1 / 21

Termografia e acupunctura Cientifica e pontos miofasciais

Termografia e acupunctura Cientifica e pontos miofasciais. Uma ponte entre a medicina ocidental e oriental.

sean-mejia
Download Presentation

Termografia e acupunctura Cientifica e pontos miofasciais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Termografia e acupunctura Cientifica e pontos miofasciais Uma ponte entre a medicina ocidental e oriental

  2. O principal problema da acupunctura moderna, que restringe o seu desenvolvimento cientifico e torna difícil a sua integração na medicina ocidental , é o facto de não existir até agora um sistema cientifico que permita a pesquisa da localização anatómica e do estado funcional dos pontos ( o principal objecto das terapias com agulhas).

  3. O principal sistema de detecção de pontos de acupunctura da actualidade é como todos conhecemos através da medição da resistência eléctrica cutânea. Este sistema porém é pouco correcto uma vez que a pressão a mais ou a menos exercida pelo terapeuta altera os resultados obtidos.

  4. Por outro lado é induzida através da pele uma corrente eléctrica de baixa voltagem que pode influenciar a leitura dos pontos. Por ser um método activo, isto é que o terapeuta tem de usar pressão e electricidade para detectar o ponto e devido à dificuldade de repetição, deve ser descartado.

  5. Um bom método de pesquisa cientifica de pontos de acupunctura deve ter as seguintes características: • 1- Medição passiva isto é sem influenciar os pontos. • 2-Não especifica o método deve analisar parâmetros fisiológicos universais. • 3- Repetibilidade, em medições intervaladas o sistema deve demonstrar resultados equivalentes. • Tecnicamente simples, usando equipamentos que qualquer médico possa usar.

  6. O sistema mais moderno que garante as características de um bom método cientifico de diagnóstico de acupunctura é sem dúvida a termografia. • A termografia é um método de diagnóstico sem contacto, ou seja passivo. • A temperatura é uma das reacções fisiológicas mais universais no corpo humano, o que quer dizer que a termografia é assim não especifica.

  7. O Diagnóstico por termografia clínica tem boa repetibilidade porque os pontos são estáveis por períodos longos de tempo. • O diagnóstico por termografia é simples e existem centenas de marcas e equipamentos em todo Mundo.

  8. Existem 4 aplicações principais do diagnóstico por termografia em medicina: • 1- Pesquisa da localização dos pontos de acupunctura. • 2- Diagnóstico funcional do ponto ( estado yin ou yang). • 3- Controlo da efectividade do tratamento aplicado. • 4- estudo das características térmicas dos pontos de acupunctura para diagnóstico de patologias comuns.

  9. Alguns Exemplos • Adolescente 13 anos com Doença valvular ligeira, fadiga = Proibição prática desportiva.

  10. Paciente sexo feminino com dificuldade em engravidar: BP-12 deficiência energia

  11. Alergias respiratórias • Observa-se nitidamente dos dois lados uma hipotermia no meridiano P com inicio em P1

  12. Com a ajuda da moderna termografia clínica a antiga arte chinesa de acupunctura transforma-se em: • ACUPUNCTURA VISUAL Nasce assim a acupunctura cientifica termo-visual.

  13. Termografia e Pontos Miofasciais • Nos capítulos introdutórios dos livros Myofascial Pain and Dysfunction, The Trigger Point Manual que pode ser obtido na www.amazom.com a Dr.ª Janet Travell e o Dr. David Simons apresentam todos os dados e artigos científicos que explicam a ciência dos Trigger Points e a dor miofascial e as técnicas terapêuticas para lidar com este fenómeno. • Uma definição de trigger point dada pelos autores “ Um ponto localizado, altamente irritável que se pode palpar na forma de tensão ou nódulo numa área do tecido muscular” Poderemos afirmar que este ponto localizado é extremamente sensível ao toque e quando pressionado o paciente dá pulos de dor, outra das características é quando massajado o massagista tem a sensação táctil de estar a mexer numa corda em tensão ou em caso de nódulos, é como se esborracha-se ervilhas com os dedos contra uma mesa. Um trigger point não é um espasmo muscular, este envolve uma contracção violenta do músculo todo enquanto que o trigger point é uma contracção parcial do musculo, o espasmo pode ser relaxado em minutos enquanto que o trigger point não.

  14. Não podemos porém deixar de referir que os Trigger Points não alcançaram até aos dias de hoje o papel relevante e a importância que mereciam no manuseamento e tratamento das dores.

  15. Os trigger points estão envolvidos em 93% das patologias onde está presente a DOR, é este o motivo que leva a destacar a sua importância, não só pelos danos que causam aos pacientes, mas porque também a termografia é uma das ferramentas que permite uma fácil visualização deste fenómeno.

  16. Esternocleidomastoeideu

  17. Sub occipital

  18. Uma revolução no diagnóstico • Até recentemente o preço dos equipamentos de termografia era um obstáculo à utilização massiva da técnica. Com a descoberta de um equipamento alemão de engenharia que se adapta à área médica uma revolução está a iniciar-se.

  19. Por menos de 3000€ pode ter o seu sistema de termografia com curso+ equipamento + software.

  20. www.termografia.com.pt Lia Oliveri Organização de Eventos Médicos • www.liaolivericursos.com.br • liacursos@globo.com • Tel (11) 3083-4516 • TIM (11) 9 8117-7959 • Vivo (11) 9 7525-6213

More Related