320 likes | 1.06k Views
Os 10 Mandamentos. Não terás deuses estrangeiros, nem farás imagem pra lhe prestar culto; Não pronunciaras o nome de Deus em vão; Santificarás o dia do sábado; Honrarás pai e mãe; Não matarás; Não cometerás adultério; Não roubarás; Não prestarás falso testemunho;
E N D
Não terás deuses estrangeiros, nem farás imagem pra lhe prestar culto; Não pronunciaras o nome de Deus em vão; Santificarás o dia do sábado; Honrarás pai e mãe; Não matarás; Não cometerás adultério; Não roubarás; Não prestarás falso testemunho; Não desejarás a mulher do próximo; Não cobiçarás as coisas alheias.
Processo de “Voz Direta” Toda a Humanidade ouviu-os (encarnados e desencarnados). Possui caráter universal “aliança de todos os povos com Deus”.
Distanciamento da Aliança Sofrimento. Norma de conduta para os povos, superior a qualquer lei que o homem faça. Por que ela foi gravada na pedra? Mas, foi gravada somente na pedra ?
Gravada também em nossas consciências: toda vez que infringimos um de seus artigos, ela nos acusa e um dia teremos de nos arrepender para darmos início à reparação da falta cometida.
Para manter melhor contato com o Plano Espiritual, Moisés subiu o Monte Horeb e ficou 40 dias isolado. O Povo desviou-se da aliança achando que Moisés havia morrido e que Deus os havia abandonado. (Mesmo não faltando Maná nenhum dia). Visita de Balaão (infiltração das forças inferiores). Criaram ídolos de barro adorando-os.
O povo entregou-se a orgias. • Poucos dias antes o povo todo havia jurado respeitar todos os 10 Mandamentos. • Fraqueza do homem diante dos interesses materiais.
O Povo não está acostumado a adorar um Deus invisível. Criação do “Tabernáculo” – “A Casa de Deus”. Aarão nomeado Grão-Sacerdote.
Por ordem de Moises foi feito o censo. Constatou-se a existência de 603.650 homens aptos para a guerra. Levantou-se o acampamento e reiniciaram sua caminhada. O tabernáculo ia sendo conduzido no meio: três tribos de cada lado.
Pelos caminhos do deserto, novas murmurações surgiram contra Moisés. Moisés os libertara do Egito para os escravizar a Jeová.
Chegada à fronteira de Canaã 12 homens enviados para fazer reconhecimento.
10 homens retornaram maravilhados: terras férteis e frutos suculentos. 02 homens retornaram desalentados: apesar da terra ser boa havia muitos obstáculos a serem superados. O povo ficou do lado dos desalentados, preferindo voltar para o Egito e a escravidão. O Povo não estava preparado para possuir Canaã.
Moisés ordena a retirada para o Deserto: “Deus, como bom pai, quer ensinar a seus filhos que as coisas boas se conquistam, e a conquista exige esforço particular” O Povo se arrepende e pede a Moisés para pedir perdão a Deus por eles. “O arrependimento não altera o programa de aprendizado estabelecido por Deus; apenas o torna menos árido. O arrependimento é o primeiro passo para um bom aproveitamento desse aprendizado”. Todos voltam a peregrinar pelo deserto.
40 anos de peregrinação para depuração. Todos os Homens Velhos desencarnaram, cabendo ao homem renovado a glória de conquistar Canaã. Série de revoltas contra Moisés e Araão.
Criação de Leis Civis ao Povo Êxodo (História e Leis) Levítico (Deveres dos Levitas = Sacerdotes) Números (Censo e Distribuição dos Povos) Deuteronômio (Repetição da Lei e Testamento de Moisés)
Rei da Iduméia: Recusa-se a dar passagem ao povo e Moisés muda o trajeto. Rei dos Amorreus: Recusa-se a dar passagem e Moisés ordena a luta. Novamente Balaão: Próximos a Jericó, Balaão infiltra mulheres para seduzir os Hebreus.
“Aqueles que bem souberem obedecer saberão bem mandar quando forem levados a cargos e dignidades” Se perderdes o respeito a Deus e abandonardes as virtudes, sereis levados escravos para todas as partes do mundo e não haverá lugar, na terra ou no mar, que não conhecerá os sinais de vossa escravidão”. “Foram sempre estes os inimigos do povo Hebreu: a inveja, o sensualismo, a desobediência e a cupidez”.
Moisés entrega o poder à Josué e dirige-se para o Monte Nebo na companhia de Essen, seu filho adotivo. Ali passa a Essen todo o seu conhecimento Fraternidade dos Essênios.
Bibliografia: Iniciação Espírita – Pág. 33 a 36 - Ed. Aliança A Bíblia - Êxodo 20, Deuteronômio 5, Josué O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. 1 - Allan Kardec O Consolador ( para perguntas ) - Pág. 261 a 281 Moisés - Scholem Asch - Ed. Nacional