330 likes | 471 Views
Conceito. “Buscar integração do ambiente externo com o interno, estimulando a convivência familiar, o entretenimento e o prazer em receber os amigos.”. Perfil do cliente.
E N D
Conceito “Buscar integração do ambiente externo com o interno, estimulando a convivência familiar, o entretenimento e o prazer em receber os amigos.”
Perfil do cliente • Pedro, casado, pai e profissional liberal, possui um grande escritório de advocacia, é sedentário e gosta de fazer churrasco aos finais de semana. • Marita, casada, mãe, artista plástica, não trabalha, é esportista, gosta de plantas e se dedica muito a suas duas meninas: Joana (3 anos) e Vitória • (4 anos) . • A família gosta de receber muitos amigos com filhos pequenos .
Projeto de Paisagismo • Este projeto visou buscar a integração do ambiente interno com os externos, estimulando a convivência familiar, o entretenimento e o prazer em receber amigos. • O deck ficou com uma boa área verde em volta da piscina, dando sensação de tranquilidade e relaxamento. • A escada foi projetada maior para integrar o deck com o ambiente de baixo, onde foi feito um estar aconchegante, rodeado por canteiros, deixando o espaço mais íntimo.
Na sala de estar interna, trabalhou-se um painel em madeira ripada, onde foram pendurados vasos com orquídeas, criando um ar de delicadeza e sofisticação. Utilizou-se também grandes sofás e pufês para estimular festas íntimas e reuniões de família bem aconchegantes, trazendo a interação entre as pessoas e o espaço. • No espaço “gourmet” , fez-se uma bancada ampla para o preparo de pizzas e do churrasco, já que é um “hobby” do proprietário. Nesta área onde se encontra uma grande mesa com a opção de se usar o espaço coberto ou não, isto por ter uma cobertura retrátil. • Integrado a este espaço, há a área infantil para as filhas do casal brincarem e interagirem um pouco com a natureza, por existir gramado, flores e uma casinha para estimular a imaginação das crianças.
“Espaço Gourmet” Coberturas em policarbonato em arco retrátil. Mesa em madeira maciça, com bancos no mesmo material e almofadas em tecido impermeável.
“Terraço do deck” Espreguiçadeira em fibra sintética e alumínnio, com almofadas em tecido impermeável. Chaise inglesa em fibra sintética e alumínio. Deck em madeira macicça ecologicamente correta, autoclavado conforme padrões americanos e ABNT.
“Terraço do deck” Conjunto de sofá de dois lugares e duas poltronas, mais duas mesa laterais em fibra sintética e alumínio, com almofadas em tecido impermeável (“aquablock”).
“Estar Interno” Sofá com chaise longue em fibra natural com almofadas estofadas em tecido impermeável (“aquablock”). Banco para bar em fibra natural, com estrutura em alumínio, com estofado em tecido impermeável (“aquablock”).
“Estar Interno” Mesa em fibra natural com pufes estofados em tecido impermeável (“aquablock”).
“Estar Interno” Quadro tramado em madeira com aplicação de vasos de plantas naturais (orquídeas), como parte da decoração da sala de estar.
“Espaço Infantil” Casinha em madeira.
“Espaço Infantil” Sugerimos aplicação de : Suvinil Esmalte Sintético Verde Escolar : é umesmalte sintético com acabamento fosco , fácil aplicação , alta resistênciaao atrito, ótimo acabamento , especialmente indicado para pintura dequadros escolares ( lousas ), podendo também ser aplicado sobre superfíciesinternas e externas de madeira e metaisAplicação : Rolo de espuma, pincel ou pistola.Cores : Verde Fosco
Detalhamento de vegetação
Paredão do espaço infantil Lanterna-chinesa (Abutilon megapotamicum) - É nativa do sul do Brasil e, portanto, se adapta melhor ao clima ameno. As flores, delicadas, surgem durante o ano todo e são pendentes. De porte médio, esta trepadeira pode ser cultivada também à meia sombra, em jardineiras, pórticos e treliças. Multiplica-se facilmente por estacas.
