1 / 16

II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO 2009-2011

II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO 2009-2011. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG. MISSÃO:.

tait
Download Presentation

II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO 2009-2011

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO 2009-2011 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE

  2. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG MISSÃO: Definir e executar políticas de incentivo à pesquisa, pós-graduação, iniciação científica e capacitação de recursos humanos, objetivando a excelência da participação da Universidade no desenvolvimento científico e tecnológico do estado e do país. VISÃO DE FUTURO: Ser unidade capaz de contribuir para que a UFV seja uma instituição de referência nacional e internacional na área de pós-graduação e pesquisa.

  3. Estrutura UFV ORGANOGRAMA DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Conselho Técnico de Pesquisa Conselho Técnico de Pós-Graduação Pró – Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Assessoria Pesquisa Assessoria Iniciação Científica Assessoria Pós-Graduação CPPI

  4. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENADOR DOS OBJETIVOS: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação “stricto sensu” e “lato sensu”. Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. Ampliar a produção científica, intelectual e cultural e, prover, continuamente, apoio aos veículos de comunicação e às iniciativas de criação de mídias e suportes digitais. Consolidar políticas institucionais de biossegurança e de proteção da propriedade intelectual e de transferência de produtos e processos para o setor produtivo. METODOLOGIA: Quantificação de metas estratégicas.

  5. ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Objetivo: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação “stricto sensu” e “lato sensu”. Obj. 19: PINGIFES META: Criar o doutorado nos programas de pós-graduação que só possuem o nível de mestrado. 10% cumprida Foram criados dois cursos de doutorado. A aprovação ou não dos cursos é prerrogativa da CAPES. A criação de doutorado depende do crescimento e melhoria do mestrado, principalmente no que tange à produção científica. Nem todos os cursos de mestrado estavam qualificados. Fortalecer os cursos de mestrado, principalmente viabilizar o aumento da produção científica.

  6. ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Objetivo: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação “stricto sensu” e “lato sensu”. Obj. 19: PINGIFES META: Buscar a excelência dos programas de pós-graduação da UFV, aumentando os conceitos dos programas 3, 4 e 5, e mantendo a qualidade dos que já têm conceitos 6 e 7. 50% cumprida Não se constatou rebaixamento da classificação de cursos. Elevado número de cursos com conceito 3 e 4 (65%). Fortalecer os programas de pós-graduação com conceitos 3 e 4, principalmente viabilizar o aumento da produção científica.

  7. ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Objetivo: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação “stricto sensu” e “lato sensu”. Obj. 19: Radoc e Software livres META: Aumentar em 20% o número de programas de pós-graduação "stricto sensu" na UFV. R 75% cumprida Houve aumento de aproximadamente 15% do número de cursos. Propostas apresentadas por grupos ainda não consolidados. • Revisar a meta e definir áreas prioritárias de expansão da pós-graduação.

  8. ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Objetivo: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação “stricto sensu” e “lato sensu”. Obj. 19: Radoc e Software livres META: Promover a internacionalização dos programas de pós-graduação da UFV. R Parcialmente cumprida Implantação de iniciativas como tradução de artigos e a criação da DRI. Pouca inserção internacional de grande parte dos programas. • Definição de política de internacionalização; incentivar treinamentos no exterior (CsF, PDSE, estágio pós-doutoral); ampliar a visibilidade dos PPGs, principalmente as páginas institucionais dos programas.

  9. Objetivo Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação “stricto sensu” e “lato sensu”. ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: ÊXITOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Obj. 19: Telefônica META: Apoiar a criação de cinco programas de mestrado profissional na UFV 40% cumprida • Foram criados 2 cursos • Demanda pelo MF depende, quase que exclusivamente, de agentes externos. • Revisar a meta e priorizar ações, maior divulgação META: Apoiar as iniciativas previstas, na pós-graduação, no Consórcio das IFES do Sul e Sudeste de Minas Gerais Parcialmente cumprida Realização de reuniões para estruturação das ações Intensificar o intercâmbio e planejamento de ações conjuntas

  10. ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: ÊXITOS: Não há. INSUCESSOS: Infraestrutura não implantada. Objetivo: Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. Obj. 21: PDI e Plano de Gestão META: Aumentar em 50% o número de discentes envolvidos com a IC. 75% cumprida Houve aumento de 37,4% do número de discentes envolvidos em IC. Não há. • Aumentar a captação de bolsas, incentivar a participação no CsF, tornar o SIA ainda mais atraente. META: Implementar infraestrutura para identificação e auxílio na confecção de projetos de pesquisa. 0% cumprida ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Estudo de estratégia e viabilidade.

