1 / 1

INTRODUÇÃO

MICROTERAPIA NO TRATAMENTO DE FRATURA DE PEQUENOS OSSOS. Autor: ALINE DE CARVALHO MOURA Orientador: ANDRE LEANDRO KNEBEL CASTANHEDE CENTRO DE PESQUISA E REABILITAÇÃO NO ESPORTE Rio de Janeiro Brasil E-mail: alkcast@gmail.com Telefone: 021-24376665.

tabib
Download Presentation

INTRODUÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MICROTERAPIA NO TRATAMENTO DE FRATURA DE PEQUENOS OSSOS Autor: ALINE DE CARVALHO MOURA Orientador: ANDRE LEANDRO KNEBEL CASTANHEDE CENTRO DE PESQUISA E REABILITAÇÃO NO ESPORTE Rio de Janeiro Brasil E-mail: alkcast@gmail.com Telefone: 021-24376665 • INTRODUÇÃO As fraturas que comprometem o osso do pé, afastam o atleta de seus treinamentos por um período maior de 60 dias. O tratamento conservador das fraturas hoje em dia, cursa com uma evolução lenta, atrofia muscular, dor e limitação dos movimentos. Baseado nesta afirmação e baseada na teoria da microterapia celular o presente trabalho foi realizado com intuito de diminuir o tempo e desconforto do tratamento convencional. • OBJETIVOS Apresentar e avaliar a efetividade do uso da microcorrente como modalidade terapêutica ao tratamento de fratura com isso, diminuindo o tempo de consolidação e os efeitos secundários causados pelo tratamento gessado em atletas. • METODOLOGIA O estudo do caso foi realizado no CEPRE, Centro de Pesquisa e Reabilitação no Esporte.Foi selecionado o caso de uma atleta de natação do sexo feminino de 13 anos. Usou-se o aparelho de microcorrente da marca RYOMETER com um total de 15 aplicações,com posição dos eletrodos em paralelo na região desta fratura completa e alinhada do terço distal do 5º metatarso do pé direito, com uma frequência variando de 50 a 300 microamperes a cada intervalo de frequência usando o tempo de 15 minutos. Convencionou-se não afastar a atleta de seu treinamento e usar somente uma proteção de esparadrapo no local do movimento da fratura. • RESULTADOS E CONCLUSÂO O potencial de ação da microcorrente atua diretamente no osso fraturado, uma vez que a eletricidade se transfere para os locais onde a resistência está diminuída, aumentando o fluxo sanguíneo, removendo a dor e o estresse local e promovendo ainda uma estimulação neuromuscular, restaurando assim o equilíbrio na região lesionada. As aplicações da Microcorrente causam algumas alterações locais, como na relação O para CO, além do pH, ocasionando com isso, indução e aceleração no processo curativo e de calcificação. Por essas razões, o tratamento baseado na terapia de Microcorrente foi utilizado para restabelecer a continuidade óssea da fratura, com a evolução acompanhada radiologicamente. O calo ósseo apareceu no RX com 15 dias, diminuindo em média 40-50% do tempo de tratamento usual. A partir da experiência clínica e literatura pesquisada, concluímos que a microterapia celular através da microcorrente diminui o tempo de consolidação acelerando o metabolismo, sem afastamento do atleta de suas atividades .

More Related