Canteiros entorno da piscina Trapoeraba roxa, lambari, judeu-errante (Itradescantia zebrina) O lambari é uma herbácea perene, muito rústica, de folhagem prostrada e suculenta. Suas folhas são muito decorativas, ovaladas, brilhantes, de coloração verde escura, com duas listras de variegação prateadas na face superior e, completamente arroxeadas na face inferior. As flores são pequenas e róseas, aspecto compacto, pequeno porte e adaptação à sombra, torna-se uma excelente forração para situações de sombra e meia-sombra.
Vasos atrás dos estofados abaixo do deck da piscina Sangue-de-adão, alegria dos jardins, sálvia (Salvia splender) - Herbácea perene, ereta, nativa do Brasil, de 30 a 80 cm de altura, de florescimento muito vistoso, flores vermelhas, em pleno sol ou a meia sombra. A pode ou retirada das flores velhas revigora a planta e a torna perene. Tolera temperatura baixa e multiplica-se por sementes.
Vaso em cima do deck e ao lado da escada Helicônia, caetê, bananeira-do-brejo ou ornamental (Heliconia rostrata) Herbácea rizomatosa, entouceirada, de hábito musoide, originária da Amazônia, com florescimento ornamental, inflorescências pendentes, longas, com bractéas adensadas, em forma de barco , cultivada a meia-sombra ou a pleno sol, multiplica-se por divisão de touceiras. É sensível a baixas temperaturas.
Na sala de estar interna, ao lado do sofá. Pata-de-elefante, nolina, biucarnea (Beaucarnea recurvata) Semilenhosa arbustiva, ereta, volumosa, originária do México, com tronco não ramificado, muito dilatado na base, inserção em roseta formando uma cabeleira de folhas na extremidade. Inflorescência eventual, formadas no outono e de pequeno valor ornamental. É tolerante a baixas temperaturas, multiplica-se por sementes produzidas nas plantas femininas.
Vasos no canto externo, ao lado das duas “chaises” Pata-de-elefante, nolina, biucarnea (Beaucarnea recurvata) Palmeira Majestosa (Ravenea rivularis) São palmeiras de crescimento lento, nativas de Madagáscar onde se desenvolvem ao longo dos rios e lagos.. As frondes verdes curvam graciosamente e o tronco é verde com uns curiosos pontos castanhos. Os espécimes maiores terão um tronco cinzento. São plantas excelentes tanto para cultivar em vaso, como no jardim. Se desenvolvem em pleno sol ou a meia-sombra. Em vasos devem ser reenvasadas todos os anos.
Forração do espaço infantil Grama São Carlos (Axonopus compressus) Herbácea rimozatosa, rasteira, nativa do sul do Brasil, apresenta, folhas lineares, perenes e lisas.Nativa em lugares úmidos e tolerante ao frio, é recomendável para formação de gramados a pleno sol ou a meia-sombra, necessitando de irrigações periódicas. Multiplica-se facilmente por mudas. O plantio se resume em extender as placas de grama, que são enroladas como tapetes de até 1m² de área.
Na sala de estar interna, , num quadro telado, atrás do sofá, e outro igual na parte externa coberta. Orquídea branca (Phaleanopsis branca) Herbácea híbrida, rizomatosa, muito florífera, de origem complexa. Inflorescências racemosas, dispostas sobre escapo floral longo e rígido bem acima da folhagem, contendo poucas flores, formadas principalmente na primavera.. Cultivadas normalmente em vasos e mantida em ambiente protegido, necessitando de borrifamento em suas folhas. Multiplica-sepor divisão da planta e não tolera frio.
Trabalho de Paisagismo • Profª Sílvia Pannunzio • Alunas: Renata Acunzo • Adriana Amato • Curso: Design de Interiores Manhã