  11. ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: ÊXITOS: Houve aumento de ~20% no número de grupos de pesquisa. INSUCESSOS: Vários grupos considerados atípicos pelo CNPq. Objetivo: Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. Obj. 21: PDI e Plano de Gestão META: Consolidar o Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária no cenário nacional e internacional em suas ações de pesquisa e transferência de produtos/processos para o setor produtivo. Parcialmente cumprida O Instituto está consolidado, principalmente no cenário nacional. Visibilidade internacional ?? Ações de transferência de produtos/processos para o setor produtivo ?? • Viabilizar as ações de melhoria definidas pelo Conselho Diretor do Instituto. 100% cumprida META: Aumentar e consolidar os grupos de pesquisa da UFV. ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Revisão e acompanhamento dos grupos.

  12. ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: ÊXITOS: Foram realizadas ações para consolidar laboratóriomultiusuário, mas essas são de natureza continuada. INSUCESSOS: Dificuldade de acesso a alguns equipamentos. Objetivo: Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. Obj. 21: PDI e Plano de Gestão META: Aprimorar e apoiar o programa institucional de Iniciação Científica. Parcialmente cumprida O programa foi aprimorado, o número de bolsas aumentado e o Simpósio de Integração Acadêmica implantado com sucesso. Pouca participação de docentes e de discentes não envolvidos em IC. • Otimizar avaliação de resumos, aumentar a equipe organizadora, ações inovadoras. META: Consolidar e apoiar os laboratórios multiusuários da UFV. Parcialmente cumprida ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Conscientização, transparência, políticas.

  13. ÊXITOS:Houve aumento de 67,2% no número de MS (102) e manutenção do número de doutores (19). Em geral (MS+DS), houve aumento de 51,3%. INSUCESSOS: Não há ÊXITOS:Houve aumento de 22% do número de docentes com doutorado INSUCESSOS: Não há. Objetivo: Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. Obj. 21: PDI e Plano de Gestão META: Aumentar em 50% o número de técnico-administrativos com mestrado e doutorado, incluindo o mestrado profissional. 100% cumprida ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Estimular a capacitação e implantar ações que viabilizem o treinamento de qualidade. META: Aumentar em 15% o número de docentes com doutorado. 100% cumprida ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Valorizar o plano de capacitação docente.

  14. ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Objetivo: Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. Obj. 21: PDI e Plano de Gestão 0% cumprida META: Aumentar em 10% o número de docentes com estágio de pós-doutorado. Manutenção do percentual de docentes com pós-doutorado Aposentadorias de docentes com pós-doutorado. Contratações de jovens docentes. • Divulgar (CsF), incentivar e auxiliar a realização do estágio.

  15. Objetivo: Ampliar a produção científica, intelectual e cultural e, prover, continuamente, apoio aos veículos de comunicação e às iniciativas de criação de mídias e suportes digitais. ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: ÊXITOS:Melhoria da infraestrutura da Editora UFV. INSUCESSOS: Critérios de avaliação da CAPES - QUALIS ?? Obj. 21: PDI e Plano de Gestão META: Aumentar em 30% a publicação científica em periódicos indexados internacionais. 60% cumprida Aumento médio de 18% da produção científica, em relação a 2008. Limitações dos recursos humanos (disponibilidade de tempo, idade etc.). • Melhorar o sistema de tradução de artigos, incentivar a publicação, RH. META: Apoiar a publicação de revistas científicas produzidas na UFV. Parcialmente cumprida ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Melhorar a qualidade das revistas (ex. estimulando publicação dos melhores trabalhos do SIA)

  16. Objetivo: Consolidar políticas institucionais de biossegurança e de proteção da propriedade intelectual e de transferência de produtos e processos para o setor produtivo. ÊXITOS: INSUCESSOS: ESTRATÉGIAS/ DIRETRIZES: Obj. 21: PDI e Plano de Gestão META: Consolidar a Comissão Permanente de Propriedade Intelectual-CPPI. 60% cumprida Comissão referência em MG e no país. Falta política de biossegurança Falta de recursos humanos do quadro funcional da UFV • Gestão junto à administração para alocação de pessoal para a CPPI. • Iniciar discussão sobre política de biossegurança.

More Related