DE CAPITAL ABERTO. OS PROBLEMAS TAMBÉM PODEM SURGIR QUANDO OS GERENTES TOMAM DECISÕES QUE RESULTAM NA BUSCA POR OBJETIVOS QUE ESTÃO EM CONFLITO COM OS OBJETIVOS DOS ACIONISTAS. ESTABELECEM-SE ESTRATÉGIAS DE GOVERNANÇA E CONTROLE PARA PREVENIR QUE OS GERENTES AJAM DE FORMA OPORTUNISTA.
SEPARAÇÃO ENTRE PROPRIEDADE E CONTROLE ADMINISTRATIVO A SEPARAÇÃO ENTRE PROPRIEDADE E CONTROLE ADMINISTRATIVO PODE OCASIONAR PROBLEMAS. ELES PODEM SURGIR PORQUE OS ACIONISTAS E OS GERENTES TÊM INTERESSES E OBJETIVOS DIFERENTES OU PORQUE OS ACIONISTAS NÃO TÊM O CONTROLE DIRETO DAS GRANDES CORPORAÇÕES DE CAPITAL ABERTO. OS PROBLEMAS TAMBÉM PODEM SURGIR QUANDO OS GERENTES TOMAM DECISÕES QUE RESULTAM NA BUSCA POR OBJETIVOS QUE ESTÃO EM CONFLITO COM OS OBJETIVOS DOS ACIONISTAS. ESTABELECEM-SE ESTRATÉGIAS DE GOVERNANÇA E CONTROLE PARA PREVENIR QUE OS GERENTES AJAM DE FORMA OPORTUNISTA.
PERFIL DE RISCO DO ADMINISTRADOR (EMPREGO) PERFIL DE RISCO DO ACIONISTA (NEGÓCIO) M S B A VINCULADO E RELACIONADO NEGÓCIO DOMINANTE RESTRITO E RELACIONADO NEGÓCIOS NÃO RELACIONADOS NÍVEL DE DIVERSIFICAÇÃO CONFLITOS DE AGENCY DIVERSIFICAÇÃO E RISCOS DOS ACIONISTAS E GERENTES RISCO
CUSTOS DE AGENCY E A ESTRATÉGIA DE GOVERNANÇA UMA DAS FORMAS DE EVITAR O COMPORTAMENTO OPORTUNISTA DOS ADMINISTRADORES SE DÁ ATRAVÉS DO MONITORAMENTO DE SUAS ATIVIDADES E ATRAVÉS DE UM SISTEMA DE INCENTIVOS CONTRATUAIS APROPRIADOS. PARA ISSO, OS ACIONISTAS INCORREM EM CUSTOS DE AGENCY PARA ALINHAR OS INTERESSES DOS GESTORES AOS SEUS. ENTRE ELES SÃO: CUSTOS DE CRIAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE CONTRATOS ENTRE OS ACIONISTAS E O ADMINISTRADOR CUSTOS DE MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES DOS ADMINISTRADORES PELOS ACIONISTAS GASTOS PROMOVIDOS PELO PRÓPRIO EXECUTIVO PARA MOSTRAR AOS ACIONISTAS QUE SEUS ATOS NÃO SERÃO PREJUDICIAIS AOS MESMOS CUSTOS DE INCENTIVO E PREMIAÇÃO PERDAS RESIDUAIS, DECORRENTES DA DIMINUIÇÃO DA RIQUEZA DOS ACIONISTAS POR EVENTUAIS DIVERGÊNCIAS ENTRE AS DECISÕES DO AGENTE E AS DECISÕES QUE IRIAM MAXIMIZAR A RIQUEZA DOS PROPRIETÁRIOS.
CUSTOS DE AGENCY E A ESTRATÉGIA DE GOVERNANÇA FLUXO DE REMUNERAÇÃO ACIONISTAS GESTORES TOMADA DE DECISÃO QUE MAXIMIZA A RIQUEZA DOS ACIONISTAS DECISÃO FLUXO DE SERVIÇOS • GOVERNANÇA CORPORATIVA • MECANISMOS INTERNOS: • CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO • SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO • ESTRUTURA DE PROPRIEDADE • MECANISMOS EXTERNOS: • MERCADO DE AQUISIÇÃO HOSTIL • MERCADO DE TRABALHO COMPETITIVO • RELATÓRIOS CONTÁBEIS PERIÓDICOS FISCALIZADOS EXTERNAMENTE (AUDITORIA E AGENTES DO MERCADO FINANCEIRO) • CUSTOS DE • AGÊNCIA • CRESCIMENTO EXCESSIVO • DIVERSIFICAÇÃO EXCESSIVA • RESISTÊNCIA À LIQUIDAÇÃO OU FUSÃO VANTAJOSA PARA OS ACIONISTAS • RESISTÊNCIA À SUBSTITUIÇÃO • FIXAÇÃO DE GASTOS PESSOAIS EXCESSIVOS (SALÁRIO, BENEFÍCIOS CORPORATIVOS) • ROUBO DOS LUCROS • DESIGNAÇÃO DE MEMBROS DA FAMÍLIA (DESQUALIFICADOS PARA POSIÇÕES GERENCIAIS) TOMADA DE DECISÃO QUE MAXIMIZA A UTILIDADE PESSOAL