E N D
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA
A área de Biotecnologia tem por objetivo preparar profissionais para ocupar posições com vantagem competitiva para desenvolver tecnologia de ponta na área de engenharia genética, biologia celular e molecular em produção agrícola, florestal e em zootecnia.
Os conhecimentos gerados nas disciplinas e aulas práticas de laboratório desenvolvendo experimentos com utilização de tecnologia de grande impacto científico trará ao profissional a capacitação necessária em resolver problemas nas diversas áreas da ciência biológica.
O biotecnólogo ou o engenheiro em biotecnologia e bioprocessos pode trabalhar nos setores agrícola e industrial e nas áreas de saúde e meio ambiente. Em saúde, ele atua no desenvolvimento de formas de diagnóstico, na produção de vacinas, remédios e hormônios de crescimento e no tratamento e prevenção de doenças.
As áreas de atuação do Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologista são múltiplas e variadas. .Na indústria de alimentos e bebidas especialmente onde os produtos são obtidos por via fermentativa; .Na indústria produtora de álcool combustível. .Na indústria de enzimas. .Na indústria de fermentos (¨starters¨) . Na indústria de insumos e produtos biológicos para agricultura, pecuária, e produção florestal.
Mais algumas áreas de atuação do Engenheiro de Biotecnologia .Na área ambiental no tratamento biológico de resíduos. .Na área médica no desenvolvimento de produtos e equipamentos na área do desenvolvimento de produtos e equipamentos .No controle de qualidade de alimentos, animais e microorganismos transgênicos. .Na produção de produtos e insumos de origem marinha.
.Como engenheiro em indústrias de biotecnologia, melhorando a eficiência dos processos. .Como engenheiro de projetos, projetando instalações e equipamentos para bio-indústria.
.Como pesquisador desenvolvendo novos produtos biotecnológicos necessários ao desenvolvimento tecnológico do país utilizando recursos da engenharia genética e biologia molecular. .Na área de vendas técnicas, equipamentos e ou produtos específicos para laboratórios e indústria
.Na área de assistência técnica na automação e controle de bioprocessos. .Na área de controle de qualidade de produtos da bioindústria. .Poderá atuar também na área de ensino e pesquisa através da realização de cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado).
Carreira promissora A maioria das pessoas que trabalham na área atualmente não são graduadas em biotecnologia, pois o país não contava com cursos superiores no setor. Os profissionais, em geral, são formados em áreas afins e possuem cursos de pós-graduação. No Brasil, o setor ainda é pouco explorado. Conta com apenas cerca de 300 empresas. No entanto, segundo especialistas e empreendedores, o futuro é promissor e há uma grande demanda por profissionais no mercado. Duração do curso:de quatro a cinco anos
Site do MEC que indica onde você encontra as principais universidades para o curso de Biotecnologia http://emec.mec.gov.br/ Texto: Guia de Carreiras do G1 Imagens: Internet Música: Bachianas Brasileiras