120 likes | 270 Views
MÉDIUM: CONCEITO 1 . Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Kardec – LM/14/159. 2. Os médiuns são os intérpretes dos Espíritos. Kardec – ESE/19/10.
E N D
MÉDIUM: CONCEITO 1. Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. • Kardec – LM/14/159. 2. Os médiuns são os intérpretes dos Espíritos. • Kardec – ESE/19/10.
“Sendo a luz que brilha na carne, a mediunidade é atributo do Espírito, patrimônio da alma imortal, elemento renovador da posição moral da criatura terrena, enriquecendo todos os seu valores no capítulo da virtude e da inteligência, sempre que se encontre ligada aos princípios evangélicos na sua trajetória pela face do mundo.” Emmanuel: O Consolador, questão 382.
QUEM É O MÉDIUM • Não é a Espírito Superior, na maioria. • Não é um ser privilegiado: é um grande devedor, em fase de reajuste espiritual. • Está sujeito a influências e obsessões. • Deve agir como médium da vida: no Centro Espírita e fora dele.
A mediunidade constitui meio de comunicação e o próprio Jesus afirma: “eu sou porta ... Se alguém entrar por mim será salvo (...) Sem o Cristo, a mediunidade é simples meio de comunicação e nada mais, mera possibilidade de informação, como tantas outras, da qual poderão assenhorear-se também os interessados em pertubações, multiplicando presas infelizes. André Luiz: missionários da Luz, 9/106
EXERCÍCIO Tendo como base os conceitos de mediunidade citados, correlacionar as idéias expressas nas frases que se seguem à nossa vivência cotidiana
Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles. (Mateus, 18:20)
Se tens a consciência desperta, perante as necessidades da própria alma, entenderás facilmente que a mediunidade é recurso de trabalho como qualquer outro que se destine à edificação . Emmanuel: Seara dos Médiuns, p. 134.
O bom Espírito, por isso, não é somente aquele que te faz bem, mas, acima de tudo, o que te ensina a fazer o bem aos outros para que sejas igualmente um Espírito bom. Emmanuel: Seara dos Médiuns, p. 152.
Mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para irar. (Epístola de Tiago, 1:19)
Há sofredores a aliviar, ignorantes a instruir, sedentos de paz e de amor. Emmanuel: Seara dos Médiuns, p. 158.
Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade. Ditosos serão os que houverem trabalhado no campo do Senhor, com desinteresse e sem outro móvel, senão a caridade! Seus dias de trabalho serão pagos pelo cêntuplo do que tiverem esperado. O Espírito de Verdade: Paris, 1862.