290 likes | 1.01k Views
48 horas depois o óvulo se divide em duas células e entra na fase de mórula. Certamente essas duas células iniciais podem ser consideradas células tronco imaturas.
E N D
48 horas depois o óvulo se divide em duas células e entra na fase de mórula. Certamente essas duas células iniciais podem ser consideradas células tronco imaturas. Na trompa o óvulo é fecundado pelo espermatozóide. A figura obtida por microscopia eletrônica mostra o espermatozóide penetrando no óvulo. Após a fecundação o óvulo fertilizado pelo espermatozóide é envolvido por uma coroa de células para protegê-lo e selecionar o fluxo de íons, proteínas, etc., para o seu interior. Esse processo dura 24 horas. Divisão Celular Após oito dias a mórula se torna complexa a cada dia, e aos dez dias aproximadamente é formado o embrião de fato. Esse embrião é denominado por blastocisto e se fixa na parede do útero. O blastocisto evolui gradualmente e após 30 dias o embrião tem a forma da figura abaixo. As células tronco evoluíram especificamente para vários tecidos, com destaque para o coração em cor vermelha. A evolução do feto é contínua e aos 45 dias observa a cabeça e os olhos, o abdômen com o fígado (área escura). Tem início a transformação de embrião para feto. Aos seis meses o feto está completo, com suas estruturas bem definidas, conforme mostra a foto abaixo.
Gametogênese Ovogênese
Ovogênese Ovidutos Ovário Ligamento dos ovários Ovário Útero Colo do útero Conceito: Processo que abrange a formação, nas gônodas femininas (ovários), dos gametas femininos. Inicia-se ainda no período pré-natal e termina depois do fim da maturação sexual( puberdade). Tubas uterinas Aparelho reprodutor feminino Vagina
Etapas Metáfase II (OVULAÇÃO) 2n Cél. Germinativa Mitose Período de multiplicação Ocorre no período embrionário até o nascimento.(100mil folículos) 2n 2n Ovogônias Mitose Ovogônias 2n 2n 2n 2n Crescimento sem divisão celular Período de Crescimento Crescem por acúmulo de subst. de reserva. É interrompido no parto( prófase I da meiose), reinicia na puberdade. Ovócito I 2n Meiose I n Período de Maturação Ocorre na puberdade onde dos 5 a 12 ovócitos I são estimulados por mês, mas apenas um chega a sofrer divisão n Ovócito II Meiose II n n n Óvulo n Glóbulos polares
Ovogênese 46 Ovogônia Ovócito primário 2 x 46 1º glóbulos polares 1º divisão meiótica Ovócito secundário 23 2º divisão meiótica 23 Óvulo 2º glóbulos polares Se degeneram
Ovogênese Ovócito primário Células foliculares No momento em que é formado o ovócito primário a partir da ovogônia, ele é envolvido por uma camada de células foliculares, que tem forma achatada. As células foliculares, são,as responsáveis por eliminar o ovócito, que ocorre mais ou menos na metade do ciclo ovariano.
Ovogênese Ovócito primário Células foliculares Núcleo do ovócito primário (em prófase I) Na puberdade, a cada período reprodutivo, vários ovócitos reiniciam a divisão meiótica, porém apenas um vai ser eliminado a cada mês na ovulação
Ovogênese Ovócito O folículo aumenta de tamanho e, devido ao crescimento desigual das células foliculares, assume uma forma oval. O ovócito I transforma-se ovócito II A proliferação dos folículos ocorre principalmente pelo FSH.(Hormônio Folículo Estimulante)
Imagens Óvulo Óvulo rodeado de espermatozóide Espermatozóide tentando penetrar Zigoto
Diferenças 1. A espermatogênese é um processo contínuo, enquanto a ovogênese está relacionada ao ciclo reprodutivo da mulher; 2. Na espermatogênese, cada espermatogônia produz 4 espermatozóides. Na ovogênese, cada ovogônia dá origem a apenas um ovócito e células inviáveis denominadas corpúsculos polares; 3. A produção de gametas masculinos é um processo que se continua até a velhice, enquanto que a produção de gametas femininos cessa com a menopausa; 4.O espermatozóide é uma célula pequena e móvel, enquanto que o ovócito é uma célula grande e sem mobilidade; 5.Quanto à constituição cromossômica, existem dois tipo de espermatozóides: 23,X ou 23,Y. A mulher só produz um tipo de gameta quanto à constituição cromossômica: 23,X.
Gametogênese Espermatogênese
Espermatogênese Conceito: Processo que abrange a formação, nas gônodas masculinas (testículos), dos gametas masculinos.
Espermatozóides são formados e lançados no espaço do tubos Espermatogênese Tubos Seminíferos Epidídimo Testículo Células em divisão (mitose x meiose)
Tubulos Seminíferos Células em Meiose Espermatozóides liberados no espaço dos tubulos
Espermatogônias Espermatócito primário Espermatócito secundário Espermatózóides Espermatides
Etapas Período Germinativo Período de Crescimento Período de Maturação Período Diferenciação
Espermiogênese É o processo pelo qual as espermátides são convertidas em espermatozóides As principais organelas envolvidas neste processo são o núcleo, o aparelho de Golgi e os centríolos.
Espermatogênese Pequenos grânulos aparecem nas vesículas do aparelho de Golgi. Essas vesículas modificam-se para formar uma vesícula acrossômica. O acrossomo resulta destas vesículas. A vesícula aumenta e se estende para a periferia para formar o capuz cefálico. O núcleo se torna denso e começa a se alongar. Neste momento os centríolos e o flagelo em desenvolvimento migram para a membrana nuclear e forma-se uma lâmina caudal. Um anel pequeno se forma em volta do centríolo próximo a lâmina caudal e as mitocôndrias migram em direção oposta ao acrossomo e colocam-se de forma helicoidal em torno do centríolo e do anel. Essa estrutura é a peça intermediária.