1 / 9

O papel da ciência n’ Os Maias

O papel da ciência n’ Os Maias. Raquel Ribeiro Nº 21 Tamara Vicente Nº 25. 1. A ciência e a decadência social. 1.1 Positivismo cientifico.

chloe
Download Presentation

O papel da ciência n’ Os Maias

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O papel da ciência n’ Os Maias Raquel Ribeiro Nº 21 Tamara Vicente Nº 25

  2. 1. A ciência e a decadência social 1.1 Positivismo cientifico Sistema filosófico que se baseia nos factos e na experiência, e que deriva do conjunto das ciências positivas, repudiando tudo o que é metafísico e sobrenatural, é um modo de encarar a vida unicamente pelo lado prático. Supõe a existência de um olhar objectivo e cientifico sobre a realidade.

  3. 1.3 Ideologia: Caracterização indirecta Focalização interna A focalização interna e a caracterização indirecta reflectem uma ideologia que, no fundo, significa uma descrença nos valores do Naturalismo e, por isso, uma descrença no positivismo que supõe que é possível um olhar objectivo e 'científico' sobre a realidade.

  4. 1.2 Determinismo Determinismo é a doutrina segundo a qual todos os acontecimentos estão submetidos às leis naturais, de tal forma que cada fenómeno está completamente condicionado pelos que o precedem e acompanham. Esta doutrina implica que todas as determinações humanas estão sujeitas à acção providencial, negando o livre arbítrio.

  5. 1.4 Educação Educação à Portuguesa: o “educando” não devia estar ao ar livre nem conviver com a natureza, tinha demasiada protecção e mimo. Este tipo de educação desvalorizava o juízo critico arrastando os indivíduos para a decadência física e moral. Educação à Inglesa: desenvolve a inteligência graças ao conhecimento experimental e proporcionando um contacto directo com a Natureza. Foi esta educação, dada a Carlos, que o fez abraçar o curso de Medicina.

  6. 2. Carlos e a Medicina A ideia de Carlos se formar em Medicina não foi muito bem recebida pelos amigos de Sta Olávia. Estes achavam que a verdadeira profissão era a de Direito, a qual achavam que Carlos iria seguir, e não profissões ligadas ás ciências que não eram muito próprias para o seu estatuto social. (pág. 93) Mais tarde, é comentado que Carlos não tem utentes na sua clínica por causa da sua decoração pouco “cientifica” e pela sua reputação.

  7. 3. Episódios que contradizem a Ciência 3.1 Hereditariedade A hereditariedade supõe uma espécie de “circulo vicioso” no carácter e uma espécie de “destino” causado pelas ligações familiares. Exemplo disto é Maria Runas que herdara a devoção dos Runas (pág. 19).

  8. 3.2 Naturalismo vs Romantismo Naturalismo: teoria que nega o sobrenatural como forma de explicar a origem e o desenvolvimento do universo, alegando que toda a Natureza pode ser explicada por leis científicas. Na arte pressupõe o realismo - imitação exacta da Natureza e da vida, sem excluir os aspectos repugnantes. Romantismo: exaltação da subjectividade, do individualismo, da Natureza e do mundo medieval. Opôs-se ao racionalismo, fazendo a apologia da imaginação, da intuição e de uma certa forma de encarar a relação entre o ser humano e a Natureza.

  9. 3.3 Manifestações do narrador contra o naturalismo O narrador manifesta-se ideologicamente a favor de Carlos, Afonso, Ega e Craft e rejeita Eusebiozinho e Dâmaso. Manifesta-se contra o Ultra-Romantismo (cf. Alencar) mas também contra o Naturalismo, preferindo esses 'estilos novos' de conotações parnasianas, de arte pela arte. Também Carlos manifesta o seu distanciamento pelo Naturalismo e atitudes de valor positivo em relação a Afonso), Ega (companheiro e confidente insubstituível) e Craft (uma 'comunidade de gostos' que reflecte a educação britânica de ambos), e de rejeição também em relação a Eusebiozinho e Dâmaso.

More Related