1 / 16

“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação”

“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação”. Paulo Berberth. Aula 04. Aplicando as Virtudes do Fruto do Espírito Santo.

Download Presentation

“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Vivenciando os aspectos práticos da Santificação” Paulo Berberth

  2. Aula 04 Aplicando as Virtudes do Fruto do Espírito Santo “...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4.13).

  3. Estudaremos hoje sobre... Gálatas 5.22 -23 “22 Mas o fruto do Espírito é: ... Fidelidade, 23 Mansidão, (humildade), Domínio próprio”. 7. Fidelidade, 8. Mansidão, (Humildade), 9. Domínio próprio.

  4. 7. Fidelidade “Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu senhor, dando-lhe motivo de satisfação; não sejam respondões, não furtem; pelo contrário, dêem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador”. Tito 2.9-10

  5. Fidelidade • No âmbito de relacionamentos a fidelidade é muito facilmente aplicada, podendo ser abordada em pelo menos 2 aspectos: • Em relação a Deus; • Em aos homens. • Claro que também não podemos deixar de destacar a fidelidade de DEUS com os homens. • Salmo 36.5 • 2 Timóteo 2.13 • Romanos 3.3

  6. Fiel é aquele que guarda a fidelidade, é aquele que é leal, trata-se de uma pessoa de confiança. F idelidade é a palavra pi,stijpistis que pode ser traduzida também por • Fé • Confiança • Compromisso

  7. Tito 2.9-10 Paulo aconselha como deveria ser o comportamento do servo em relação ao seu senhor = demonstrar obediência, submissão, fidelidade mostrando que é digno de confiança. O propósito é para tornar atraente a doutrina de Deus, ou seja, o servo deveria viver os padrões da palavra de Deus, ser fiel ao evangelho de Cristo, ser fiel a Deus e às suas vontades.

  8. 8. Mansidão “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”. Mateus 5.5

  9. A palavra prau<thjprautes É traduzida normalmente por “mansidão”, “humildade” ou “amabilidade”. Prautes deriva da palavra prau<jpraus “gentil”, “meigo”, “humilde”, “bondoso”, “amável”.

  10. Mansidão Mansidão transmite o sentido de brandura, que é visto como a disposição de submeter-se a vontade de Deus. É uma atitude humilde que se expressa na submissão às ofensas, livre do desejo de vingança. Mansidão é o antônimo de Ira na outra lista que trata das obras da carne (Gl 5.19-21)

  11. O chamado de Deus “visa a tornar-nos ‘pão partido’ e ‘vinho derramado’ Deus nunca poderá tornar-nos vinho se resistirmos ao seu toque quando ele vier nos esmagar.” Oswald Chambers Para Deus nos transformar, para ele espremer tudo que há em nós que precisa ser mudado é necessário, Humildade e Mansidão.

  12. 9. Domínio Próprio “Quem tem paciência é melhor que guerreiro, quem tem domínio próprio é melhor que aquele que conquista uma cidade”. Provérbios 16.32

  13. Provérbios 16.32 “Melhor é dominar o espírito do que ser um valentão e dominar uma cidade”. É mais virtuoso dominar a si mesmo do que conquistar uma cidade pela força física, pois a vitória mais difícil é a vitória sobre o próprio “eu”.

  14. Mas o que acontece? Há uma luta entre a carne e o espírito “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”. Gálatas 5.16-17

  15. Domínio Próprio Na passagem de 1Coríntios 7.9. A palavra “domínio próprio” evgkra,teiaegkráteia é usada em relação ao controle do impulso sexual. Mas em 1Coríntios 9.25. Refere-se a toda forma de autocontrole e autodisciplina que o atleta precisa exercer para ser bem sucedido em suas tentativas para obter a vitória O cristão precisa de uma completa autodisciplina e de total autocontrole, mas isso só pode ocorrer com a ajuda do Espírito Santo.

  16. “Vivenciando os aspectos práticos da Santificação” “22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”. Gálatas 5.22-23 http://pauloberberth.blogspot.com/ Paulo Berberth

More Related