160 likes | 272 Views
“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação”. Paulo Berberth. Aula 04. Aplicando as Virtudes do Fruto do Espírito Santo.
E N D
“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação” Paulo Berberth
Aula 04 Aplicando as Virtudes do Fruto do Espírito Santo “...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4.13).
Estudaremos hoje sobre... Gálatas 5.22 -23 “22 Mas o fruto do Espírito é: ... Fidelidade, 23 Mansidão, (humildade), Domínio próprio”. 7. Fidelidade, 8. Mansidão, (Humildade), 9. Domínio próprio.
7. Fidelidade “Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu senhor, dando-lhe motivo de satisfação; não sejam respondões, não furtem; pelo contrário, dêem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador”. Tito 2.9-10
Fidelidade • No âmbito de relacionamentos a fidelidade é muito facilmente aplicada, podendo ser abordada em pelo menos 2 aspectos: • Em relação a Deus; • Em aos homens. • Claro que também não podemos deixar de destacar a fidelidade de DEUS com os homens. • Salmo 36.5 • 2 Timóteo 2.13 • Romanos 3.3
Fiel é aquele que guarda a fidelidade, é aquele que é leal, trata-se de uma pessoa de confiança. F idelidade é a palavra pi,stijpistis que pode ser traduzida também por • Fé • Confiança • Compromisso
Tito 2.9-10 Paulo aconselha como deveria ser o comportamento do servo em relação ao seu senhor = demonstrar obediência, submissão, fidelidade mostrando que é digno de confiança. O propósito é para tornar atraente a doutrina de Deus, ou seja, o servo deveria viver os padrões da palavra de Deus, ser fiel ao evangelho de Cristo, ser fiel a Deus e às suas vontades.
8. Mansidão “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”. Mateus 5.5
A palavra prau<thjprautes É traduzida normalmente por “mansidão”, “humildade” ou “amabilidade”. Prautes deriva da palavra prau<jpraus “gentil”, “meigo”, “humilde”, “bondoso”, “amável”.
Mansidão Mansidão transmite o sentido de brandura, que é visto como a disposição de submeter-se a vontade de Deus. É uma atitude humilde que se expressa na submissão às ofensas, livre do desejo de vingança. Mansidão é o antônimo de Ira na outra lista que trata das obras da carne (Gl 5.19-21)
O chamado de Deus “visa a tornar-nos ‘pão partido’ e ‘vinho derramado’ Deus nunca poderá tornar-nos vinho se resistirmos ao seu toque quando ele vier nos esmagar.” Oswald Chambers Para Deus nos transformar, para ele espremer tudo que há em nós que precisa ser mudado é necessário, Humildade e Mansidão.
9. Domínio Próprio “Quem tem paciência é melhor que guerreiro, quem tem domínio próprio é melhor que aquele que conquista uma cidade”. Provérbios 16.32
Provérbios 16.32 “Melhor é dominar o espírito do que ser um valentão e dominar uma cidade”. É mais virtuoso dominar a si mesmo do que conquistar uma cidade pela força física, pois a vitória mais difícil é a vitória sobre o próprio “eu”.
Mas o que acontece? Há uma luta entre a carne e o espírito “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”. Gálatas 5.16-17
Domínio Próprio Na passagem de 1Coríntios 7.9. A palavra “domínio próprio” evgkra,teiaegkráteia é usada em relação ao controle do impulso sexual. Mas em 1Coríntios 9.25. Refere-se a toda forma de autocontrole e autodisciplina que o atleta precisa exercer para ser bem sucedido em suas tentativas para obter a vitória O cristão precisa de uma completa autodisciplina e de total autocontrole, mas isso só pode ocorrer com a ajuda do Espírito Santo.
“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação” “22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”. Gálatas 5.22-23 http://pauloberberth.blogspot.com/ Paulo Berberth