1 / 11

Torre de marfim

Torre de marfim.

samira
Download Presentation

Torre de marfim

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Torre de marfim

  2. Algumas invocações são realmente estranhas à primeira vista. Confesso que sempre rezei a Ladainha com gosto, mas esta invocação sempre me pareceu um pouco esquisita: “Torre de Marfim”. Chamar Maria de Torre de Davi já não é um tratamento comum. Mas já vimos o quanto a torre era importante nas antigas cidades, protegidas por muralhas.

  3. Esta nova invocação é como um complemento da anterior. Sua fonte de inspiração está no romântico livro bíblico do Cântico dos Cânticos (7,5). O leitor apressado ficará confuso ao ler estas páginas. Trata-se de um texto atribuído ao Rei Salomão e que canta o amor humano de maneira nua e crua. Grandes místicos cristãos, como São João da Cruz, utilizaram muito estes versículos como uma forma de experimentar de maneira bastante profunda os mistérios do amor de Deus.

  4. No livro do Cântico dos Cânticos o amor humano e divino estão unidos de modo inseparável. É muito bom saber que a tradição mais antiga das orações cristãs não nega o amor humano como forma de chegar a Deus. Muita gente imagina que a santidade ou a mística exigem que neguemos a beleza humana, a santa sensualidade e a sexualidade vividas do jeito e na hora certa. Engano.

  5. A nossa humanidade é uma forma de viver a santidade. O sexo no casamento não é como alguém poderia pensar, um pecado necessário; é um culto ao Deus Criador, que deu ao ser humano a capacidade de ser pro-criador. Sabendo de tudo isso você poderia abrir a sua Bíblia e ler o “poema de amor” do Cântico dos Cânticos.

  6. A beleza da amada é descrita com metáforas bastante sutis para o tempo. Algumas não seriam mais utilizadas. Se um namorado hoje em dia dissesse para sua amada que seu pescoço se parece com uma torre certamente ela não se sentiria nada feliz. Mas no tempo do rei Salomão poucas coisas eram tão belas e imponentes quanto uma torre. O poema diz que o pescoço dela se parece a uma “Torre de Marfim”. De onde poderia ter vindo esta comparação?

  7. No primeiro livro de Reis, no capítulo 10, vemos a visita da Rainha de Sabá, ao Rei Salomão. Ela ficou impressionada com a sabedoria e riqueza do grande rei de Israel e o presenteou com grande quantidade de perfumes e pedras preciosas. O rei por sua vez deu grande número de presentes à rainha visitante. Neste mesmo capítulo, ao descrever as riquezas e o poder de Salomão, a Bíblia diz que ele “mandou fazer um grande trono de marfim, revestido de ouro fino” (1Rs 10,18).

  8. Marfim e ouro é o que poderia haver de mais rico e belo para fazer jus ao poder de Salomão. Ao dizer de modo comparativo em seu poema, que a amada se parece com uma Torre de Marfim, temos aqui um exemplo de exagero poético. Ninguém, por mais rico e poderoso que fosse, poderia fazer uma torre inteira de marfim… nem mesmo Salomão. Por isso, o amor tem muito mais valor do que as riquezas desta terra. O trono de marfim e ouro é quase nada diante de alguém que se quer bem.

  9. Maria é para nós, seus filhos, um grande tesouro. Podemos até viver sem as riquezas desta terra. Mas não podemos viver sem os tesouros que temos no céu. Lá existe uma “torre de marfim” que nos aguarda. É muito mais importante do que o trono dos reis. Ela é mais que a rainha de Sabá. Sua riqueza não é feita de pedras preciosas ou de ouro. Ela nos deu de presente o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores: Jesus!

  10. São Jerônimo via um detalhe interessante na comparação do pescoço da amada com uma torre de marfim. Lembrava que se Jesus é a cabeça do corpo que é a Igreja, Maria é o pescoço, ou seja, aquela por meio da qual nos chegou o Salvador. Neste sentido podemos e devemos invoca-la como: Torre de Marfim, rogai por nós!

  11. Texto – Pe. Joãozinho – Imagens – Google – Música Ave Maria – A. Zakharenko Formatação – Altair Castro

More Related