160 likes | 256 Views
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO 2009-2011. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG. MISSÃO:.
E N D
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO 2009-2011 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG MISSÃO: Definir e executar políticas de incentivo à pesquisa, pós-graduação, iniciação científica e capacitação de recursos humanos, objetivando a excelência da participação da Universidade no desenvolvimento científico e tecnológico do estado e do país. VISÃO DE FUTURO: Ser unidade capaz de contribuir para que a UFV seja uma instituição de referência nacional e internacional na área de pós-graduação e pesquisa.
Estrutura UFV ORGANOGRAMA DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Conselho Técnico de Pesquisa Conselho Técnico de Pós-Graduação Pró – Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Assessoria Pesquisa Assessoria Iniciação Científica Assessoria Pós-Graduação CPPI
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADOR DOS OBJETIVOS: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação “stricto sensu” e “lato sensu”. Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. Ampliar a produção científica, intelectual e cultural e, prover, continuamente, apoio aos veículos de comunicação e às iniciativas de criação de mídias e suportes digitais. Consolidar políticas institucionais de biossegurança e de proteção da propriedade intelectual e de transferência de produtos e processos para o setor produtivo. METODOLOGIA: Quantificação de metas estratégicas.
ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Objetivo: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação “stricto sensu” e “lato sensu”. Obj. 19: PINGIFES META: Criar o doutorado nos programas de pós-graduação que só possuem o nível de mestrado. 10% cumprida Foram criados dois cursos de doutorado. A aprovação ou não dos cursos é prerrogativa da CAPES. A criação de doutorado depende do crescimento e melhoria do mestrado, principalmente no que tange à produção científica. Nem todos os cursos de mestrado estavam qualificados. Fortalecer os cursos de mestrado, principalmente viabilizar o aumento da produção científica.
ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Objetivo: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação “stricto sensu” e “lato sensu”. Obj. 19: PINGIFES META: Buscar a excelência dos programas de pós-graduação da UFV, aumentando os conceitos dos programas 3, 4 e 5, e mantendo a qualidade dos que já têm conceitos 6 e 7. 50% cumprida Não se constatou rebaixamento da classificação de cursos. Elevado número de cursos com conceito 3 e 4 (65%). Fortalecer os programas de pós-graduação com conceitos 3 e 4, principalmente viabilizar o aumento da produção científica.
ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Objetivo: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação “stricto sensu” e “lato sensu”. Obj. 19: Radoc e Software livres META: Aumentar em 20% o número de programas de pós-graduação "stricto sensu" na UFV. R 75% cumprida Houve aumento de aproximadamente 15% do número de cursos. Propostas apresentadas por grupos ainda não consolidados. • Revisar a meta e definir áreas prioritárias de expansão da pós-graduação.
ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Objetivo: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação “stricto sensu” e “lato sensu”. Obj. 19: Radoc e Software livres META: Promover a internacionalização dos programas de pós-graduação da UFV. R Parcialmente cumprida Implantação de iniciativas como tradução de artigos e a criação da DRI. Pouca inserção internacional de grande parte dos programas. • Definição de política de internacionalização; incentivar treinamentos no exterior (CsF, PDSE, estágio pós-doutoral); ampliar a visibilidade dos PPGs, principalmente as páginas institucionais dos programas.
Objetivo Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação “stricto sensu” e “lato sensu”. ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: ÊXITOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Obj. 19: Telefônica META: Apoiar a criação de cinco programas de mestrado profissional na UFV 40% cumprida • Foram criados 2 cursos • Demanda pelo MF depende, quase que exclusivamente, de agentes externos. • Revisar a meta e priorizar ações, maior divulgação META: Apoiar as iniciativas previstas, na pós-graduação, no Consórcio das IFES do Sul e Sudeste de Minas Gerais Parcialmente cumprida Realização de reuniões para estruturação das ações Intensificar o intercâmbio e planejamento de ações conjuntas
ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: ÊXITOS: Não há. INSUCESSOS: Infraestrutura não implantada. Objetivo: Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. Obj. 21: PDI e Plano de Gestão META: Aumentar em 50% o número de discentes envolvidos com a IC. 75% cumprida Houve aumento de 37,4% do número de discentes envolvidos em IC. Não há. • Aumentar a captação de bolsas, incentivar a participação no CsF, tornar o SIA ainda mais atraente. META: Implementar infraestrutura para identificação e auxílio na confecção de projetos de pesquisa. 0% cumprida ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Estudo de estratégia e viabilidade.
ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: ÊXITOS: Houve aumento de ~20% no número de grupos de pesquisa. INSUCESSOS: Vários grupos considerados atípicos pelo CNPq. Objetivo: Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. Obj. 21: PDI e Plano de Gestão META: Consolidar o Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária no cenário nacional e internacional em suas ações de pesquisa e transferência de produtos/processos para o setor produtivo. Parcialmente cumprida O Instituto está consolidado, principalmente no cenário nacional. Visibilidade internacional ?? Ações de transferência de produtos/processos para o setor produtivo ?? • Viabilizar as ações de melhoria definidas pelo Conselho Diretor do Instituto. 100% cumprida META: Aumentar e consolidar os grupos de pesquisa da UFV. ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Revisão e acompanhamento dos grupos.
ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: ÊXITOS: Foram realizadas ações para consolidar laboratóriomultiusuário, mas essas são de natureza continuada. INSUCESSOS: Dificuldade de acesso a alguns equipamentos. Objetivo: Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. Obj. 21: PDI e Plano de Gestão META: Aprimorar e apoiar o programa institucional de Iniciação Científica. Parcialmente cumprida O programa foi aprimorado, o número de bolsas aumentado e o Simpósio de Integração Acadêmica implantado com sucesso. Pouca participação de docentes e de discentes não envolvidos em IC. • Otimizar avaliação de resumos, aumentar a equipe organizadora, ações inovadoras. META: Consolidar e apoiar os laboratórios multiusuários da UFV. Parcialmente cumprida ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Conscientização, transparência, políticas.
ÊXITOS:Houve aumento de 67,2% no número de MS (102) e manutenção do número de doutores (19). Em geral (MS+DS), houve aumento de 51,3%. INSUCESSOS: Não há ÊXITOS:Houve aumento de 22% do número de docentes com doutorado INSUCESSOS: Não há. Objetivo: Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. Obj. 21: PDI e Plano de Gestão META: Aumentar em 50% o número de técnico-administrativos com mestrado e doutorado, incluindo o mestrado profissional. 100% cumprida ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Estimular a capacitação e implantar ações que viabilizem o treinamento de qualidade. META: Aumentar em 15% o número de docentes com doutorado. 100% cumprida ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Valorizar o plano de capacitação docente.
ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Objetivo: Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. Obj. 21: PDI e Plano de Gestão 0% cumprida META: Aumentar em 10% o número de docentes com estágio de pós-doutorado. Manutenção do percentual de docentes com pós-doutorado Aposentadorias de docentes com pós-doutorado. Contratações de jovens docentes. • Divulgar (CsF), incentivar e auxiliar a realização do estágio.
Objetivo: Ampliar a produção científica, intelectual e cultural e, prover, continuamente, apoio aos veículos de comunicação e às iniciativas de criação de mídias e suportes digitais. ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: ÊXITOS:Melhoria da infraestrutura da Editora UFV. INSUCESSOS: Critérios de avaliação da CAPES - QUALIS ?? Obj. 21: PDI e Plano de Gestão META: Aumentar em 30% a publicação científica em periódicos indexados internacionais. 60% cumprida Aumento médio de 18% da produção científica, em relação a 2008. Limitações dos recursos humanos (disponibilidade de tempo, idade etc.). • Melhorar o sistema de tradução de artigos, incentivar a publicação, RH. META: Apoiar a publicação de revistas científicas produzidas na UFV. Parcialmente cumprida ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Melhorar a qualidade das revistas (ex. estimulando publicação dos melhores trabalhos do SIA)
Objetivo: Consolidar políticas institucionais de biossegurança e de proteção da propriedade intelectual e de transferência de produtos e processos para o setor produtivo. ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Obj. 21: PDI e Plano de Gestão META: Consolidar a Comissão Permanente de Propriedade Intelectual-CPPI. 60% cumprida Comissão referência em MG e no país. Falta política de biossegurança Falta de recursos humanos do quadro funcional da UFV • Gestão junto à administração para alocação de pessoal para a CPPI. • Iniciar discussão sobre política de biossegurança.